Nos acompanhe

Paraíba

Primeiro concerto do ano será em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Publicado

em

A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) realiza, nesta sexta-feira (8), o I Concerto Oficial da Temporada 2024. O evento acontece no Centro Cultural São Francisco, a partir das 19h, sob a regência do maestro Nilson Galvão, e será de homenagens às mulheres no dia dedicado a elas.

“Estamos retornando à série de concertos da Orquestra Sinfônica Municipal, sempre realizando no interior do Museu de São Francisco, um ambiente de extrema importância arquitetônica e cultural para a cidade de João Pessoa. Desta vez, homenageando todas as mulheres porque entendemos que a mulher ocupa um lugar especial não apenas na sociedade, mas, sobretudo, na arte, na cultura e na cultura musical”, afirma o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele ressalta que o Brasil tem um histórico de belíssimas compositoras, intérpretes de música instrumental. “Com justiça, resolvemos fazer essa homenagem a todas as mulheres neste dia 8 de março. Agradeço ao maestro, aos nossos músicos, musicistas e, sobretudo, ao padre Marcondes Meneses pela acolhida que sempre dá ao nosso projeto”, acrescenta.

O maestro Nilson Galvão também comemora a realização do primeiro concerto do ano. “Estamos muito contentes de, mais uma vez, retornarmos à cena da música de concerto da cidade de João Pessoa. Inclusive, foi interessante porque, nos meses de janeiro e fevereiro, recebi muitas mensagens das pessoas perguntando quando haveria concerto. Acredito que o público está nessa expectativa”, inicia o maestro Nilson Galvão.

Ele ressalta que será um concerto especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e, por conta disso, contará com uma presença feminina marcante. “Na primeira parte do concerto vamos fazer árias de óperas para soprano com a soprano paraibana Izadora Chacon, de trechos de óperas bem famosas como Madame Butterfly, Gianni Schicchi, La Traviata. Estas são consideradas as mais belas árias e teremos uma mulher lá na frente como protagonista”.

Na segunda parte, a Orquestra vai tocar a Sinfonia nº 1 em Dó Menor, da compositora alemã Emilie Mayer, que escreveu muitas obras, inclusive seis sinfonias, e que foi muito tocada no início do século XX. Ela morreu em 1883, mas a obra continua viva após sua morte.

“A partir dos anos 1940 ela foi muito esquecida e teve um retorno recente nos anos de 2010. Uma ONG francesa chamada Composer trata de fazer reedições de partituras de mulheres compositoras e nós, inclusive, pegamos o material dessa sinfonia nesse site, falando um pouco sobre essa questão de ela ter sido esquecida”, comenta o maestro.

Ele lembra que, nos últimos dez anos, foram feitas gravações de sua obra. “Tem meio que um reavivamento e nós entramos nesse caminho de fazer o público conhecer. De fato, eu conhecia muito pouco dela e essa sinfonia eu não conhecia. Foi legal porque é uma coisa nova, apesar de ter sido escrita no século XIX. É uma oportunidade de colocarmos uma compositora na cena da música de concerto. E é um concerto dedicado às mulheres, que vai ser bem bonito e bem emocionante”, promete.

Izadora Chacon – A soprano Izadora Chacon, convidada especial do concerto, é filha do maestro Pedro Santos e da soprano Fátima França, iniciou seus estudos em canto com sua mãe. Natural de João Pessoa – Paraíba, aos 5 anos ingressou no Coral Infantil do Departamento de Música da UFPB sob regência do professor João Gadelha, sendo coralista e solista. Na UFPB fez toda sua formação musical formando-se bacharel em violino na classe do professor Yerko Tabilo.

Atualmente é preparadora vocal do Coral Universitário Gazzi de Sá, regido pelo maestro Eduardo Nóbrega, e professora de canto do Seminário Arquidiocesano da Paraíba.

Programa da Orquestra
Franz Schubert (1797-1828) – Ave Maria
Giacomo Puccini (1858-1924) – Vissi d’arte da ópera Tosca.
Giuseppe Verdi (1813-1901) – Sempre Libera da ópera La Traviata.
G. Verdi – Brindisi da ópera La Traviata.
G. Puccini – Un bel dì vedremo da ópera Madama Butterfly
G. Puccini – O mio babbino caro da ópera Gianni Schicchi

Izadora Chacon, soprano
Participação: Leonardo Domingos, tenor

Emilie Mayer (1812-1883) – Sinfonia nº 1 em Dó Menor
I. Adagio – Allegro energico
II. Adagio
III. Allegro vivace
IV. Finale Adagio – Allegro

Continue Lendo

Paraíba

Caged: Campina Grande chega ao 9º mês consecutivo de saldo positivo na geração de empregos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ano de 2024 tem sido de constantes resultados positivos na geração de empregos em Campina Grande. Segundo a atualização mais recente do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), referente a outubro, a Rainha da Borborema teve 290 novos postos de trabalho gerados, resultado de 3.542 admissões ante 3.252 desligamentos.

No ano, já são 4.495 novos empregos gerados em Campina, que tem, atualmente (dados até o mês de outubro), um total de 107.695 postos de trabalho formais. Quando registramos os números de janeiro de 2021 até outubro de 2024, o Município chega a marca de 16.732 novos empregos gerados.

