O programa de hortas comunitárias idealizado, planejado e executado pela Secretaria de Agricultura (Seagri) da Prefeitura de Campina Grande vem sendo ampliado de forma substancial objetivando atender entidades filantrópicas, hospitais, escolas e creches nas áreas urbana e rural do Município.
Sob a orientação do prefeito Bruno Cunha Lima e a supervisão do secretário Renato Gadelha, da Agricultura, a Prefeitura continua investindo alto na proposta das hortas comunitárias, aumentando o número de unidades de produção e, consequentemente, beneficiando centenas de famílias que, direta ou indiretamente, estão envolvidas com as instituições alcançadas pelo programa de hortas tocado pela Seagri.
A Seagri vai além da implantação de unidades produtivas nas referidas instituições. Na medida em que os projetos se desenvolvem, engenheiros agrônomos e técnicos daquela Pasta conseguem envolver alunos, professores, famílias e as próprias comunidades na milenar arte do cultivo e da colheita de verduras, hortaliças, ervas medicinais, dentre outros, produzidos para consumo, com a certificação de um alimento 100% orgânico.
Segundo o secretário de Agricultura, Renato Gadelha, atualmente, a Seagri tem diversos projetos de hortas comunitárias em execução, sendo referência na produção de alimentos livres de pesticidas e agrotóxicos. “Aos cuidados dos nossos agrônomos e técnicos, temos o projeto hortas urbanas, que produz de forma continuada verduras, hortaliças legumes, ervas medicinais, dentre outros, em diversas casas filantrópicas da cidade, a exemplo da Casa da Criança Doutor João Moura, Casa do Menino, Instituto São Vicente de Paulo, Apae, além das parcerias com a Secretaria de Saúde e o Hospital Pedro I”, disse o auxiliar do prefeito Bruno Cunha Lima.
Além de atender a todas essas instituições, a iniciativa da Seagri já alcança outros pontos do Município, através do Projeto Plantar é Preciso, que atende e envolve agricultores da localidade de Lagoa de Dentro, no povoado Riacho dos Porcos, como também já cadastrou recentemente 22 famílias no assentamento Pequeno Richard, localizado no distrito de Catolé de Boa Vista.
Esse mesmo cadastramento também é feito nas localidades de logradouro II, mais conhecido por Balaio de Gato, bem como o desafio de produzir em uma área de 18 hectares no assentamento Venâncio Tomé de Araújo, que irá contemplar e mudar a vida de diversas famílias da zona rural.
Segundo o engenheiro agrônomo Herbert Donato, os referidos espaços comunitários têm como objetivo, além de fornecer um alimento de qualidade às famílias, entidades e localidades, também gerar recursos financeiros para as comunidades, pois, contribuem com a diminuição da pobreza, aumento de renda e segurança alimentar. “Tudo isso por meio da produção de alimentos saudáveis, por meio do trabalho voluntário, gerando benefícios físicos, mentais e sociais”, destacou.
Afora os benefícios levados à zona rural e seus habitantes, a Seagri em parceria com a Secretaria de Educação, também desenvolve o Projeto Plantar, que consiste na produção de hortas para 70 creches e escolas do Município. A parceria tem total apoio técnico e acompanhamento da engenheira agrícola e graduanda em Agronomia, Andrezza Maia, que recentemente, ao lado do secretário-adjunto de Agricultura, Josenildo Alves, o “Galego do Leite”, visitou o Centro Dia, serviço especializado de assistência social para atendimento às crianças com microcefalia, autismo e outras deficiências, como também suas famílias, para a implantação de uma horta orgânica e farmácia viva.
De acordo com o secretário Renato Gadelha, a Seagri vem desenvolvendo suas produções com as mais diversas hortaliças orgânicas, dentre as quais o coentro, alface, pimentão, cenoura, beterraba, berinjela, couve, couve flor, rúcula, brócolis, cebolinha, alho poró, batata doce, tomate cereja, quiabo, espinafre, acelga, pimenta de cheiro, repolho e outras. Todos os insumos utilizados no controle de pragas e doenças são naturais, extraídos de vegetais, além da utilização de esterco de gado curtido como adubo no solo e também o produto final da decomposição da compostagem.