Nos acompanhe

Paraíba

ALPB entrega medalha Epitácio Pessoa à desembargadora Agamenilde Dias

Publicado

em

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) concedeu, nesta quinta-feira (07), Medalha Epitácio Pessoa – a mais elevada comenda do Poder Legislativo paraibano – à desembargadora do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas. A sessão solene aconteceu no Plenário da Casa de Epitácio Pessoa e foi proposta pelo presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino.

Atual vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), por indicação do TJPB, a homenageada pela ALPB já recebeu condecorações como Honra ao Mérito, da Câmara Municipal de João Pessoa; Voto de Aplauso, do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba; Diploma Mulher Jurista, da Academia de Cultura; e Honra ao Mérito, do Clube Recreativo Alto Piranhas.

Para o presidente Adriano Galdino, a desembargadora Agamenilde Dias desenvolve papel primordial para manutenção da ordem jurídica e garantia dos direitos fundamentais, essenciais à estabilidade e equidade social. O chefe do Legislativo estadual ressaltou a relevância da trajetória exemplar da homenageada, assim como, sua dedicação à Justiça paraibana. “Através de sua luta pessoal, a desembargadora enfrentou inúmeras dificuldades para alcançar este importante espaço na magistratura paraibana. Esta cerimônia é um momento de celebração e união entre os poderes, reforçando o compromisso coletivo de construir uma sociedade mais justa e inclusiva para todos os paraibanos”, afirmou Adriano.

O presidente Adriano lembrou ainda que a homenagem acontece em meio às homenagens em alusão à Semana da Mulher na Assembleia Legislativa da Paraíba. “Trata-se de uma cerimônia de reconhecimento do papel fundamental das mulheres na sociedade, evidenciando a importância de celebrar suas conquistas e continuar lutando por igualdade e justiça”, explicou Adriano Galdino.

Nascida em Bonito de Santa Fé, Sertão paraibano, a desembargadora ingressou na magistratura em 1992, com atuação nas Comarcas de Taperoá, Sousa, Cajazeiras, Campina Grande e Bayeux, além de trabalhar como juíza substituta na Comarca de João Pessoa e juíza titular da 5ª Vara de Família da Capital. Para ela, a medalha é mais um incentivo para continuar trilhando uma carreira marcada por grandes conquistas. “Com esse reconhecimento, renovo meu compromisso de honrar e continuar servindo na esfera judiciário, cumprindo meu dever da melhor forma possível”, relatou.

Durante a solenidade, Agamenilde ressaltou a importância da harmonia entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e o quanto essa parceria fortalece as ações em benefício dos paraibanos. “A Paraíba vive uma harmonia entre as instituições, sem descurar da independência e autonomia dos poderes. Isso é um incremento para a tranquilidade dos trabalhos, da democracia e para o fortalecimento das instituições. Estamos a viver um processo de serenidade da Paraíba e das suas instituições”, comemorou.

Mestre em Direito pela Universidade Católica de Santos – SP, Pós-Graduada em Direito da Comunicação pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra – FDUC, já exerceu o cargo de juíza auxiliar da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça e juíza na Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), incluindo, também, atuação como diretora do Fórum Cível Comarca de João Pessoa (2014-2015) e membro do Comitê Nacional do Fórum Nacional de Precatórios do Conselho Nacional de Justiça (2013-2015).

Entre 2017 e 2019, atuou como juíza membro substituta da Corte Eleitoral da Paraíba. Em 2012, foi escolhida desembargadora suplente pelo TJPB, para atuar no Regional Eleitoral paraibano. Em 2023, assumiu como desembargadora, vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), por indicação do TJPB.

O presidente do TJPB, desembargador João Benedito, expressou profunda alegria e honra por participar de uma homenagem tão merecida à desembargadora Agamenildes Dias. “Nossa estimada colega está sendo reconhecida com a mais alta distinção da Assembleia Legislativa da Paraíba. A homenagem reflete o apoio e o reconhecimento do povo da Paraíba à dedicação e trajetória exemplar da desembargadora”, concluiu.

A solenidade contou também com a presença dos deputados Silvia Benjamin, Felipe Leitão Alexandre de Zezé, Branco Mendes, Dr. Taciano Diniz, João Gonçalves, Jutay Meneses e Sargento Neto, além de representantes do Poder Judiciário paraibano, da Defensoria Pública da Paraíba, de familiares e amigos da homenageada.

