O dia a dia em um canteiro de obras requer muita atenção aos detalhes e cuidados específicos com os colaboradores. Entre a natureza das atividades realizadas e os riscos envolvidos, o setor da construção civil tem investido cada vez mais na saúde e segurança de seus trabalhadores. Segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, a construção civil e a incorporação imobiliária investiram mais de R$ 296 milhões em segurança do trabalho no ano passado, um crescimento de 74% em relação ao ano anterior.
Para Rosana Lima, engenheira de segurança do trabalho da Massai, uma das cem maiores construtoras do país, o olhar para a cultura de segurança na construção civil tem se tornado cada vez mais atento. “Com a atualização das Normas Reguladoras, principalmente a NR-1, a avaliação de risco é necessária e as empresas estão cada vez mais atentas a esse investimento, que é extremamente importante para preservar a integridade física dos colaboradores”, esclareceu.
Para a engenheira, os novos equipamentos, inovações tecnológicas do mercado e capacitação são pilares importantes que contribuem para a saúde e segurança dos trabalhadores. “Equipamentos como a Manipuladora, por exemplo, são bastante importantes no mercado, pois eliminam o risco de altura e contribuem na prevenção de acidentes. Além da educação em si, que treina e capacita os colaboradores para o dia a dia no canteiro”, exemplificou.
No mês de abril, conhecido pelo movimento Abril Verde, que conscientiza sobre a importância da segurança e saúde no ambiente de trabalho, o tema ganha ainda mais força. Mas, Rosana destaca a necessidade de que o assunto seja sempre uma prioridade nas empresas. “É uma campanha bastante importante, mas temos que trabalhar com a segurança o ano todo. Nós temos um planejamento com avaliação de risco para executar tudo com prevenção e antecipação dos treinamentos e procedimentos, compra de equipamentos, tudo isso para preservar a saúde dos colaboradores”, salientou.
Dia a dia – Emília Oliveira, técnica em segurança do trabalho, atua no setor de construção civil há dois anos. Nos canteiros de obras de empreendimentos da Massai, ela aplica o Plano de Segurança e Saúde (PSS) e orienta os colaboradores, explicando os riscos de cada situação. Emília ressalta que é um processo que exige comprometimento e confiança de todos os colaboradores. “É um acordo de confiança que nós temos. Eu tento mostrar que a segurança é individual, mas o trabalho é em grupo”, afirmou.
Dentro de um ambiente saudável, a saúde mental também é prioridade. “Buscamos fazer tanto palestras educativas quanto momentos que trabalham a saúde mental. Se o colaborador está com a saúde física e mental bem, ele trabalha bem”, ressaltou. Para a técnica, o mais importante é que no final do dia todos os colaboradores voltem bem para suas casas e famílias. “Se existem meios de segurança, é uma obra saudável. Tudo o que é feito desde o momento em que eles entram na obra e colocam seus EPIs até concluir o serviço, é para o bem deles e todos ganham com isso”, avaliou Emília.
Sobre a Massai – Há 27 anos no mercado, a Massai é referência em qualidade, inovação, pontualidade e soluções para o mercado imobiliário. Atuando em João Pessoa e Campina Grande (PB), e em Mossoró (RN), tem como missão prover soluções nos segmentos de inteligência de negócios, construção, incorporação e gestão de ativos (gestão de fundos imobiliários, gestão de condomínios empresariais). A Massai figura entre as cem maiores construtoras do Brasil, de acordo com o ranking nacional da INTEC, e é reconhecida por ser uma das empresas mais respeitadas e admiradas no mercado da construção civil do país. Para conhecer melhor a Massai e suas atividades, o site é
https://www.massai.com.br. Outras informações podem ser conferidas no perfil do Instagram @massaioficial ou pelo (83) 3044-7881.