Com o tema central ‘Autistas Artistas’, a Fundação Casa de José Américo (FCJA) participa da quinta edição do ‘Encontro Integrado da Consciência Autista’, neste sábado (6), na capital paraibana. O evento acontece nas dependências da Escola Técnica Estadual de João Pessoa, no bairro de Mangabeira, localizada à Avenida Hilton Souto Maior.
De acordo com a gerente executiva do Museu Casa de José Américo, Janete Rodriguez, a presença da FCJA no evento potencializa a missão que a instituição tem assumido de contemplar a inclusão. “A exemplo do vitorioso projeto ‘Acesso Cidadão’, voltado para atender pessoas com deficiências, promovendo o acesso ao lazer, à arte e à cultura”. Ela informa ainda que o evento contará também com o apoio da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad) e do Corpo de Bombeiros da Paraíba (CBPB).
O encontro integrado do dia 6 tem a direção-geral da psicóloga Shâmara Rached, da FCJA, fundadora do Grupo Autismo Tratável e coordenadora de cursos sobre autismo em cinco países. O evento, com acesso gratuito, conta também com o apoio de duas associações: a AC Social e a A-ima Associação. Os interessados em certificados pela participação nas atividades do próximo sábado precisam efetuar a inscrição no perfil do Instagram @autismotratável.
Shâmara Rached destaca que a extensa programação do evento contemplará toda a comunidade em volta do autismo, com palestras diversificadas para atender autistas, familiares e cuidadores. “Nosso objetivo é propagar informações de qualidade e com profissionais de excelência sobre o autismo; acolher e auxiliar familiares de pessoas com autismo e levar atendimentos gratuitos a quem não tem condições financeiras”, explica Shâmara Rached, destacando que as atividades programadas também inserem os autistas artistas no mercado de trabalho.
Vernissage e palestras
No ‘Encontro Integrado da Consciência Autista’ haverá vernissage e palestras das 8h às 17h, com exposição e vendas de obras de arte, palestras gratuitas com certificados (para quem se inscrever), rodas de conversas com pais, feira de livros e de brinquedos, artesanato confeccionados por autistas e familiares, apresentações artísticas, podcast ao vivo e emissão de carteirinhas (para quem levar o laudo).
Pela manhã, no auditório principal, às 8h20 ocorrerá a abertura com Fran Costa e Banda; às 9h, Paulo da Luz (advogado), com a palestra ‘Direitos do autista’; às 9h40, Diogo Calife (autista), com ‘A história de Laudo’; às 9h50, Camila Ribeiro (analista do comportamento), com ‘Inclusão escolar de alunos com TEA’; às 10h30, Jessye Blue (autista), com ‘Como a arte mudou minha vida’; às 10h40, Wandersônia Medeiros (on-line), Luciana Moraes, Rivaldo Júnior, Laís Farias (Tea Teen), com ‘Autismo na adolescência’ (presencial); às 11h20, Arthur Ferreira (educador físico), com ‘Psicomotricidade Relacional’; e, às 11h30, Flávia Buffone (terapeuta ocupacional), com o tema ‘Dessensibilização sensorial’.
Após o intervalo, à tarde a programação prossegue a partir das 13h, com DJ Jhony Fernandes; às 13h30, Ory Neto (musicoterapeuta), com a palestra ‘A importância da musicoterapia para o autista; às 14h40, Aline Formiga (fonoaudióloga), com ‘Estimulando a fala em casa’; às 15h20, pocket show de Anthony Marques; às 15h30, Soraia Vieira (fonoaudióloga), com ‘Como o Pecs (sistema de comunicação por troca de figuras) ajuda o autista a ter mais independência’; e, às 16h30, Henrique Costa Val (psicólogo e analista do comportamento), com ‘Segurança em crises agressivas’.
Workshops e estandes
Ao longo do dia, paralelamente às atividades e palestras, haverá uma série de workshops. Em salas específicas, às 9h10, Débora Oliveira (nutróloga), tratará sobre ‘Seletividade alimentar no autismo’; às 10h, Suellen Moreira (cirurgiã-dentista), com ‘Como auxiliar o autista no cuidado com os dentes’; às 13h10, Janete Diniz (nutróloga), com o tema ‘Socorro! Meu filho não come!’; às 14h20, Gabriela Ribeiro (fonoaudióloga), com ‘Estimulação precoce no TEA’; às 15h40, Ananelly Ramalho (administradora de empresas), com ‘Empreendedorismo no autismo’; e, às 16h20, Raquel Guedes (fisioterapeuta), com ‘Como a fisioterapia pode ajudar os autistas’.
Ainda em várias instalações da Escola Técnica Estadual de João Pessoa serão distribuídas as seguintes atividades: Fabiana Cancian, com ‘Orientação sobre modulação intestinal e suplementação de deficiências nutricionais’, em estande no hall principal; ‘Circuito Motor’, com Artur Ferreira (Clínica Movemente), na quadra de esportes; ‘Oficina de brinquedos pedagógicos com material reciclado’, em estande no hall principal; Studio Verônica Santos, com ‘Corte de cabelo’ (estande no hall principal); e ‘Sobrancelhas design’, também no hall principal.
E ainda haverá: ‘Roda de conversa com pais e cuidadores’, na sala 8; ‘Pintura de rosto’, no hall principal; ‘Circuito de brincadeiras, com Ivana Rizzi e Pakizza Sherma, na sala 3; ‘Odontólogos do Instituto Glória Pimenta’, na sala 9; ‘Contação de história’, na sala 7; ‘Feira de brinquedos’ (estande); ‘Feira de livros’ (estande); ‘Clínicas’ (estande); ‘Pecs’ (estande); ‘TeaTeen’ (estande); ‘DoroTea’ (estande); ‘Temperos Tia Dita’ (estande); ‘Crochês e Amigo Rumi’ (estande); ‘Lojinha do Terceirão’ (estande); ‘Ivana e Pakizza’ (estande); e ‘Funad’ (estande).