Nos acompanhe

Paraíba

Centro de Estudos do HMSI reúne ligas acadêmicas e realiza aula do Programa Professor Convidado

Publicado

em

O Centro de Estudos do Hospital Municipal Santa Isabel (Ceapes/HMSI) realizou nesta terça-feira (2) a primeira reunião das ligas acadêmicas, que promovem a educação continuada de acadêmicos de Medicina atendidos na unidade hospitalar, dentro de grupos de estudos específico, integrado a prática médica, supervisionada por médicos e professores em diversos setores do hospital. Juntas, as ligas abrangem 150 estudantes.

O encontro, de acordo com a nutricionista Paloma Egídio, coordenadora do Centro de Estudos do Santa Isabel, teve como objetivo fomentar a integração entre novas ligas, construção de calendários para estágios, apontamento de necessidade de projetos a serem desenvolvidos junto a núcleos já existentes no hospital, perspectivas de eventos acadêmicos com trocas de experiência e apresentação da nova coordenação do Ceapes.

A liga acadêmica também estimula a realização de pesquisas científicas, facilita o networking, troca de conhecimento e experiências, possibilitando o desenvolvimento de habilidades como comunicação e trabalho em equipe.

A estudante do 7° período de Medicina e ligante atuante a mais de um ano, Priscila Nogueira, da Liga Acadêmica de Anatomia Orientada para Clínica (LAOC), ressaltou o trabalho acadêmico prestado pelo Hospital Santa Isabel.

“O HMSI oferece grandes oportunidades por atender diversas áreas da medicina com suporte de excelentes médicos, que estão sempre dispostos a transmitir ensinamentos sobre a medicina, ética, habilidades e tudo que envolve um atendimento médico. Neste ano estamos com grandes expectativas para ampliar nossas trocas de experiências, agregando valores entre as ligas, profissionais do HMSI e a comunidade, fortalecendo ainda mais nossos conhecimentos e amadurecimento profissional”, afirmou.

Participaram da primeira reunião presencial do ano para retomada de atuação das ligas, e acolhimento de duas novas, acadêmicos de medicina de três faculdades privadas de João Pessoa. As ligas participantes foram: Liga Acadêmica de Hematologia (LAHEP); Liga Acadêmica de Cirurgia da Paraíba (LAC); Liga Acadêmica de Anatomia Orientada para Clínica (LAOC); Liga Acadêmica de Cirurgia Metabólica e Digestiva (LACMED); Liga Acadêmica de Cirurgia e Clínicas Integradas (LACCI); Liga Acadêmica de Urologia e Nefrologia (LAUNE); e Liga Acadêmica de Clínica Cirúrgica (LIACC).

Os participantes do Centro de Estudos do HMSI foram a nutricionista Paloma Egídio, coordenadora do Ceapes; a nutricionista Danielle de Moraes Chiappetta; coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP); e Dione França Targino, do Ceapes.

Debate sobre protocolos de abreviação de jejum – Nesta quarta-feira (3), o Ceapes também sedia debate sobre novos protocolos de abreviação do jejum, promovido pelo Serviço de Residência Médica em Coloproctologia. O debate acontece dentro da aula realizada pelo Programa Professor Convidado e será ministrada pela médica anestesiologista Ana Luísa Souto, vice-supervisora do Programa de Residência Médica em Anestesiologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A aula, que acontece a partir das 19h30, de forma presencial no Ceapes, proporciona o melhor da atualização científico-acadêmica para a comunidade médica, beneficiando secundariamente, assim, toda a população usuária da rede SUS. O público-alvo é formado por médicos, médicos-residentes e estudantes de medicina de várias escolas cirúrgicas da cidade.

Continue Lendo

Paraíba

Unimed-JP reforça parceria com PMJP para realização da corrida deste domingo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Ramalho, visitou nesta terça-feira (26/11) a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e reforçou parceria para realização da corrida de rua da instituição, que ocorre neste domingo (01/12).