É possível acompanhar todas as matérias apresentadas na ALPB, assim como, todas as sessões, reuniões, solenidades e debates através da TV Assembleia, pelo canal 8.2, e também pelo canal TV Assembleia PB no Youtube.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

São Miguel de Taipu: Daniella Ribeiro participa de inauguração do Aeroclube José Targino Maranhão

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participou no sábado (23/11), junto de outras autoridades, da inauguração do Aeroclube da Paraíba – José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu. A solenidade também comemorou os 84 anos do Aeroclube da Paraíba.

Daniella disse que a inauguração do Aeroclube é um passo a mais para o desenvolvimento da aviação no Estado e, também, para a economia da Paraíba como um todo. Lembrou do investimento de quase R$ 8 milhões, enviados por ela e pelo deputado federal Aguinaldo Ribeiro, para obras de infraestrutura no município de São Miguel de Taipu, o que possibilitou a instalação do Aeroclube na região.

A senadora disse ainda que é merecida a homenagem ao ex-governador José Targino Maranhão, que faleceu em 2021, em consequência da COVID-19, e que era apaixonado por aviação (por isso a homenagem). A viúva de José Maranhão, desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão, esteve presente ao evento, ao lado de familiares.

O diretor-presidente do Aeroclube, Alberto Gomes, destacou que o dia “é histórico, e demonstra a união, força e capacidade de desenvolvimento que a Paraíba e, também, a aviação tem”.

O vice-diretor do Aeroclube, Venâncio Alencar, disse que a união foi fundamental para que o dia de hoje se tornasse real. “Hoje, ao olharmos para essa nova pista, é símbolo da nossa força e união. Estamos fazendo história nesse espaço”, afirmou.

Entre as autoridades presentes estavam o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, o vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, o deputado federal Mersinho Lucena, além de deputados estaduais e vereadores do município de São Miguel de Taipu.

Continue Lendo

Paraíba

Presidente do AGIR 36 Paraíba pedirá suspeição de ministro do STJ; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente estadual do Partido Agir 36 na Paraíba, Flávio Moreira, confirmou que pedirá “suspeição” do ministro Antônio Saldanha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) por emitir uma fala capacitista em desfavor de famílias atípicas.

Flávio Moreira, que também é advogado, ainda afirmou que buscará o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), especificamente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência, junto à questão.

O político é ferrenho defensor da causa atípica e, há anos, milita em favor do respeito e inclusão social desta parcela da sociedade.

Confira o post:

REVOLTANTE!!!
Mais um episódio, dos quase diários, que as famílias atípicas passam em um mundo capacitista, elitista, preconceituoso e ignorante. Desta vez, o mais grave é que vem de um MAGISTRADO, que tem a função de julgar demandas sobre o tema.

Enquanto partido político comprometido com a inclusão, iremos encaminhar ao nosso presidente @daniel.sampaiotourinho do @nacionalagir36 um pedido para que nossa instância maior vá ao @cnj_oficial buscando a suspeição do ministro em comento [sic] para que o mesmo seja IMPEDIDO de julgar causas que envolvam o tema, visto que o ponto de vista apresentado fere mortalmente o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Lei Berenice Piana.

Iremos também acionar a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB para que se posicione frente ao caso. Não vamos nos calar diante de tamanho absurdo!

Continue Lendo

Paraíba

Eleição para nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa acontece nesta terça-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deve acontecer nesta terça-feira (26/11). O pleito ocorre após a aprovação do projeto de resolução 303/2024, que modificou o Regimento Interno da Casa e instituiu uma nova eleição para a mesa.

A medida acontece após a Procuradoria-Geral da República (PGR) acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a reeleição antecipada do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) como presidente da Casa Legislativa seja oficialmente anulada para o biênio 2025/2026. Segundo a PGR, a antecipação da dita eleição fere “os princípios da alternância do poder político e da temporalidade dos mandatos”.

No entanto, o parlamentar acredita que não haverá surpresas na recondução da presidência da Assembleia e expressou confiança em eleição por unanimidade.

A permanência dos membros também tem aprovação do governador João Azevêdo (PSB). De acordo com o gestor, existe tranquilidade em relação ao tema, uma vez que, em reunião com o presidente da ALPB, já havia exposto o desejo de que a composição da Mesa Diretora continuasse da mesma forma.

 

Continue Lendo