Nos acompanhe

Negócios

Abusos: empresas de telemarketing desrespeitam a Lei e assediam consumidores no Estado da Paraíba

Publicado

em

Os consumidores do Estado da Paraíba relatam episódios constantes de desrespeito e abuso por parte das empresas que telemarketing que burlam a Lei e fazem até 50 (cinquenta) ligações ao dia para um mesmo número telefônico, atrapalhando a rotina, irritando e afastando o próprio consumidor.

A situação, já encarada como fenômeno, recebeu o nome de “telemarketing abusivo“, tradução para essas insistentes chamadas que, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), são oriundas de empresas que realizam cerca de 100 mil ligações por dia por meio de robôs (robocalls), que ligam automaticamente para o contato.

Ainda de acordo com a Anatel, sem qualquer efetividade para o consumidor, esse tipo de abordagem tem por objetivo averiguar se o número existe e está sendo utilizado por alguém, para posteriormente a empresa ligar oferecendo produtos, serviços ou realizar cobranças.

Reclamações

A redação do @portaldacapital recebe constantemente diversos depoimentos de consumidores paraibanos insatisfeitos e irritados com o que já chamam de “assédio” que estaria sendo praticado pelas empresas de telemarketing uma vez que as ligações são feitas, de modo insistente, para celulares e até para aparelhos fixos.

Outras informações de populares vítimas desse tipo de importunação ainda dão conta da existência de uma espécie de “bug” no sistema das empresas de telemarketing uma vez que elas ligam diversas vezes para um mesmo número mas, não conseguem completar a ligação.

Já irritada, atendo ao telefone, mas, ou ninguém fala, ou fica mudo, ou dá sinal de que a linha caiu“, disse uma consumidora que prefere não ser identificada.

Providências

O Ministério da Justiça, ainda no ano de 2022, anunciou a suspensão por tempo indeterminado das atividades de cerca de 180 empresas do setor de telemarketing, principalmente ligadas a bancos e instituições financeiras.

A medida cautelar determinava a suspensão dos serviços do telemarketing ativo abusivo em todo o país que visasse o contato com o cliente para oferta de produtos ou serviços sem o prévio consentimento do consumidor. Entre janeiro de 2019 e junho de 2022, o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor já havia registrado milhares de reclamações de consumidores contra telemarketing abusivo.

A medida porém, não surtiu efeito, uma vez que, de lá para cá, o problema tem aumentado exponencialmente e com um raio de alcance cada vez maior dentre os consumidores.

Paraíba

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP), há cinco anos, em 2019, comprovava que o abuso já era prática das empresas de telemarketing, tanto que, à época, cadastrou 1,1 mil consumidores que desejavam bloquear o recebimento de ligações de telemarketing não autorizadas através do site proconjp.pb.gov.br.

O Procon-JP, à época, ainda editou uma Nota Técnica 001/2019, regulando a criação do cadastro, baseada na lei estadual 8.841/2009 que tinha como objetivo principal “impedir que as empresas de telemarketing ou os estabelecimentos que se utilizam desse serviço efetuem ligações telefônicas não-autorizadas para os consumidores nele inscritos“.

Omissão

Apesar de todas as reclamações e providências, o problema insiste e persiste, aumentando, inclusive, numa proporção que parece invalidar o poder das autoridades competentes que não conseguem resolver a situação e passam a imagem de “omissas” diante do infortúnio crescente.

‘Não Me perturbe’

O ‘Não Me Perturbe’ é uma lista nacional para quem não deseja receber ligações de telemarketing de empresas cadastradas dos setores de telecomunicações e instituições financeiras (operações de empréstimo consignado e cartão de crédito consignado bancário). Até agosto de 2022, 5,7 milhões de usuários já tinham se cadastrado na esperança de não mais serem alvos dos assédios das empresas de telemarketing.

A ferramenta, porém, parece não mais funcionar, uma vez que diversos consumidores que cadastraram os respectivos números telefônicos na lista seguem enfrentando o problema, de modo reiterado, com o passar dos anos.

A promessa era a de que em até 30 dias depois da solicitação de cadastramento, o consumidor não mais receberia ligações para a oferta de:

  • serviços de telefonia fixa, telefonia móvel, banda larga e TV por assinatura das prestadoras participantes: Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo; e empréstimo consignado e cartão de crédito consignado, das instituições financeiras participantes: Agibank, BMG, BRB, BV, Banco Alfa, Banco C6 Consignado, Banco Master, Banco do Brasil, Bancoob, Banpará, Banrisul, Bradesco, Bradesco Financiamentos, CCB Brasil, CCB Brasil Financeira, Caixa, Cetelem, Daycoval, Digio, Facta Financeira, Financeira Alfa, Inter, Itaú Consignado, Itaú-Unibanco, Mercantil do Brasil, Mercantil do Brasil Financeira, PAN, Paraná Banco, Safra, Santander / Olé, Sicredi, Zema Financeira.

