Nos acompanhe

Paraíba

Governo da Paraíba distribui mais de 28 toneladas de alimentos em oito cidades do Sertão

Publicado

em

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), encerrou, nesse sábado (23), a distribuição de 28,2 toneladas de alimentos no Sertão paraibano adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos, modalidade Compra com Distribuição Simultânea (PAA-CDS). Durante três dias, famílias de oito cidades foram beneficiadas com a ação: Malta, Condado, Pombal, São Domingos, Cajazeirinhas, São José do Brejo do Cruz, Vista Serrana e Paulista.

O PAA-CDS é um programa do Governo Federal, gerido pelo Governo da Paraíba, que tem como objetivo valorizar, fortalecer a agricultura familiar, a produção sustentável e a geração de renda; além de promover o acesso à alimentação em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Iogurte, polpa de frutas, macaxeira, arroz vermelho, carne e hortaliças são alguns dos gêneros entregues à população.

Este ano, estão sendo investidos mais de R$ 4,9 milhões, contemplando 658 agricultores, em 14 municípios paraibanos (Areial, Baía da Traição, Barra de Santa Rosa, Cabaceiras, Itabaiana, Mari, Pedras de Fogo, Pitimbu, Pocinhos, Pombal, São João do Rio do Peixe, São Sebastião de Lagoa da Rosa, Sapé e Sossêgo).

Em Malta – O município de Malta foi o primeiro a receber a caravana do PAA-CDS, na quinta-feira (21). A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, ao lado do prefeito Igor Rosa e da secretária Municipal de Assistência Social, Ana Peixoto, distribuiu os kits de alimentos também entregues por servidores do município a todos que aguardavam.

O prefeito Igor Rosa destacou a felicidade e a importância da ação. “É uma ação que faz com que a economia gire, seja aquecida através da compra direta ao produtor rural, fazendo com que esses recursos cheguem na zona rural, ao mesmo tempo que traz alimentos de qualidade para nossa população. E mais que isso, faz com que alimentos produzidos no estado, cheguem à mesa das pessoas matando a fome de muita gente”, afirmou o prefeito.

A dona de casa e catadora de recicláveis Maria de Fátima Almeida foi uma das beneficiadas com os alimentos. “Bom demais receber esses alimentos, não é sempre que temos condições de comprar. É muito legal quando eles chegam para as famílias que têm mais necessidade”.

Condado – Já em Condado, a distribuição foi realizada na Associação dos Moradores e Agricultores de Ipoeira da Linhares (Amagril), onde as famílias aguardavam a chegada dos caminhões.

O casal Sara Freitas e José da Silva foi um dos beneficiados. “Receber esses alimentos é de uma importância grande, tudo que chega é bem-vindo, é uma ajuda”, comemorou.

A presidente da Amagril, Maria Solange dos Santos, falou da alegria em receber os alimentos que vão beneficiar tantas famílias. “Estamos muito felizes em poder entregar esses kits às famílias carentes, beneficiando muita gente, suprindo as necessidades nutricionais, trazendo alimentos para as mesas”.

Em Pombal e São Domingos – Em Pombal, as entregas foram realizadas no ginásio da Escola Estadual Arruda Câmara. Na sexta-feira (22), a Caravana do PAA iniciou o dia na cidade de São Domingos, no ginásio da Escola Cidadã Integral Técnica (Ecit) Cícero Severo Lopes. O evento, que contou com a presença da prefeita Adeilza Soares, vereadores e secretários municipais, entregou 2,4 toneladas de alimentos aos dirigentes da Associação Comunitária Rural Cachoeira do Tigre.

O presidente da Associação Comunitária Rural Cachoeira do Tigre, Wilson Landinho, falou da importância da parceria com o Governo do Estado. “É a melhor coisa para os moradores da cidade. Vem ajudando às pessoas carentes, valoriza as associações, os pobres”.

A prefeita Adeilza Soares destacou o quanto é gratificante receber o PAA no município. “Vem beneficiar quem precisa de um programa como esse, e só temos a agradecer porque o município nunca teve um programa como esse, que vem atender a todo esse contingente maior de pessoas”, lembrou.

