A semana do Audiovisual do Vale do Paraíba une dois festivais de cinema, o Cine das Almas, em sua segunda edição, e o Cine Paraíso, em sua sexta edição, nas cidades de Itabaiana e Juripiranga, respectivamente. Este ano, os festivais acontecem de 11 a 16 de março e, não apenas celebra a sétima arte, mas também homenageia o renomado ator, dramaturgo e diretor paraibano, Fernando Teixeira.
Juntos, os festivais irão trazer mostras de filmes, oficinas, debates e sessões ao ar livre – gratuitas e abertas ao público. Mas, além disso, os visitantes também poderão conhecer as simpáticas cidades que receberão os festivais, com sua rica cultura, história, gastronomia e belezas naturais.
Conexão cultural em Itabaiana — Conhecida como a “Rainha do Vale do Paraíba”, Itabaiana, onde acontece o Cine das Almas, conta com uma população de cerca de 24 mil habitantes e encanta os visitantes com suas fachadas arquitetônicas, a Ponte da Guarita, a imponente Igreja Matriz e as belezas do Rio Paraíba. Além disso, é berço de artistas notáveis como Zé da Luz poeta, Vladimir Carvalho cineasta itabaianense e Sivuca, do qual tirou da feira da cidade inspiração para a famosa canção feira de mangaio.
A padroeira da cidade é Nossa Senhora da Conceição, onde se comemora em dezembro. A cidade investe ainda em atividades de turismo. No artesanato, a cerâmica, renda e bordado se destacam.
Encanto em Juripiranga — Já a acolhedora Juripiranga, a apenas 50km de distância de João Pessoa, é conhecida pela hospitalidade de seu povo. Destaca-se na cultura popular com eventos como ciranda e festas tradicionais de rua, além do artesanato de trançado feito com palha de carnaúba.
Juripiranga reúne poucos trabalhos literários e algumas histórias, destacando-se apenas poetas populares como Ascendino da Costa Leite e Antonio Faustino. Sua padroeira é Nossa Senhora da Soledade, cuja festa religiosa é comemorada em setembro, mas a cidade também festeja o co-padroeiro, São Sebastião comemorado em fevereiro, sempre que possível antes do carnaval, em uma das festas mais tradicionais da região.
Ampliando experiências — A Semana do Audiovisual é um evento inédito, mas que vem ganhando força e reconhecimento com a união dos dois festivais. Além das exibições, os festivais proporcionam experiências participativas ao público. Uma oportunidade para os amantes da cultura, história e beleza natural mergulharem nas tradições locais, ao elevar o cenário audiovisual e fortalecer os laços comunitários. O Cine das Almas acontecerá na Taberna Cultural, um espaço de arte e cultura que funciona no antigo motor a diesel que gerava luz para a cidade. Já o Cine Paraíso acontecerá no Clube Municipal, um local com uma rica história de festividades tradicionais da cidade.
Confira imagens: