O secretário de Obras da Prefeitura de Campina Grande, Joab Machado, concedeu entrevista ao programa Tribuna Popular, na rádio Lagar 87.9 FM, e explicou como está o andamento das obras que estão sendo realizadas pela cidade, como a revitalização do Parque Evaldo Cruz, Avenida Félix Araújo, Avenida Plínio Lemos e o Canal de Bodocongó, além das várias outras que estão em fase de planejamento ou retomada.
Durante a entrevista, o secretário forneceu atualizações sobre as obras de revitalização do Parque Evaldo Cruz, em Campina Grande, abordando os desafios enfrentados pelos projetos e serviços em andamento na cidade.
“Uma obra daquela magnitude vai causar alguns transtornos, mas são transtornos momentâneos. O planejamento é que até o final de abril nós já tenhamos o trânsito liberado, tanto para os pedestres, quanto para veículos, e a ponte liberada, já com a pavimentação, guarda-corpos, passeios e asfalto”, destacou.
Em uma análise detalhada do andamento da obra, Joab ofereceu uma visão abrangente sobre o progresso existente e os mecanismos de gestão empregados para assegurar a eficiência de obras de infraestrutura, e ainda enfatizou o compromisso das equipes envolvidas em manter o ritmo e superar os desafios para entregar a obra dentro do prazo.
“[A obra] andou muito bem, a gente teve um cronograma muito bem ajustado, bem gerido, uma boa atuação da prefeitura. O foco é entregar, gerir bem os contratos, […] a gente está focado em ter resultados”, enfatizou.
O secretário de obras do município de Campina Grande demostrou também a magnitude e complexidade da obra em questão, ressaltando seu impacto no coração da cidade. O mandatário da pasta contextualizou a importância da obra em meio a outras iniciativas significativas em diferentes áreas da cidade, evidenciando o compromisso da gestão municipal em promover o desenvolvimento urbano de forma abrangente e eficaz.
“É uma obra de grande impacto, no Centro da cidade, de grande visualização, histórica, porque além disso [da obra de revitalização no Parque Evaldo Cruz], estamos com outras obras em andamento, Avenida Félix Araújo, Rua Saturnino de Brito, Rua Manoel Mota, iniciando licitação do canal de Bodocongó, trezentas ruas já pavimentadas, [ruas] em São José da Mata, Galante, bairro do Santo Antônio, e ainda gerir uma obra de R$ 30 milhões no Centro da cidade. A gente sabe o que está fazendo’’, explicou ele.
O Açude Novo será revitalizado com novas estruturas, como quadra poliesportiva, ciclovia, pista de skate, playground, espaço pet, lanchonetes, estacionamento, lojas e banheiros acessíveis.
Com um investimento de R$ 30 milhões, essa obra histórica no centro da Rainha da Borborema devolverá à população um amplo espaço para exercícios, contemplação, eventos e ampliação do Parque do Povo.
Nesta primeira etapa, além da ponte, serão entregues o pátio multiuso, escadarias, obelisco (principal monumento histórico já restaurado), rampas de acessibilidade, gradil e iluminação em LED em todo o parque.
Outras obras – No debate, foram abordadas outras obras em andamento, demonstrando o compromisso da gestão com o desenvolvimento urbano e o bem-estar da população, e tiveram suas situações atualizadas pelo secretário obras primordiais como a Avenida Félix Araújo, no Centro, a Avenida Plínio Lemos, no bairro das Malvinas, e o Canal de Bodocongó.
Joab explicou que a obra na avenida Plínio Lemos tem uma complexidade técnica e que requer uma construtora de qualidade para realizar os serviços no local. Houve uma remobilização da construtora e a partir de segunda-feira (18), as máquinas estarão de volta ao canteiro de obras e alguns serviços já serão retomados.
“Costumamos dizer que a obra não parou. Nós estamos fazendo os últimos ajustes de remobilização da construtora, ficou acordado na última segunda (11) que o pessoal está trazendo os equipamentos de volta de Recife a partir da próxima semana, vão voltar para o canteiro [de obras], retomar para os trechos e alguns serviços já são retomados na próxima semana”, assegurou o secretário.
Quanto às demais obras citadas na entrevista, Joab explicou que, quanto ao canal de Bodocongó, estão sendo realizados estudos para interligar o canal entre os bairros do Dinamérica e Bodocongó até metade de 2024, e já será aberto um processo licitatório para a conclusão dos serviços remanescentes até a ponte do Cruzeiro.