A última Pesquisa de Satisfação dos Usuários de Hospitais Universitários Federais, referente ao ano de 2023, revelou um índice de 94,08% de satisfação com o Hospital Universitário Alcides Carneiro da Universidade Federal de Campina Grande (HUAC-UFCG, sob gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh). No total, 2.245 pessoas avaliaram cinco itens: roupa/limpeza/lixo, estrutura, atendimento no Ambulatório, atendimento na Internação e refeições.
Ao responderem à pergunta: “De forma geral, como você se sente após a utilização dos serviços do HU”, 78% disseram estar muito satisfeitos e 16,08%, satisfeitos. A instituição teve uma nota média de 9,35 pelos serviços oferecidos. Além disso, a pesquisa também mostrou um alto índice de pessoas que indicam o HUAC-UFCG: 98,75%.
O superintendente substituto do HUAC-UFCG, Alisson Haley, ressaltou a importância da pesquisa para a gestão em realizar ações para que a Unidade Hospitalar continue prestando serviços de qualidade. “Temos compromisso em realizar as ações necessárias buscando a superação dos desafios, garantindo a segurança de todos e todas e a prestação de serviços de forma contínua e com a qualidade que é marca do Hospital Universitário.”
O ouvidor do HUAC-UFCG/Ebserh, Roberto de Carvalho, “Ao analisar os números da pesquisa, observamos que o trabalho realizado por todos os setores da Unidade Hospitalar vem surtindo um efeito positivo e trabalharemos para que neste ano tenhamos números ainda melhores, através de uma atuação conjunta visando um serviço de qualidade ao usuário”.
Na avaliação de cada item da pesquisa, as notas foram as seguintes:
Roupa/Limpeza/Lixo – 8,55
Estrutura – 7,97
Atendimento Ambulatório – 8,48
Atendimento Internação – 8,50
Refeições – 8,44
Conduzida pela Ouvidoria-Geral da Rede Ebserh, a pesquisa ouviu 43.851 pessoas entre 2 de janeiro e 31 de dezembro de 2023 em todos os 41 hospitais da Rede Ebserh. Entre os objetivos da iniciativa estão fornecer um diagnóstico para as áreas de governança, dar subsídios para a tomada de decisões no que diz respeito aos itens avaliados na pesquisa a partir do olhar e da experiência dos próprios usuários, identificar e fortalecer pontos fortes, identificar e aprimorar fragilidades, para melhor atender pacientes, acompanhantes, trabalhadores e comunidade acadêmica.
Os usuários puderam opinar de diversas formas: formulário eletrônico disponível em cartazes por meio de QR Code, contato telefônico feito por profissionais do hospital e formulários físicos disponibilizados em áreas específicas dos hospitais.
Em nível nacional, a Pesquisa de Satisfação dos Usuários do SUS apontou que 97,5% dos entrevistados indicariam o hospital universitário federal da Rede Ebserh em que foram atendidos a familiares e amigos. Outro ponto positivo destacado na pesquisa é o nível de satisfação do usuário: 90,9%.
Os resultados foram disponibilizados em painéis, acessíveis tanto ao público externo quanto aos gestores. Confira os detalhes.
Sobre a Ebserh
O HUAC-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
A unidade de saúde é destaque regional na assistência à saúde desde 1950. Com atendimento público e contratualizado com o SUS desde 2006, o Hospital oferece assistência multiprofissional e interdisciplinar em áreas como: Infectologia, Endocrinologia, Pediatria, Oncopediatria, Genética Médica, Clínica Médica, Oncologia Clínica e Fisioterapia. Além disso, é campo de prática para estudantes de diferentes áreas da saúde, como Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão.