A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão itinerante, na tarde desta sexta-feira (05), na Fazenda Angicos, em Bananeiras (PB), onde acontece I Feira Agropecuária do Brejo Paraibano (FEABE), no período de 4 a 7 deste mês, com o objetivo de fomentar as atividades deste setor da economia da região e promover o município como um cenário estratégico no agronegócio brasileiro.
O evento foi proposta pelo deputado Wallber Virgolino, que preside a Frente Parlamentar do Agronegócio. Na justificativa da proposta, Wallber Virgolino lembra que o setor é responsável pela renda de uma parcela significativa da população paraibana – para alguns, o único meio de subsistência. “O evento em questão proporcionará o fomento das cadeias econômica, produtiva, social e cultural, fortalecendo a agropecuária em nosso estado e terá a apresentação de workshops, palestras, cursos, leilões da raça do gado Nelore, vendas de insumos e máquinas agrícolas, transportes utilitários, tratores, além de feiras de artesanato e gastronômica”, disse.
“É a primeira feira de agropecuária do Brejo paraibano, então é um momento histórico para a região. Está de parabéns a Fazenda Angicos, todos os proprietários rurais da região, proprietários rurais de outras regiões. A gente sabe que um estado para crescer tem que fomentar o Agro, e aqui é uma feira agropecuária raiz. Aqui não tem outros atrativos. Quem vem para cá, vem para tratar de Agro, vem vender, vem comprar, vem mostrar produtos. A Assembleia Legislativa se faz presente. Estamos aqui para apoiar o produtor, estamos aqui para apoiar as pessoas que de fato tem direito de gerar emprego, de gerar renda para Paraíba, para o Nordeste e para o Brasil”, acrescentou.
O agropecuarista Raphael Padilha destacou que o evento foi pensado e criado exatamente para juntar todo o setor da agropecuária paraibana e de outros estados, para trazer desenvolvimento econômico a região do Brejo Paraibano. A expectativa dos organizadores, é reunir um público de 10 mil pessoas e um faturamento total em torno de R$ 3 milhões a R$ 5 milhões. Ressaltando importante apoio da Assembleia Legislativa ao evento e aos produtores rurais, Padilha disse que “é muito importante ter essa aproximação e ter o momento de poder conversar e dialogar um pouco sobre os temas, sobre o que está precisando dentro do nosso setor”. “Para nós ter essa oportunidade é de suma importância”, concluiu.
O empresário Orlando Padilha, proprietário do Eco Park. Sr. Orlando, fez um balanço positivo do evento, lembrando que ontem, na abertura, teve uma presença muito grande de público. “O evento está sendo um sucesso. Todos os expositores estão satisfeitos, gerando já bons negócios para o evento. É só sucesso, graças a Deus. Avião não tem marcha ré, né? Então, o avião decolou, agora é só bola para frente e a partir do ano que vem a segunda FEAB PB vai estar acontecendo. Não sei se a data vai ser a mesma, mas vai ser publicada e entrará no calendário de feiras do Estado”, frisou.
Para o executivo Júlio Matias, presidente da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Bananeiras (COPAFAB), o evento já é um sucesso e significa uma porta de entrada para as cooperativas como a COPAFAB no mercado privado. “A gente trabalha muito com as compras institucionais. E isso é um meio da gente divulgar também uns produtos que os cooperados produzem. Por exemplo temos a questão do arroz vermelho, cuja cultura estamos resgatando dentro do município. Na década de 1970 e de 1980 a produção era grande e hoje, porque está na baixa, a gente está tentando recuperar também. Além disso, nós também temos a parte das frutas, onde o carro-chefe é banana, e, também, as hortaliças. Temos aqui uma porta, e a gente espera que o pessoal FEABE realize outras. Que esta seja a primeira de muitas”, finalizou.
Também prestigiaram o evento o executivo Sérgio Martins, superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural na Paraíba (SENAR-PB); o empresário André Pacelli, presidente do Sistema OCB/SESCOOPB; o agropecuarista Pedro Martins, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Caprinos (ABCC); Fernando Di Lorenzo, conselheiro da Associação Brasileira dos Criadores de Zebuínos (ABCZ); o empresário Adriano Bezerra, proprietário da Cachaça Rainha; o vereador Antônio Marques, representando a Câmara Municipal de Bananeiras, e técnicos do Ministério da Agricultura.