Nesta nova atualização (outubro de 2024), a alta foi puxada pelo setor de comércio, que teve 920 contratações ante 807 desligamentos, totalizando uma alta de 113 novos empregados. Em seguida está o setor de serviços, tendo 1.836 contratações e 1.737 desligamentos, com saldo positivo de 99 novos postos de trabalho.

A secretária Tâmela Fama, de Desenvolvimento Econômico do Município, comemorou mais um resultado de crescimento para a cidade. ’Seguimos no caminho certo. Há muita rotatividade em alguns setores, mas seguimos trabalhando em prol do nosso crescimento. Como sempre digo, é um trabalho muito forte de captação de novas empresas. Porém, além disso, temos nos aproximado cada vez mais do empresário local, colaborando, dialogando, todos com o mesmo pensamento: o melhor para Campina’, destacou.

Potencial Empreendedor

Além dos seguidos resultados positivos do Caged, há de se destacar o potencial empreendedor de Campina Grande. Em outubro, segundo o Painel de Empresas da plataforma gov.br, foram 513 novos negócios (MEIs) formalizados. Em 2024 esse número já é de 5.182. De janeiro de 2021 a outubro deste ano, o total é de 21.967 microempresas abertas na cidade.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Modelo de reeducação em unidades prisionais femininas na Paraíba vira referência internacional

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

As boas práticas de reeducação nas unidades prisionais femininas levaram a Paraíba a ser um dos três entes brasileiros,  de um total de 54, a participar, em San José,  capital da Costa Rica, de um encontro regional com países da América Latina e Caribe para debater os avanços das Regras de Bangkok, que estabelecem as diretrizes para o tratamento de mulheres privadas de liberdade e medidas alternativas à prisão. O Projeto Castelo de Bonecas, um dos mais bem-sucedidos na humanização e na reinserção social exemplifica bem essas boas práticas adotadas na gestão penitenciária da Paraíba.

O Sistema Penitenciário paraibano tem se destacado pelos projetos de ressocialização, como o “Castelo de Bonecas”, que tem beneficiado reeducandas em todo o Estado, oferecendo qualificação profissional, iniciativa que tem ajudado a diminuir significativamente o índice de reincidência, beneficiando a sociedade como um todo. Durante o encontro na Costa Rica, a Paraíba foi representada pela diretora da Penitenciária de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão, Cinthya Almeida. O evento começou na segunda (25) e foi realizado até essa quarta-feira (27).

Cinthya Almeida ressaltou a importância da participação da Paraíba nas discussões fomentadas pelo Instituto Latino-americano das Nações Unidas para Prevenção de Crimes e Tratamento de Infrator e pelo Instituto Tailandês de Justiça, entre outros agentes. “A Paraíba, seguindo a orientação do governador João Azevêdo, tem expertise no que preconizam as Regras de Bangkok, haja vista os projetos de ressocialização, como o Castelo de Bonecas, referência na humanização das unidades prisionais do nosso estado. É um evento que vem ao encontro daquilo que esta gestão acredita: a promoção da dignidade das nossas reeducandas”, disse.

Ao todo, foram 54 participantes da América Latina e Caribe, sendo três do Brasil, entre os quais está a diretora da Penitenciária de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão. Entre os itens preconizados pelas Regras de Bangkok, o tratamento que leve em conta cuidados de saúde mental, acompanhamento psicológico e apoio emocional a mulheres infratoras.

Estabelecidas por Resolução em 2010, as Regras de Bangkok são diretrizes estabelecidas pelas Nações Unidas que buscam garantir que as mulheres em conflito com a lei sejam tratadas de forma justa e digna, levando em consideração suas necessidades específicas.

“Participar de um evento como esse que trata sobre aplicação de regras mínimas para mulheres privadas de liberdade é motivo de muita felicidade, além de mostrar as boas praticadas no nosso estado, o quanto temos avançado no sentido de cumprir essas regras”, avaliou Cinthya Almeida.

Continue Lendo

Paraíba

Justiça obriga e Ricardo desembolsa mais de R$ 350 mil para pagar dívida da campanha de 2022

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ex-governador Ricardo Coutinho (PT) foi obrigado pela Justiça a pagar uma dívida pendente com uma empresa de produção audiovisual que havia sido contratada para produzir materiais audiovisuais para a campanha eleitoral de 2022 do petista.

A empresa entrou na Justiça alegando ter sofrido prejuízos pelo não pagamento de uma dívida no valor de R$ 653.329,76 (seiscentos e cinquenta e três mil, trezentos e vinte e nove reais e setenta e seis centavos), oriunda de contratos não pagos por serviços realizados durante a campanha eleitoral de 2022 para Ricardo.

Após tramitação do processo na 9ª Vara Cível da Comarca de João Pessoa, diz o blog do Marcelo José, a empresa produtora, contratada para a campanha do então candidato Ricardo Vieira Coutinho aceitou receber da pessoa física do político a quantia de R$ 353 mil do próprio bolso, para encerrar o processo.

Continue Lendo