Cajazeirinhas – Na sequência, foi realizada a entrega no município de Cajazeirinhas. A ação teve a presença do prefeito Assis Rodrigues. Na cidade, outras 2,4 toneladas de alimentos foram entregues às famílias em situação de vulnerabilidade social.

“Temos uma população agrária, cerca de 70% dos moradores residem na zona rural, então esses alimentos são importantes para complementar a alimentação”, observou o prefeito.

Paulista – A cidade de Paulista foi a última parada do dia da Caravana do PAA. Lá, foram entregues outras 2,4 toneladas de alimentos, totalizando 7,2 toneladas distribuídas.

“É importante não apenas para o município de Paulista, como para toda população paraibana. Que venham outros programas como esse para melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou o prefeito Valmar Arruda.

Encerramento da etapa no Sertão – A manhã do sábado (23) foi movimentada na cidade de São José do Brejo do Cruz, município com cerca de 1.600 habitantes. O Governo do Estado contemplou 25% da população com a entrega dos kits de alimentos.

Os alimentos foram distribuídos na sede da Igreja Assembleia de Deus. A dona de casa Florismeire Ubaldo foi uma das contempladas. “Essa comida vai ajudar muito dentro de casa, tudo que recebemos é sempre bem-vindo”, afirmou dona Meire.

A secretária Pollyana Dutra fez um balanço da maratona de entregas durante os três dias nas cidades do Sertão. “O PAA-CDS é um programa que tem uma peculiaridade: ao mesmo tempo fortalece e empodera o homem do campo, o trabalhador rural, que planta sabendo que terá a quem vender sua produção pelo preço justo, sem atravessador e, com o dinheiro apurado, reinvestir em sua terra. Nas cidades, coloca alimentos de qualidade na mesa das pessoas que mais precisam”, finalizou a secretária.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Presidente da Fundac cumpre agenda em Brasília e presta contas de convênios junto ao MDHC

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), Flávio Moreira, cumpriu agenda em Brasília na última semana. Na ocasião, Flavio Moreira, realizou prestação de contas de convênios junto ao Ministério do Desenvolvimento Humano e da Cidadania (MDHC).

De acordo com Flávio, a prestação de contas trata-se de convênios que datam o ano 2009. “Isso mostra a importância dos gestores públicos serem responsáveis quanto a prestação de contas na época de suas gestões. Estamos em 2024 e mesmo assim, precisamos apresentar documentos para complementar a instrução da prestação de contas desses convênios”, disse.

Junto aos representantes técnicos e administrativos da Fundac, aproveitaram ainda a oportunidade para encaminhar novos acordos que estão sendo celebrados entre o governo do estado da Paraíba, por meio da Fundac, com o governo federal. “Nosso intuito é entregar em 2026 uma nova Socioeducação, fruto do trabalho incessante que o governador João Azevedo vem construindo junto com a nossa gestão à frente da Fundac”, acrescentou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Caged: saldo de empregos formais na PB nos últimos seis anos é 17 vezes maior que no período anterior

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho mostram que o Estado da Paraíba está vivendo nos últimos seis anos a maior expansão do emprego com carteira assinada. No período de 2019 até setembro de 2024, o saldo é 17 vezes maior que no período anterior (2013-2018), quando se refere à geração de emprego formal.

Com base nos dados do Caged, a Paraíba gerou no período de cinco anos e nove meses (2019 até setembro de 2024) um saldo de 109.546 postos de trabalho com carteira assinada contra apenas um saldo de 6.265 postos, no período anterior de seis anos (2013 a 2018), o que representa uma diferença de 17 vezes no saldo no emprego formal. Em termos percentuais, a diferença nos dois períodos de seis anos chegou a 1.648%. (Veja os dados do infográfico)

SEIS ANOS DE SALDO POSITIVO – No período de 2019 até setembro de 2024, todos os anos foram de saldos positivos na geração de emprego no Estado, inclusive no ano mais crítico da pandemia, que foi o de 2020 (+ 2.333 postos). Entretanto, o destaque deste período ficou para o ano 2021, quando o Estado teve o maior saldo de emprego (35.211), marcado pela retomada da economia com o avanço da vacinação contra a Covid-19. Com saldo de 109.545, a média anual dos seis anos, ainda incompletos, ficou em 18.257 postos/ano.

