Nos acompanhe

Notícias

Autoridades comentam o papel das parcerias público-privadas em benefício da população

Publicado

em

As parcerias público-privadas são uma das principais alternativas buscadas pelas autoridades para beneficiar a população e evitar gastos para os cofres públicos. Um exemplo da importância desse tipo de união ocorreu este mês com a entrega da nova Escola Cidadã Integral Técnica Professor Raul Córdula (ECIT), no bairro da Torre, que foi construída por meio de uma parceria entre a Unimed João Pessoa e o governo do estado, com permuta de dois terrenos aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa da Paraíba.

A área onde funcionava a antiga Escola Raul Córdula ficou com a Unimed JP para expandir seus serviços próprios. Em contrapartida, a Cooperativa construiu, em um terreno que era próprio, uma escola estadual modelo, com toda a infraestrutura necessária para o funcionamento.

As autoridades que participaram da entrega do novo prédio da Unimed JP para o governo do estado, no último dia 25, destacaram a importância da parceria entre as instituições privadas e o poder público. “O que vimos aqui é uma parceira que eu chamo de inteligente e de resultado. Isso demostra que quando a sociedade e o poder público agem juntos, com esse senso de comunidade, dá mais do que certo”, declarou o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, que durante o evento recebeu, da Unimed João Pessoa, a medalha Mérito de Saúde por ser um entusiasta e defensor do cooperativismo na Câmara Federal.

Cidadania e compromisso – O cooperativismo, a transformação e o desenvolvimento socioeconômico foram evidenciados pelas autoridades ao falarem da parceria. O presidente da Unimed do Brasil, Omar Abujamra, considerou a entrega da nova escola um ato de cidadania, que mostrou o compromisso da Unimed JP com a comunidade. “Essa parceria entre a Unimed JP e o governo do estado para viabilizar essa grande obra evidencia nosso potencial de transformação. Quando somamos esforços para promover o desenvolvimento social e econômico genuíno, mostramos a essência do cooperativismo, a qual é o interesse e a participação ativa na vida da comunidade, a crença do fazer juntos de forma plural e solidária”, ressaltou.

Para sair do papel e se tornar realidade, a parceria entre a Unimed JP e o governo do estado foi construída por muitas mãos. Uma delas foi a da senadora Daniella Ribeiro. “Essa parceria diz muito para todos nós e espero que a nossa Paraíba possa vivenciar outros momentos frutíferos como esse, com novas parcerias envolvendo o setor privado. Fico feliz por ter feito parte das articulações entre legislativo, executivo e cooperativa, que proporcionaram melhorias à educação e saúde dos paraibanos”, afirmou a parlamentar.

O cardiologista Fábio Jatene, do Instituto do Coração de São Paulo (Incor), que participou da solenidade, disse que a parceria entre a Unimed JP e o governo foi muito importante para o desenvolvimento da educação e da saúde da Paraíba. “Nós precisamos de parcerias como essa, para que mais projetos possam ser desenvolvidos e ajudem mais pessoas na educação, na saúde”, salientou o cardiologista. Na ocasião, ele assinou um acordo de cooperação mútua entre o Incor e a Unimed JP.

Sobre a escola – A Escola Cidadã Integral Técnica Professor Raul Córdula (ECIT) entregue pela Unimed JP é uma das mais modernas da rede estadual e vai beneficiar 380 estudantes, 60 a mais do que no colégio anterior, incluindo alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio e do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O prédio, que foi construído em um novo conceito de sustentabilidade, acessibilidade e ensino, conta com 11 salas de aulas, além de laboratórios, quadra poliesportiva coberta, salas multifuncionais, refeitório climatizado, área de lazer ampliada. Outro destaque do projeto é a acessibilidade, com elevadores e todas as necessidades atendidas para garantir o acesso de pessoas com deficiência. Com energia solar e coleta seletiva, o espaço promove a sustentabilidade ambiental.

