Nos acompanhe

Paraíba

Hortas da prefeitura produzem alimentos de qualidade e beneficiam entidades urbanas e rurais de CG

Publicado

em

O programa de hortas comunitárias idealizado, planejado e executado pela Secretaria de Agricultura (Seagri) da Prefeitura de Campina Grande vem sendo ampliado de forma substancial objetivando atender entidades filantrópicas, hospitais, escolas e creches nas áreas urbana e rural do Município.

Sob a orientação do prefeito Bruno Cunha Lima e a supervisão do secretário Renato Gadelha, da Agricultura, a Prefeitura continua investindo alto na proposta das hortas comunitárias, aumentando o número de unidades de produção e, consequentemente, beneficiando centenas de famílias que, direta ou indiretamente, estão envolvidas com as instituições alcançadas pelo programa de hortas tocado pela Seagri.

A Seagri vai além da implantação de unidades produtivas nas referidas instituições. Na medida em que os projetos se desenvolvem, engenheiros agrônomos e técnicos daquela Pasta conseguem envolver alunos, professores, famílias e as próprias comunidades na milenar arte do cultivo e da colheita de verduras, hortaliças, ervas medicinais, dentre outros, produzidos para consumo, com a certificação de um alimento 100% orgânico.

Segundo o secretário de Agricultura, Renato Gadelha, atualmente, a Seagri tem diversos projetos de hortas comunitárias em execução, sendo referência na produção de alimentos livres de pesticidas e agrotóxicos. “Aos cuidados dos nossos agrônomos e técnicos, temos o projeto hortas urbanas, que produz de forma continuada verduras, hortaliças legumes, ervas medicinais, dentre outros, em diversas casas filantrópicas da cidade, a exemplo da Casa da Criança Doutor João Moura, Casa do Menino, Instituto São Vicente de Paulo, Apae, além das parcerias com a Secretaria de Saúde e o Hospital Pedro I”, disse o auxiliar do prefeito Bruno Cunha Lima.

Além de atender a todas essas instituições, a iniciativa da Seagri já alcança outros pontos do Município, através do Projeto Plantar é Preciso, que atende e envolve agricultores da localidade de Lagoa de Dentro, no povoado Riacho dos Porcos, como também já cadastrou recentemente 22 famílias no assentamento Pequeno Richard, localizado no distrito de Catolé de Boa Vista.

Esse mesmo cadastramento também é feito nas localidades de  logradouro II, mais conhecido por Balaio de Gato, bem como  o desafio de produzir em uma área de 18 hectares no assentamento Venâncio Tomé de Araújo, que irá contemplar e mudar a vida de diversas famílias da zona rural.

Segundo o engenheiro agrônomo Herbert Donato, os referidos espaços comunitários têm como objetivo, além de fornecer um alimento de qualidade às famílias, entidades e localidades, também gerar recursos financeiros para as comunidades, pois, contribuem com a diminuição da pobreza, aumento de renda e segurança alimentar. “Tudo isso por meio da produção de alimentos saudáveis, por meio do trabalho voluntário, gerando benefícios físicos, mentais e sociais”, destacou.

Afora os benefícios levados à zona rural e seus habitantes, a Seagri em parceria com a Secretaria de Educação, também desenvolve o Projeto Plantar, que consiste na produção de hortas para 70 creches e escolas do Município. A parceria tem total apoio técnico e acompanhamento da engenheira agrícola e graduanda em Agronomia, Andrezza Maia, que recentemente, ao lado do secretário-adjunto de Agricultura, Josenildo Alves, o “Galego do Leite”, visitou o Centro Dia, serviço especializado de assistência social para atendimento às crianças com microcefalia, autismo e outras deficiências, como também suas famílias, para a implantação de uma horta orgânica e farmácia viva.

De acordo com o secretário Renato Gadelha, a Seagri vem desenvolvendo suas produções com as mais diversas hortaliças orgânicas, dentre as quais o coentro, alface, pimentão, cenoura, beterraba, berinjela, couve, couve flor, rúcula, brócolis, cebolinha, alho poró, batata doce, tomate cereja, quiabo, espinafre, acelga, pimenta de cheiro, repolho e outras. Todos os insumos utilizados no controle de pragas e doenças são naturais, extraídos de vegetais, além da utilização de esterco de gado curtido como adubo no solo e também o produto final da decomposição da compostagem.

Continue Lendo

Paraíba

Conselho Superior inicia processo de eleição para Defensor Público-Geral no biênio 2025/2027

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) deu início ao processo destinado à elaboração da lista tríplice para escolha do(a) Defensor(a) Público(a)-Geral no biênio 2025-2027. A Resolução nº 138/2024 – CSDP-PB, que edita as normas da eleição, e a Portaria nº 001/2024 – DPPB/CS, que constituiu a Comissão Eleitoral, já foram publicados no Diário Oficial Eletrônico da DPE nas edições de 8 e 11 de outubro, respectivamente.

