O artista plástico Maurílio Moreira Fondevila, que mora atualmente em Los Angeles, nos Estados Unidos, estará em João Pessoa, no Dia Internacional da Mulher, no Sesc Centro, para a exposição internacional DIVAS que homenageia mulheres icônicas, como Marilyn Monroe e Frida Kahlo, divas que marcaram épocas por sua ousadia, coragem e inovação.
Na Paraíba, ele homenageará a atriz Zezita Matos, a jornalista e apresentadora de TV Ceres Leão e a ex-líder sindical Margarida Maria Alves. “Mulheres de grande prestígio e importância dentro de suas áreas de atuação”, disse o artista.
A vernissage acontecerá no dia 8 de março só para convidados, data que se comemora o Dia Internacional da Mulher. A exposição é aberta ao público, com entrada gratuita, e acontecerá até o final de março, no Centro de Cultura, Arte e Esporte – Sesc Centro, em João Pessoa, das 9h as 17h. O ExpoSesc, considerado como um dos maiores projetos de artes visuais da Paraíba, é o grande incentivador e apoiador deste projeto.
Segundo Maurílio, a exposição traz obras com retratos que capturam sua essência, talento e personalidade. “Cada trabalho é um convite e uma oportunidade única de conhecer a história, as conquistas e os desafios dessas mulheres de destaque, que têm sido referências de empoderamento, criatividade e transformação social”, explica o artista.
PERFIL DAS HOMENAGEADAS
ZEZITA MATOS – Primeira Dama do Teatro Paraibano. Reconhecida nacionalmente nos palcos, na TV e na tela do cinema. Foi vencedora por duas vezes do prêmio “Melhor Atriz”. Com mais de 50 anos de carreira, tem em sua bagagem artística mais de 30 peças teatrais, mais de 10 filmes, além de participação em novelas. Dentre os trabalhos que realizou estão: “Vereda Tropical”, “Velho Chico”, “Onde Nascem os Fortes”, “Amor de Mãe”, “Olhos Azuis”, “Mãe e Filha”, “O Sertão Vai Vir ao Mar”, “Atmosfera”, O Alecrim e o Sonho”, entre outros.
CERES LEÃO – é jornalista, apresentadora do programa É Fashion, pela TV Master. É criadora do projeto Mulheres que Inspiram Mulheres, membro associada de Febtur/PB, membro do grupo Mulheres do Brasil, diretora da revista Fashion News por 18 anos e ex-associada do Fórum Mulheres de Negócios da Paraíba. Ao longo da sua carreira também organizou eventos, fez assessorias de imprensa, assinou várias revistas corporativas e já recebeu mais de 10 homenagens por sua dedicação e atuação profissional na área jornalística e artística.
MARGARIDA MARIA ALVES – Foi uma trabalhadora rural e uma das primeiras mulheres a exercer um cargo de direção sindical no país, através do qual defendeu os direitos humanos e trabalhistas dos trabalhadores do campo. Durante os 12 anos em que esteve à frente da presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, lutou contra a violência no campo, pelo fim da exploração dos camponeses e pela reforma agrária. A vida de Margarida foi interrompida brutalmente, em 12 de agosto de 1983, com um tiro de espingarda que atingiu seu rosto. O crime aconteceu na porta de sua casa, em frente à sua família, em Alagoa Grande, no Brejo da Paraíba.
O ARTISTA
MAURÍLIO MOREIRA FONDEVILA nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 14 de julho de 1965. Tudo começou quando ele era criança, com desenhos em papel rascunho e rabiscos nas paredes de casa. Em 1985, iniciou-se profissionalmente e seu primeiro quadro, o “Sagrado”, feito em acrílico 40×28 polegadas – obra surrealista, foi vendido em setembro de 1987 durante uma exposição no restaurante “La Grepia Galeria”, em Belo Horizonte.
A arte de Maurílio Fondevila caracteriza-se pela expressividade, pela cor e pela imaginação. Suas pinturas refletem sua visão pessoal do mundo, suas emoções e seus sonhos. Moreira utiliza diferentes técnicas e materiais, como óleo, acrílico, colagem e escultura. Seu estilo é variado, indo do surrealismo ao abstrato, passando pela figurativa e pop art. Participou de diversas exposições coletivas e individuais, no Brasil e no exterior.
EXPOSIÇÃO DIVAS:
Entrada gratuita
Dia: 9 a 31 de março de 2024.
Horário: das 9h as 17h
Local: SESC Centro
Rua: Desembargador Souto Maior, 281, Centro – João Pessoa