Confira imagens:

 

Continue Lendo

Negócios

Ninguém Dirá que é Tarde Demais: espetáculo com Arlete Salles ocorre este fim de semana em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após protagonizar a novela da Globo ‘Família É Tudo’, Arlete Salles volta aos palcos em turnê com o espetáculo ‘Ninguém Dirá que é Tarde Demais’. O evento chega em João Pessoa fim de semana (dias 22, 23 e 24 de novembro), com apresentações no Teatro Paulo Pontes.

Sucesso de público, visto por mais de 300 mil pessoas nas temporadas presenciais e online, o espetáculo tem emocionado a plateia por onde passa.

Na comédia, Luiza (Arlete Salles) e Felipe (Edwin Luisi) são vizinhos de prédio que se detestam. Sem conhecerem a identidade do outro, acabam se encontrando na rua e algo de inusitado acontece.

O texto original é de autoria de Pedro Medina, neto de Arlete, com quem contracena no espetáculo. A direção é de Amir Haddad. Além de Pedro, Alexandre Barbalho, filho da atriz, e o amigo Edwin Luisi, que acumula diversos prêmios em teatro durante seus mais de 50 anos de carreir, a também estão no elenco.

Idealizado pelos produtores Rose Dalney, Túlio Rivadávia e Marcio Sam, a leve e divertida comédia pode estar em cartaz perto de você.

Clique nesse link e saiba mais sobre as datas

Continue Lendo

Paraíba

Eleição para nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa acontece nesta terça-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deve acontecer nesta terça-feira (26/11). O pleito ocorre após a aprovação do projeto de resolução 303/2024, que modificou o Regimento Interno da Casa e instituiu uma nova eleição para a mesa.

A medida acontece após a Procuradoria-Geral da República (PGR) acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a reeleição antecipada do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) como presidente da Casa Legislativa seja oficialmente anulada para o biênio 2025/2026. Segundo a PGR, a antecipação da dita eleição fere “os princípios da alternância do poder político e da temporalidade dos mandatos”.

No entanto, o parlamentar acredita que não haverá surpresas na recondução da presidência da Assembleia e expressou confiança em eleição por unanimidade.

A permanência dos membros também tem aprovação do governador João Azevêdo (PSB). De acordo com o gestor, existe tranquilidade em relação ao tema, uma vez que, em reunião com o presidente da ALPB, já havia exposto o desejo de que a composição da Mesa Diretora continuasse da mesma forma.

 

Continue Lendo

Paraíba

Maior evento religioso da PB, Romaria da Penha ocorre neste sábado e deve reunir milhares de fiéis

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A tradicional Romaria da Penha, maior evento religioso do Estado, acontece neste sábado (23/11) em João Pessoa. Em um percurso de caminha com extensão de 14 quilômetros, milhares de fiéis participarão da 261ª edição da festa, que tem como tema “Senhora da Penha, porque ‘somos todos irmãos’, ajudai-nos a viver a fraternidade e a amizade social”.

Programação

Os eventos começam às 16h30, com a Carreata de Nossa Senhora da Penha. A imagem da santa será conduzida do Santuário da Penha, localizado no bairro da Penha, até a Igreja Nossa Senhora de Lourdes*, no Centro da cidade.

A Romaria tem início às 22h, partindo da Igreja de Lourdes em direção ao Santuário da Penha. A caminhada, que atrai devotos de diversas cidades e estados, deve terminar por volta das 3h30, com a celebração de uma missa campal presidida pelo arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson.

Caminhada de fé

A Romaria da Penha é uma manifestação de fé que atrai pessoas de todas as idades, reunindo famílias, grupos de oração e comunidades paroquiais. Os fiéis caminham em oração e cânticos, muitos carregando velas ou imagens da santa, criando um ambiente de emoção e devoção.

O evento, que acontece há décadas, é considerado uma das maiores expressões de religiosidade popular do país e celebra a intercessão de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Santuário e símbolo de proteção para os fiéis.

Continue Lendo