A eleição acontecerá no dia 24 de janeiro de 2025, de forma presencial, nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos. Na Capital, a urna será instalada na Sede Administrativa da DPE-PB, no bairro de Tambiá. Já em Campina e Patos, os eleitores poderão se dirigir ao Núcleo Regional de Atendimento.

De acordo com a Resolução, os defensores só poderão votar na seção eleitoral em que forem registrados previamente. Para isso, será realizada uma consulta prévia entre os defensores para a escolha da seção.

De forma preventiva, a Resolução também estabelece que as eleições poderão ocorrer com urnas convencionais ou eletrônicas. Contudo, um convênio com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PB) já foi formalizado para a adoção de urnas eletrônicas na eleição.

O prazo de inscrição para os interessados em concorrer ao cargo de Defensor Público-Geral será divulgado em Edital de Convocação.

COMISSÃO – A organização da eleição será coordenada pela Comissão Eleitoral, que ficará responsável por regulamentar os procedimentos operacionais e resolver eventuais impugnações ou conflitos durante o processo.

A composição da Comissão Eleitoral foi definida por meio da Portaria nº 001/2024. O grupo será presidido pelo defensor Gerardo Lins Rabelo Sobrinho e contará com defensores designados para conduzir os trabalhos nas diferentes regiões. Entre eles estão Naiara Antunes Dela-Bianca, como secretária-geral, e José Alípio Bezerra de Melo e Claudio de Sousa Barreto, presidentes das mesas receptoras e apuradoras em Campina Grande e Patos, respectivamente.

Também compõem a Comissão Eleitoral Elisabeth Teles Pimentel (suplente da mesa em João Pessoa); Marise Pimentel Figueiredo Luna (mesária em Campina Grande); Gizelda Gonzaga de Moraes (suplente da mesa em Campina Grande; Fernanda Apolonio Nobrega (mesária em Patos); e Bruno Cavalcanti Pedote (suplente da mesa em Patos).

Continue Lendo

Paraíba

Operação conjunta identifica e apreende morador do Geisel que ameaçou “matar” Bolsonaro em JP; veja

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Polícia Civil, através de uma operação conjunta que envolveu a Unintelpol e a Delegacia de Crimes Cibernéticos (DECC), localizou, no bairro Ernesto Geisel, localizado na Zona Sul pessoense, um homem que utilizou a internet para postar “ameaças” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

A publicação feita foi denunciada pelo deputado federal paraibano Cabo Gilberto Silva (PL). logo após, a Polícia tomou providências, investigou, apreendeu o homem, o conduziu para prestar esclarecimentos na Delegacia e, logo depois, o liberou para responder processo em liberdade. R.S.S, de 43 anos, publicou a frase: “Bolsonaro vai ser morto agora na vinda dele aqui em João Pessoa; o atentado já está organizado, não vai escapar”.

A ameaça foi identificada durante a visita de Bolsonaro realizada na quinta-feira (17/10) em João Pessoa.

Continue Lendo

Paraíba

Destino Paraíba ganha destaque na imprensa nacional

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

capital paraibana, João Pessoa, ganhou destaque em uma extensa reportagem na Folha de São Paulo, ressaltando suas características únicas e encantadoras. Sob a assinatura da jornalista Priscila Carvalho, a matéria, intitulada “João Pessoa encanta com águas calmas, piscinas naturais e preço convidativo”, convida os leitores a redescobrir essa joia do Nordeste, com dicas sobre o que fazer na cidade.

Entre as belezas destacadas, estão as praias urbanas, como a de Tambaú, que encantam com sua infraestrutura de bares e restaurantes, oferecendo delícias típicas, especialmente pratos à base de frutos do mar. O icônico Farol do Cabo Branco e a Estação Ciência, projeto de Oscar Niemeyer, também são considerados paradas imperdíveis para os visitantes da cidade.

A reportagem enfatiza o prazer de caminhar pela orla, onde os visitantes podem encontrar também artesanato local e viver a cultura da cidade de perto. Além disso, o fato de João Pessoa ser o primeiro lugar onde o sol nasce primeiro nas Américas é uma experiência que não deve ser perdida, especialmente para os amantes do amanhecer.

As dicas não param por aí: o litoral sul, com suas praias como Tambaba — conhecida por ser uma das poucas praias de nudismo no Brasil — e outras como Tabatinga e Coqueirinho, são elogiadas por suas belezas naturais. No litoral norte, a ilha de Areia Vermelha e o famoso pôr do sol na Praia do Jacaré são descritos como experiências imperdíveis.

O presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, reforça o trabalho contínuo para dar mais visibilidade à Paraíba, colocando o estado em evidência e fazendo com que os turistas reconheçam a região como um destino com atrativos únicos e de boa qualidade de vida. “Além disso, ao divulgar a Paraíba, a reportagem estimula a venda de pacotes turísticos, o que fortalece a economia local e amplia as oportunidades de negócios para o setor”.

Rosália Lucas, secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba comenta sobre a reportagem: “Estamos muito felizes com os destaques que a Paraíba tem recebido na mídia nacional e Internacional. Continuaremos trabalhando para que mais pessoas descubram e se encantem com nossa capital.”

Confira imagem:

Continue Lendo