Nos acompanhe

Paraíba

Seminário da FCJA destaca imprensa e sociedade paraibana na década de 1920

Publicado

em

A memória recontada de um dos principais marcos da comunicação social e do comportamento da sociedade paraibana dos anos de 1920 será apresentada pela Fundação Casa de José Américo (FCJA) durante o seminário ‘Uma Era Nova na Paraíba: história da imprensa e memória gráfica’, que acontece na sede da instituição entre os dias 3 e 5 de abril.

No evento, gratuito e aberto ao público, serão apresentados os resultados de um ano e meio de trabalho da equipe do projeto de pesquisa ‘Os modernismos na Paraíba: a revista Era Nova e a novela Reflexões de Uma Cabra’, financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB) e em parceria da FCJA com a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior do Estado da Paraíba (Secties-PB).

Coordenada pelos professores Luiz Mário Dantas Burity e Alômia Abrantes, ambos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e pesquisadores da FCJA, a equipe foi integrada pelos bolsistas de iniciação científica Ayanne Andrade Duarte e Luiz Arthur Villarim Jácome. “A equipe esteve dedicada a digitalizar os cem números da revista, remontando as sequências originais de suas páginas a partir das coleções presentes em diferentes acervos”, explica o professor Luiz Mário.

Os acervos utilizados foram da própria Fundação Casa de José Américo, do arquivo privado Maurílio de Almeida e da Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida, da UEPB. “Esse material, agora completamente remontado e digitalizado, muito em breve será disponibilizado ao público”, adianta Luiz Mário acerca da história recontada do impresso e da sociedade paraibana por meio da revista Era Nova. “É a cena cultural da época, os divertimentos, anseios e visões de mundo de sua gente nos anos de 1920”.

A revista Era Nova teve seu primeiro número publicado em 27 de março de 1921, na cidade paraibana de Bananeiras (depois sua sede foi transferida para João Pessoa), e circulou regularmente até 24 de outubro de 1926. O material era impresso em papel couché, com tintas coloridas, repleto de ilustrações e fotografias. Era um periódico produzido nas medidas do que a imprensa da época e os circuitos intelectuais tinham de mais moderno.

Olhar de especialistas
“Ao longo do seminário na FCJA, poderemos conhecer mais sobre esse impresso tão importante na história de nosso estado e de temas relacionados a ele pelo olhar de especialistas no tema, de diferentes áreas do conhecimento, história, design gráfico, comunicação, letras, educação…”, garante o professor Luiz Mário.

A revista Era Nova, que circulou regularmente entre 1921 e 1926, possuía inspiração modernista, prometendo apresentar ao público paraibano as novidades na literatura, nos hábitos sociais, nas modas e nas artes gráficas. Em suas páginas, havia referências ao automóvel, ao avião, ao cinema, arquitetura, além de antigos hábitos da sociedade paraibana. Geralmente as suas capas, e no interior da revista, eram ilustradas com fotografias de jovens senhoritas, apontando, talvez, para os primórdios do colunismo social paraibano.

A abertura do seminário ‘Uma Era Nova na Paraíba: história da imprensa e memória gráfica’, na próxima quarta-feira (3), está prevista para as 14h, no Auditório Juarez da Gama Batista, no prédio administrativo da FCJA, localizada na orla da Praia do Cabo Branco, na capital paraibana.

Após a abertura do evento, a professora Lúcia Guerra, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e gerente executiva de Documentação e Arquivo da FCJA, coordenará a mesa-redonda ‘A revista Era Nova e o modernismo de estado da Paraíba, com a participação dos integrantes da equipe do projeto que resultou no seminário: os professores Luiz Mário e Alômia Abrantes; e os estudantes Ayanne Andrade e Luiz Villarim, ambos da UFPB.

No segundo dia, na quinta-feira (4), estão programadas duas mesas-redondas. Às 9h, sob a coordenação de Danielle Alves (da UFPB), Cláudia Engler Cury (UFPB), Alômia Abrantes e o presidente da FCJA, Fernando Moura, vão debater o tema ‘Jornais e revistas na virada do século XIX para o XX’.  Já às 14h, será vez da mesa-redonda ‘Vida cultural na Paraíba dos anos de 1920’, com os debatedores Waldeci Ferreira Chagas (UEPB), Fabrício Morais (do Instituto Federal da Paraíba – IFPB), Maria Lúcia Nunes (UFPB) e Luiz Mário. A coordenação será do professor Jivago Correia (IFPB).