Já no período de 2013 a 2018, três dos seis anos foram de saldos negativos de empregos, como foram os casos de 2015, 2016, 2017, que somados acumularam uma queda de 30.496 postos. Apenas 2013, 2014 e 2018 foram positivos, que somados geraram 36.761, o que resultou no saldo de apenas 6.265 postos, o que representa uma média de pouco mais de mil postos por ano (1.044 postos/ano).

CENÁRIO OTIMISTA PARA PARAÍBA – Para o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, as projeções positivas do PIB, feitas pelo Banco do Brasil para a Paraíba em 2024, de 6,8%, a maior do País, bem como os desempenhos e resultados até setembro da Paraíba nos indicadores como crescimento das vendas do varejo, com taxas expressivas e em destaque no cenário nacional mês a mês, além do aumento do potencial de consumo das famílias paraibanas, que ultrapassará mais de R$ 102 bilhões este ano, manutenção de investimentos do Estado com recursos próprios em áreas estruturantes, gestão fiscal equilibrada e a geração de empregos em alta reforçam para esse cenário de otimismo que estamos vivenciando na economia nos últimos seis anos, tendo como grande parceiro na criação de postos de trabalho a iniciativa privada”, resumiu.

PROJEÇÃO POSITIVA DE 2024 – Como os dados disponíveis do Caged deste ano são até o mês de setembro, ou seja, faltam ainda três meses (outubro, novembro e dezembro), a tendência é de que a diferença do saldo de empregos neste último período aumente ainda mais em relação ao anterior (2013-2018). As projeções apontam que o ano de 2024 pode ser o melhor saldo de emprego formal dos últimos seis anos ou da história do Caged da Paraíba.

EXPANSÃO DO SALDO EM 2024 – Para se ter uma ideia, de janeiro a setembro deste ano, a Paraíba acumula um saldo de 23.961 mil postos com carteira assinada, o que representou uma expansão de 79,63% sobre o saldo dos nove meses acumulados do ano passado (13.339). Como faltam ainda os saldos de três meses, a tendência é o saldo superar o do ano de 2022 (35.211).

MAIS DE UM MILHÃO DE EMPREGOS CRIADOS – Desde o mês de agosto deste ano, a Paraíba havia ultrapassado a marca de mais 1 milhão de vagas criadas com carteira assinada entre 2019 e 2024. Essa marca subiu no mês de setembro para 1,021 milhão de empregos criados, gerando saldo de 109,546 mil postos, que é a diferença entre admissões (1.021.624) e desligamentos (912.078) entre 2019 até setembro de 2024.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Campina está entre as três cidades mais bem colocadas no índice de desafios das gestões municipais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em um estudo realizado pela Macroplan Analytics, Campina Grande apareceu como terceira melhor colocada, no Nordeste, considerando os desafios das gestões municipais. O levantamento considera as 100 maiores cidades do Brasil, que representam 38,6% da população do país.

Em 53° lugar, a cidade é superada, na região, apenas, por Fortaleza-CE, em 51°; e Petrolina-PE, em 49°. As estatísticas comparam dados dos últimos 10 anos. Nesse período, a Rainha da Borborema avançou 36 posições nos critérios relacionados à Segurança, 14 em Saúde, duas posições em Educação e regrediu oito em Saneamento e Sustentabilidade, embora seja o índice onde a cidade ocupa a melhor posição, sendo a trigésima colocada.

São 15 itens avaliados, divididos entre os quatro temas principais. De maneira geral, Campina Grande saltou seis posições na última década, tendo como principal destaque, a cobertura da Atenção Básica em Saúde. Neste quesito, a cidade está em 1° lugar, com 100% da população assistida.

O Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM), é uma ferramenta desenvolvida pela Macroplan Analytics, que usa dados e inteligência estratégica para auxiliar nas ações e decisões das gestões municipais.

Continue Lendo