A Prefeitura de Campina Grande realiza até o dia 8 de março a Semana da Mulher Campinense, que foi instituída pela Lei Municipal 7.879/2021 e que prevê ações da administração pública para as mulheres na primeira semana de março, juntamente à campanha Março Lilás, que tem como intuito sensibilizar para o diagnóstico precoce do câncer de colo do útero. O tema da semana e da campanha este ano é “Mulher Cuidada, Sociedade mais Forte”.
Nesta semana, diversas ações estão sendo realizadas, como monitoramento dos laboratórios responsáveis por realizar os exames, o lançamento do protocolo da Assistência de Enfermagem em Saúde das Mulheres e ações nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro POP com consultas de enfermagem com exame ginecológico para mulheres em situação de rua, além de expansão da oferta de mamografias por meio de contratualização com o Hospital HELP.
O câncer do colo do útero é uma das principais causas de morte entre as mulheres. Para realizar os exames citológicos, a Secretaria Municipal de Saúde já adquiriu 70 mesas ginecológicas e 150 focos para exames citológicos. Além disso, a Secretaria Municipal expandiu o procedimento de inserção de DIU para Policlínicas e distritos, que antes era feito apenas no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA).
Outra ação prevista é a intensificação do trabalho para garantir o acesso das mulheres em situação de vulnerabilidade social à distribuição de absorventes gratuitamente nas Farmácias Populares, por meio do programa “Dignidade Menstrual”. A Saúde, a Secretaria de Assistência Social, a Secretaria de Educação, a de Ciência e Tecnologia e o Procon Municipal estão trabalhando conjuntamente para garantir o acesso a este direito.
E, em breve, será lançado a unidade de prevenção Hospital de Amor em Campina Grande, que visa atender até 350 mulheres por dia para o diagnóstico precoce do câncer do colo do útero e do câncer de mama.