O encontro teve a presença do prefeito em exercício, Leo Bezerra (PSB), secretários que fazem a gestão municipal e a equipe de marketing da Unimed.

Em publicação nas redes sociais, Gualter revelou que a parceria se estenderá em futuros projetos que proporcionem desenvolvimento e qualidade de vida à população pessoense.

Corrida Unimed João Pessoa

A Corrida da Unimed JP terá percursos de 5 e 10 quilômetros para o público em geral, com idades mínimas de 14 e 16 anos, respectivamente; 5 quilômetros para cadeirantes; e 1 quilômetro para crianças de 2 a 13 anos de idade, que deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis, também inscritos na corrida.

A prova será realizada no dia 1º de dezembro, com largada e chegada no Largo da Gameleira, na divisa entre as praias de Tambaú e Manaíra.  Ao cruzar a linha de chegada, os participantes receberão medalhas. Os cinco primeiros colocados (masculino e feminino) de cada um desses percursos ganharão um troféu.

Veja mais:

Continue Lendo

Paraíba

OAB-PB recebe relatório de comissão de juristas para aperfeiçoar legislação de combate ao racismo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, e representantes da Comissão de Combate ao Racismo e Discriminação Racial da OAB-PB receberam, na tarde desta terça-feira (26), a visita do presidente do Tribunal de Justiça (TJPB), desembargador João Benedito.

Na oportunidade, o desembargador João Benedito entregou um livro com o relatório final da comissão de juristas formada pela Câmara do Deputados para avaliar e propor estratégias normativas com vistas ao aperfeiçoamento da legislação de combate ao racismo estrutural e institucional no Brasil. O desembargador participou da elabora do plano.

Também particirapam da reunião os membros da Comissão de Combate ao Racismo: Ana Guimarães (presidente da Comissão), Francisca Leite, Raissa Helene e Aristoteles Souza; e o conselheiro federal da OAB, André Cabral.

O presidente da OAB-PB, Harrison Targino, destacou que o desembargador presta um grande serviço para dar luz ao tema da equidade racial. “É um relatório estrutural, uma contribuição do Poder Judiciário ao Legislativo, no qual João Benedito deu seu contributo com ideias concretas para melhorarmos o tratamento com todos e buscarmos garantir verdadeira equidade entre pessoas no país tão grandioso que é o Brasil”, declarou.

Harrison Targino targino acrescentou que a OAB-PB também deu sua contrinuição com uma comissão específica, que reuniu com o presidente exatamente pensando temas e ações que possam contribuir na reflexão sobre equidade racial”.

O desembargadir João Benedito disse entender que a Comissão de Juristas deu sua contribuição, “cumprindo a missão de apresentar à Câmara dos Deputados as propostas atribuídas”.

“Agora cabe à sociedade, de modo geral, levar a Câmara de Deputados à necessidade de que elas sejam realmente realizadas através de projetos de Leis. Enfim, agora há a necessidade que a sociedade vá à Câmara de Deputados cobrar para que essas propostas se concretizem”, disse o presidente do TJPB.

Continue Lendo

Paraíba

“Continuo na base”, afirma Eduardo Brito sobre permanência no grupo governista da ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Brito (Solidariedade), reafirmou, nesta terça-feira (26/11), permanência na base governista da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O posicionamento ocorre após divergências no âmbito da eleição municipal em Mamanguape.

“Evidentemente, naquele momento político local, houve uma tendência do governador em apoiar um candidato de seu partido, mas a maturidade nos fez entender que, naquele momento, os partidos precisavam caminhar com o governador. Os palanques foram desarmados”, explicou durante entrevista concedida à imprensa.

Ele reforçou seguir com o grupo do governador João Azêvedo (PSB).

“Nunca houve um posicionamento nosso sobre saída da base do governo. Continuo na base desde que assumi e sempre estive alinhado com o governador João Azevêdo”, afirmou.

Continue Lendo