Continue Lendo

Negócios

Instituto Assaí oferece curso presencial gratuito sobre Gestão de Negócios em Cabedelo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Brasil registrou o maior número de aberturas de pequenos negócios do ano em julho de 2024, totalizando quase 378 mil novas empresas e somando 2,8 milhões ao longo do ano, conforme dados do Sebrae. Esses números incluem microempreendedores individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte. Na Paraíba, existem 254,6 mil pequenos negócios (Sebrae/PB), que fortalecem a economia e geram novas oportunidades. Para garantir o desenvolvimento e o sucesso de micro e pequenos(as) empreendedores(as), é fundamental investir em capacitação. Com o objetivo de promover oportunidades e caminhos de prosperidade para as comunidades onde possui lojas, o Assaí Atacadista, por meio do Instituto Assaí, abre inscrições para um curso presencial gratuito, destinado a empreendedores(as) de Cabedelo e região, contribuindo ativamente para o desenvolvimento de seus negócios.

Presente na Paraíba desde 2012, o Atacadista conta atualmente com cinco lojas no estado, reconhecendo o público empreendedor como uma parte importante de sua clientela. Com a premissa de apoiar empreendedores(as) do ramo alimentício, o Instituto Assaí realizará, nos dias 29, 30 e 31 de outubro, na loja do Assaí Cabedelo, inaugurada em 2021 na Rodovia BR-230, o curso presencial gratuito “Gestão de Negócio” para empreendedores(as) do setor alimentício.

Com conteúdo prático, o curso contará com três encontros, totalizando 12 horas de carga horária divididas entre os três dias. Serão oferecidas duas turmas por dia, com 35 vagas em cada uma, nos turnos das 8h às 12h e das 14h às 18h. Ao longo das aulas, os participantes participarão de vivências, debates, discussões em grupo, atividades práticas e receberão feedback. Essas técnicas têm como objetivo trabalhar questões intra e interpessoais, levando os(as) participantes à reflexão e à iniciativa de resolver problemas relacionados ao seu empreendimento e a si mesmos. A formação, com metodologia personalizada, foi elaborada e será aplicada pela Aliança Empreendedora, e visa contribuir para a autopercepção empreendedora e o desenvolvimento das competências necessárias, oferecendo conteúdos, dicas e ferramentas que auxiliarão o(a) empreendedor(a) a aprimorar a gestão do seu negócio, especificamente no setor alimentício. O curso é gratuito e destinado a micro e pequenos(as) empreendedores(as) de alimentação que já possuam um empreendimento, mesmo que informal.

Os(as) interessados(as) devem se inscrever pelo link: https://www.academiaassai.com.br/curso-presencial-cabedelo até o dia 24 de outubro. São 35 vagas por turma, com inscrições por ordem de chegada. As pessoas que concluírem o curso receberão um certificado de participação.

Continue Lendo

Negócios

Terapias especiais: novas clínicas da Unimed JP têm capacidade para atender mais de mil clientes

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

“O nosso usuário tem que ser assistido com a melhor qualificação técnica e a nossa motivação está em dar o devido respeito e valor a quem coloca o seu bem mais precioso em nossas mãos, que é a vida”. A declaração foi dada pelo presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Lisboa Ramalho, terça-feira (15), durante a inauguração de duas modernas clínicas especializadas em síndromes e patologias do neurodesenvolvimento: a Unintegra Torre e a Unintegra Praça da Independência.

Juntas, as novas unidades têm capacidade para atender mais de mil clientes, com assistência multidisciplinar de profissionais especializados no método ABA e outras terapias complementares relacionadas ao atendimento do público-alvo. Elas vão oferecer acompanhamento individualizado de maneira integral para os pacientes e suas famílias e fazem parte dos projetos de expansão da rede própria da Unimed João pessoa.

O presidente Gualter Ramalho informou que as duas unidades da Unintegra resultam de um esforço da gestão da Unimed JP e dos profissionais envolvidos em proporcionar assistência de excelência e humanizada. “Essa é a essência da Unimed: acolher, cuidar de vidas, se solidarizar e fazer parte da rede de apoio a esses pacientes”, destacou. A unidade Torre já está funcionando; a Unintegra Praça da Independência começará os atendimentos em novembro.

Para o presidente da Unimed do Brasil, Omar Abujamra Júnior, que veio a João Pessoa para uma série de eventos realizados pela Unimed JP, a assistência e a estrutura das clínicas vão contribuir para o melhor desenvolvimento das crianças e adolescentes. “Esse serviço tão completo nos deixa contentes em levar o nome da Unimed com essa qualidade de atendimento. Aqui percebo que será feito o cuidado integral da saúde desses pacientes e dos seus familiares”, disse.

ATENDIMENTO HUMANIZADO

Desde a idealização até a execução do projeto das clínicas Unintegra, a proposta da Unimed JP é promover a saúde e a assistência integral aos pacientes. “Trata-se de um projeto humanizado, focado na criança e no adolescente, na família e nos nossos profissionais. Sabemos que os desafios serão diários e de muita responsabilidade, porém, não pode faltar amor e empatia”, disse a gestora médica das clínicas, Fátima Oliveira.

