A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, neste sábado (27), em Campina Grande, a primeira edição da temporada 2024 do projeto Cine Cultural. A programação começa às 17h30, com feirinha e a exposição fotográfica ‘Horizonte Art Déco’, da jornalista Valdívia Costa. Às 20h, a cantora Lua Alves apresenta o show “Lua Alves em pedaços: Música, poesia e performance”, que também faz parte da Mostra Matriz, em homenagem ao Mês das Mulheres. Para fechar a noite, a multiartista Luana Flores domina a pista com o show ‘Nordeste Futurista’.
O projeto Cine Cultural é uma parceria da Funesc com o Centro Cultural BNB, por meio do Cineteatro São José. Os encontros são mensais e, a cada edição, a programação traz diferentes expressões artísticas, com objetivo de dar visibilidade e valorizar a produção cultural da cidade. A ideia é ocupar o equipamento cultural, oferecendo à classe artística um lugar para a troca de ideias e formação.
Exposição Horizonte Art Déco – Valdívia Costa retrata fachadas e conjuntos arquitetônicos de um dos maiores acervos deste estilo no Brasil e no mundo. A exposição é um apelo para a revitalização de um patrimônio que vem se diluindo ao longo dos anos. O Art Déco é conhecido pelas linhas geométricas inspiradas em diversificados referenciais artísticos da história da humanidade. O estilo foi lançado na Exposição Internacional de Artes Decorativas de Paris, em 1925. Em Campina Grande, essas caraterísticas estão sendo destruídas ou substituídas, principalmente em edifícios construídos no Centro da cidade.
Lua Alves em Pedaços: Música, poesia e performance – O show parte do sonho da artista campinense de unir os seus trabalhos autorais, apresentados anteriormente de forma isolada, em um único projeto inédito – mas que ainda não teve a oportunidade de apresentar para o público. No palco, ela promete mostrar seu talento como cantora, compositora e instrumentista. Além de cantar dez das suas músicas autorais, Lua Alves vai tocar guitarra, sintetizador e flauta, intercalando poesias com performances únicas. O show conta com uma equipe única e exclusivamente feminina e campinense, além de ser uma obra inédita e exclusiva para o Edital Mostra Matriz, pensada especialmente para o mês da mulher.
Show Nordeste Futurista – A paraibana Luana Flores é beatmaker, DJ, percussionista, cantora e compositora e vem se destacando na cena musical por desenvolver um trabalho de fusão entre os ritmos da cultura popular nordestina ao universo eletrônico com foco em temáticas como gênero, sexualidade e território. Em 2020 foi vencedora do PITCH da SIM São Paulo + Fluve. Em 2021 foi a ganhadora do prêmio SIM São Paulo na categoria Novo Talento e vencedora do PITCH novos artistas do WME. Em 2021, lançou seu primeiro EP “Nordeste Futurista” e em 2022 seu primeiro álbum visual de mesmo nome.
Cine Cultural – Dia 27
Local: Cineteatro São José
Campina Grande
Exposição fotográfica Horizonte Art Déco – Valdívia Costa
17h30 – Abertura – Feirinha São José
20h – Show Lua Alves Em pedaços: Música, poesia e performance
(Mostra Matriz)
21h30 – Show Luana Flores: Nordeste Futurista