A mesa-redonda ‘Ilustrações, projeto gráfico e discurso visual na história da imprensa’, às 9h, no terceiro dia do seminário, terá a coordenação do professor João de Lima Gomes, da UFPB, e participam das discussões Rafael Efrem (IFPB), Ricardo Cunha Lima (da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE) e Turla Alquete (IFPB). A conferência de encerramento do evento, ‘História da imprensa e memória gráfica’, acontecerá às 14h, com Edna Cunha Lima (UFPE) e mediação do professor Luiz Mário.

Continue Lendo

Paraíba

São Miguel de Taipu: Daniella Ribeiro participa de inauguração do Aeroclube José Targino Maranhão

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participou no sábado (23/11), junto de outras autoridades, da inauguração do Aeroclube da Paraíba – José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu. A solenidade também comemorou os 84 anos do Aeroclube da Paraíba.

Daniella disse que a inauguração do Aeroclube é um passo a mais para o desenvolvimento da aviação no Estado e, também, para a economia da Paraíba como um todo. Lembrou do investimento de quase R$ 8 milhões, enviados por ela e pelo deputado federal Aguinaldo Ribeiro, para obras de infraestrutura no município de São Miguel de Taipu, o que possibilitou a instalação do Aeroclube na região.

A senadora disse ainda que é merecida a homenagem ao ex-governador José Targino Maranhão, que faleceu em 2021, em consequência da COVID-19, e que era apaixonado por aviação (por isso a homenagem). A viúva de José Maranhão, desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão, esteve presente ao evento, ao lado de familiares.

O diretor-presidente do Aeroclube, Alberto Gomes, destacou que o dia “é histórico, e demonstra a união, força e capacidade de desenvolvimento que a Paraíba e, também, a aviação tem”.

O vice-diretor do Aeroclube, Venâncio Alencar, disse que a união foi fundamental para que o dia de hoje se tornasse real. “Hoje, ao olharmos para essa nova pista, é símbolo da nossa força e união. Estamos fazendo história nesse espaço”, afirmou.

Entre as autoridades presentes estavam o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, o vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, o deputado federal Mersinho Lucena, além de deputados estaduais e vereadores do município de São Miguel de Taipu.

Continue Lendo

Paraíba

Presidente do AGIR 36 Paraíba pedirá suspeição de ministro do STJ; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente estadual do Partido Agir 36 na Paraíba, Flávio Moreira, confirmou que pedirá “suspeição” do ministro Antônio Saldanha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) por emitir uma fala capacitista em desfavor de pessoas atípicas e, consequentemente, suas respectivas famílias que se sentiram atingidas.

Segundo Flávio, o ministro afirmou que Autismo é “problema” e que clínicas são “passeios na floresta“.

Flávio Moreira, que também é advogado, ainda afirmou que buscará o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), especificamente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência, junto à questão.

O político é ferrenho defensor da causa atípica e, há anos, milita em favor do respeito e inclusão social desta parcela da sociedade.

Confira o post:

REVOLTANTE!!!
Mais um episódio, dos quase diários, que as famílias atípicas passam em um mundo capacitista, elitista, preconceituoso e ignorante. Desta vez, o mais grave é que vem de um MAGISTRADO, que tem a função de julgar demandas sobre o tema.

Enquanto partido político comprometido com a inclusão, iremos encaminhar ao nosso presidente @daniel.sampaiotourinho do @nacionalagir36 um pedido para que nossa instância maior vá ao @cnj_oficial buscando a suspeição do ministro em comento [sic] para que o mesmo seja IMPEDIDO de julgar causas que envolvam o tema, visto que o ponto de vista apresentado fere mortalmente o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Lei Berenice Piana.

Iremos também acionar a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB para que se posicione frente ao caso. Não vamos nos calar diante de tamanho absurdo!

Continue Lendo

Paraíba

Eleição para nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa acontece nesta terça-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deve acontecer nesta terça-feira (26/11). O pleito ocorre após a aprovação do projeto de resolução 303/2024, que modificou o Regimento Interno da Casa e instituiu uma nova eleição para a mesa.

A medida acontece após a Procuradoria-Geral da República (PGR) acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a reeleição antecipada do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) como presidente da Casa Legislativa seja oficialmente anulada para o biênio 2025/2026. Segundo a PGR, a antecipação da dita eleição fere “os princípios da alternância do poder político e da temporalidade dos mandatos”.

No entanto, o parlamentar acredita que não haverá surpresas na recondução da presidência da Assembleia e expressou confiança em eleição por unanimidade.

A permanência dos membros também tem aprovação do governador João Azevêdo (PSB). De acordo com o gestor, existe tranquilidade em relação ao tema, uma vez que, em reunião com o presidente da ALPB, já havia exposto o desejo de que a composição da Mesa Diretora continuasse da mesma forma.

 

Continue Lendo