O diretor de Provimento de Saúde da Unimed JP, Ricardo Queiroga, pasta responsável pelas clínicas, lembrou que o investimento reflete a preocupação da Unimed JP em oferecer a melhor assistência aos seus beneficiários na rede própria. “É a concretização de um sonho da gestão que tem pautado na primarização (abertura de unidades próprias) de alguns serviços. Esse projeto vem, principalmente, para balizar a qualidade do atendimento dos nossos usuários”, afirmou.

A inauguração das clínicas foi dividida em dois momentos. Pela manhã, em um evento interno, o presidente Gualter Lisboa Ramalho inaugurou a Unintegra Torre. O pequeno José Heitor Amaral de Carvalho Palmeira, que já é atendido na clínica, “ajudou” no descerramento da placa de inauguração. À tarde, houve a inauguração da Unintegra Praça da Independência, que contou com vários convidados. Entre eles, além de Omar Abujamra, também estavam o assessor jurídico da Unimed do Brasil, Jeber Juabre Junior; o presidente da Unimed Campina Grande, Francisco Vieira; a superintendente de Redes da Unimed João Pessoa, Ana Luiza Ferreira; além de empresários, imprensa, políticos, parceiros e clientes corporativos da Unimed JP.

DIA DE INAUGURAÇÕES

Durante todo o dia de ontem, além da inauguração das clínicas Unintegra, a Unimed João Pessoa realizou uma série de eventos dentro da programação que está realizado em conjunto com as entidades médicas paraibanas para comemorar o Dia do Médico, 18 de outubro.

Ao meio-dia, foi realizado um almoço para celebrar a assinatura das escrituras dos terrenos inclusos na permuta feita entre a Unimed JP e o governo do Estado. O presidente Gualter Ramalho recebeu o governador João Azevêdo; o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino; e diversas outras autoridades e médicos que contribuíram para o projeto.

No final da tarde, o último evento foi a inauguração da Casa do Cooperado, setor de atendimento aos médicos da Unimed JP, que agora ganhou uma estrutura própria. No mesmo prédio da Casa do Cooperado, no primeiro andar, foram inauguradas as novas instalações da Unimed Federação Paraíba, instituição que reúne as cinco Unimeds da Paraíba (João Pessoa, Campina Grande, Patos, Souza e Cajazeiras).

Continue Lendo

Negócios

Ville Wine Fest: João Pessoa sediará um dos maiores eventos que celebra a cultura do vinho

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

João Pessoa será palco para um importante festival gastronômico que promove a cultura do vinho. O Ville Wine Fest, que ocorrerá no próximo dia 25 deste mês de outubro, irá contar com mais de 50 rótulos de vinhos de 15 países distintos vão compor a carta oferecida pelo festival. O evento será no Ville des Plantes, em João Pessoa, a partir das 18h30, e reúne o melhor do mundo dos vinhos com uma experiência gastronômica única, além de atrações culturais.

De acordo com a sommelière Manu Vilhena, especialista com quase dez anos de experiência e responsável pela curadoria dos vinhos do festival, a principal preocupação ao escolher os rótulos foi oferecer ao público pessoense uma variedade que possa abranger culturas e localidades diversas, ampliando o acesso das pessoas a vinhos de diferentes sabores, texturas e histórias.

“A minha principal preocupação – além, claro, da qualidade dos rótulos escolhidos – foi em variar e diversificar os vinhos que serão ofertados ao longo do festival – não apenas em relação às uvas, como também às regiões onde eles foram produzidos”, explica.

O Ville Wine Fest conta, até o momento, com cinco fornecedores confirmados, que irão garantir a oferta de mais de 50 rótulos da bebida aos participantes do festival. “São vinhos das mais variadas uvas, tipos e propostas. Esperamos, assim, colocar João Pessoa definitivamente na rota dos grandes eventos enogastronômicos”, acrescenta Malu Vilhena.

Ville Wine Fest

Além do open bar de vinhos, cada ingresso para o Ville Wine Fest dará direito também a dois vouchers de menus exclusivos, que poderão ser usados em duas das  operações gastronômicas do  Ville des Plantes. Além disso, ao longo da noite haverá a apresentação de DJs e dos grupos Funkeira e Trio Brizza.

“O Ville Wine Fest é uma festa, um evento contagiante que une as pessoas que buscam novas opções de entretenimento. O Ville des Plantes já tem uma atmosfera e uma estrutura que promove o encontro e a alegria, recebendo Pessoenses e turistas de todo o Brasil”, comenta Gilberto Neszlinger, organizador do festival.

Os ingressos para o festival já estão disponíveis e podem ser adquiridos a partir do link https://www.ingressonacional.com.br/evento/28985/ville-wine-fest, ou presencialmente no restaurante Moman e na Abô Café, localizados no Ville des Plantes. Com valores a partir de R$ 390 mais taxas de serviço, as entradas abrangem as categorias inteira, meia e ingresso social.

SERVIÇO
Ville Wine Fest
Data: 25 de outubro, das 18h30 às 23 horas
Local: Ville des Plantes
Início das Vendas: 04 de setembro, a partir das 18 horas
Valores (1º lote): R$ 390 (Meia), R$ 400 (Social, com doação de 1 quilo de alimento), R$ 780 (Inteira)

Continue Lendo