Nos acompanhe

Paraíba

Rompa o ciclo da violência contra as mulheres! ALPB lança campanha e recebe apoio do TRE e DPE

Publicado

em

A Comissão de Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) iniciou, na tarde desta segunda-feira (04), uma série de visitas institucionais a órgãos púbicos do estado, como parte de um conjunto de atividades inseridas na campanha “Março Mulher – Rompa o Ciclo da Violência”. A comitiva formada pelas deputadas Camila Toscano, Silvia Benjamin e Dra. Paula, visitou a Defensoria Pública da Paraíba e Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), onde foram recepcionadas, respectivamente, pela defensora pública geral Madalena Abrantes, e pela desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti.

De acordo com a deputada Camila Toscano, presidente em exercício da Comissão, o grupo “desempenha papel fundamental na promoção do combate à violência contra as mulheres paraibanas, atuando para contribuir com o avanço da proteção de direitos e das conquistas femininas e, para tanto, necessário se faz estabelecer parcerias com as mais diversas entidades”.

Na oportunidade, a deputada Camila Toscano destacou que a ALPB  realizou uma coletânea de leis que resultaram num livro mostrando o quanto a Casa tem trabalhado em prol das mulheres paraibanas. “Mas, chegamos num momento em que talvez a legislação já seja pouco. As leis nós já temos, mas continua a violência continua crescendo. Então, houve uma reunião para que tivéssemos essa ideia da Comissão das Mulheres para fazer uma campanha verdadeira em cima das mulheres paraibanas e romper o ciclo de violência”, disse.

“Para que essa campanha tenha adesão das paraibanas é necessária a participação de outros poderes. E as nossas visitas às instituições como a Defensoria Pública e ao TRE são justamente para que tenhamos essa união de forças em prol dessa campanha, para que a gente tenha adesão das mulheres paraibanas para essa campanha”, acrescentou Camia Toscano.

A deputada Silvia Benjamin, que também integra a Comissão, lembrou as ações do Poder Legislativo, especialmente da bancada feminina na luta contra o Feminicídio e que resultaram em leis importantes para a defesa das mulheres. “Temos várias leia aprovadas e agora o que queremos é que elas sejam cumpridas. Que elas realmente sejam colocadas em prática e que contribuam para a quebra desse ciclo, para dar uma basta no Feminicídio. Nesse mês das mulheres, que é o mês que onde realmente tudo é mais voltado para a mulher. É um momento de conscientização, tanto para a mulher quanto para o homem. Por isso nós estamos fazendo os eventos dessa forma e com visitas à Defensoria Pública, ao Ministério Público, ao Poder Judiciário, nós tentarmos é mudar essa realidade que hoje nós temos”, observou a deputada.

A defensora pública geral Madalena Abrantes lembrou que a união se faz com apoio e que ninguém faz nada sozinho. Ela destacou o papel dessa rede de instituições na luta contra a violência contra a mulher: “O Legislativo é muito importante, como o Poder Judiciário, Ministério Público e Executivo também. A Defensoria acolhe essas pessoas”, declarou.

“Todo dia é o dia da mulher”, enfatiza a deputada Dra. Paula. Ela lembra que apesar de todos os esforços da sociedade, dos poderes e da Justiça, os números do Feminicídio ainda estão em crescimento e são muito tristes para o país. “Eu acho que precisamos educar a criança nas escolas para se combater o Feminicídio e a violência contra as mulheres. Então, esse é o nosso objetivo maior. Daqui para frente, não é fazer só campanhas no mês de março, mas todos os dias na escola. A criança, o menino, tem que aprender a respeitar a mulher”, ressaltou.

Para a desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, é preciso romper o ciclo da violência contra a mulher, da violência política de gênero, da violência dentro do lar, da violência nos locais sociais, da violência também nas profissões. “Quando a Assembleia Legislativa diz ‘Feminicídio Basta’, nós estamos dando um grito de alerta para que toda a população, não só das mulheres, mas dos homens, percebam que nós não podemos mais silenciar diante de décadas e décadas e décadas de injustiça contra a mulher”, afirmou.

Continue Lendo

Paraíba

Pardal: Campina Grande segue liderando o ranking de denúncias eleitorais na Paraíba; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Município de Campina Grande segue liderando no ranking de denúncias eleitorais na Paraíba. A informação foi confirmada através do Sistema Pardal da Justiça Eleitoral.

De acordo com os dados, referentes ao período da tarde desta sexta-feira (20/09), Campina lidera o ranking com 77 (setenta e uma) denúncias, seguida por João Pessoa (67), Bayeux (34) e Santa Rita (28).

Em se tratando de Estado, a Paraíba segue em 17º lugar com 536 (quinhentas e trinta e seis) denúncias. A Justiça Eleitoral já recebeu até o momento da publicação desta matéria um total de 48011 (quarenta e oito mil e onze) denúncias de todas as Regiões do Brasil.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira ranking:

Cidade Total
CAMPINA GRANDE 71
JOÃO PESSOA 65
BAYEUX 31
SANTA RITA 28
BARRA DE SANTA ROSA 15
MAMANGUAPE 15
MOGEIRO 14
CATOLÉ DO ROCHA 13
SERRA BRANCA 13
BORBOREMA 11
CABEDELO 9
BELÉM DO BREJO DO CRUZ 8
SOLEDADE 8

Continue Lendo

Paraíba

Pedro Cunha Lima confirma presença em agenda de campanha de Rúbia neste sábado; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ex-deputado federal e dirigente do PSDB na Paraíba, Pedro Cunha Lima, publicou vídeo nas redes sociais confirmando presença em compromisso de campanha deste sábado (21/09) da candidata à Prefeitura de Princesa Isabel, Rúbia Matuto (União Brasil).

O evento ocorrerá no comitê da prefeitável, localizado na Rua Coronel Marcolino Pereira Lima, e começa às 07h da manhã.

“Deixo aqui o convite para que você participe também, fortaleça esse movimento pela mudança que a cidade merece experimentar. A gente tem muita convicção que com Rúbia Princesa vai se desenvolver em um ritmo mais acelerado, vai ter um trabalho mais eficiente sendo entregue. Ela tá com muita disposição pra oferecer o seu melhor à cidade”, afirmou.

Rúbia disputa ao cargo de chefe do Executivo municipal pela oposição na coligação ‘Unidos por Princesa’ e tem Sidney Filho (PSDB) compondo a chapa na condição de vice.

Continue Lendo

Paraíba

João Pessoa recebe em outubro o show “Ela tá Correndo Atrás”, da humorista Bruna Louise

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A humorista Bruna Louise apresenta show “Ela Tá Correndo Atrás” no dia 19 de outubro, a partir das 19h, no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa. A apresentação conta com muitas piadas, improvisações e interações com o público.

Os ingressos podem ser comprados no site Ingresso Nacional e os preços variam entre R$40 e R$120.

Em ‘Ela tá correndo atrás’, Bruna Louise segue o seu propósito de fazer a plateia gargalhar, mas também empoderando e combatendo os preconceitos, julgamentos e escolhas que tentam fazer por ela. O objetivo da comediante é, cada vez mais, fazer o público deixar o teatro com a cabeça pensativa e a barriga doendo de tanto rir.

Veja mais:

Continue Lendo