Nos acompanhe

Paraíba

João Azevêdo confirma sétima edição do Festival de Música da Paraíba para maio e junho

Publicado

em

O maior evento da música autoral paraibana, o Festival de Música da Paraíba acontecerá entre os meses de maio e junho de 2024. O anúncio oficial foi feito nesta segunda-feira (29) pelo governador João Azevêdo, durante o programa semanal Conversa com o Governador, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara.

“Mais um Festival e não tenho dúvida que será outro grande sucesso. Espero que seja tão grande como foram os outros Festivais. O Festival é a cereja do bolo musical paraibano a cada ano”, ressaltou o governador, que anunciou uma novidade para este ano: a ampliação dos homenageados.

Tradicionalmente, nas seis edições anteriores, foram realizadas homenagens a grandes nomes da música paraibana. Zabé da Loca, Jackson do Pandeiro, Sivuca, Marinês, Genival Macedo e Zé do Norte foram, nesta ordem os artistas que tiveram suas carreiras celebradas até aqui. Este ano o evento revisitará a carreira e obra do compositor José Marcolino, paraibano de Sumé, quando a cidade ainda era distrito e se chamava São Tomé. E contará também com a surpresa de homenagear um artista em vida. O anúncio do nome será feito em breve pelo próprio governador João Azevêdo.

“Quem nunca dançou, se embalou ao som de ‘Sala de Reboco’?”, perguntou João Azevêdo ao anunciar o homenageado. É do caririzeiro Zé Marcolino este que é um dos maiores clássicos do Mestre Luiz Gonzaga, talvez um dos maiores símbolos do forró.

A sétima edição do Festival de Música da Paraíba terá inscrições abertas no dia 6 de fevereiro, se estendendo por 30 dias, até 6 de março. As informações completas sobre o 7º Festival de Música da Paraíba podem ser conferidas, nos próximos dias, no edital que será publicado no Diário Oficial da União.

As eliminatórias, como tem sido tradição no evento, ocorrerão na cidade de origem do homenageado (Sumé), nos dias 31 de maio e 1º de junho. Já a finalíssima está prevista para ocorrer no dia 8 de junho, no Teatro de Arena do Espaço Cultural, em João Pessoa.

Estrutura – O Festival de Música da Paraíba 2024 vai disponibilizar R$ 30 mil em premiações distribuídas em cinco categorias: 1º lugar; 2º lugar; 3º lugar; Melhor intérprete; Votação popular (internet).

Serão 30 selecionados para a fase eliminatória e 14 para a finalíssima. Todo o trabalho de escolha dos classificados é feito por jurados independentes, especialistas em música e de outros estados.

História – O Festival de Música da Paraíba é a maior vitrine da música autoral paraibana. Transmitido por streaming e rádio tem alcance ilimitado e serve como um grande vetor para escoar e amplificar a arte produzida no estado.

Nas seis edições anteriores o Festival de Música da Paraíba teve mais de 1.200 músicas inéditas inscritas e quase 200 apresentações destas ao vivo, entre eliminatórias e finais. Já foram distribuídos mais de R$ 150 mil em prêmios.

O evento é uma realização intersetorial do Governo da Paraíba, envolvendo a Empresa Paraibana de Comunicação, Fundação Espaço Cultural da Paraíba e Secretaria de Estado da Comunicação Institucional.

Continue Lendo

Paraíba

Republicanos da Paraíba anunciam apoio à reeleição do vereador Dinho na Câmara de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Partido Republicanos da Paraíba, sob a coordenação estadual e municipal dos deputados federais Hugo Motta e Wilson Santiago, declarou apoio à reeleição do vereador Dinho para a presidência da Câmara de Vereadores de João Pessoa, para o biênio 2025/2026. A reunião contou com a presença de vereadores do partido e outras lideranças locais.

Durante o encontro, os vereadores Marcílio do HBE, Marmuthe, Mikika Leitão, Toinho Pé de Aço e Valdir Trindade se reuniram com Dinho para discutir estratégias e fortalecer o compromisso do partido em torno da sua candidatura. O secretário executivo de Turismo de João Pessoa e tesoureiro estadual do Republicanos, Luiz Júnior, que representou o presidente Hugo Motta, também participou da reunião, reforçando a união do partido em prol da reeleição do vereador.

Luiz Júnior destacou a importância da continuidade da liderança de Dinho na Câmara. “Ele tem demonstrado um trabalho exemplar na gestão e é fundamental que tenhamos uma voz forte e comprometida à frente da Câmara Municipal”, afirmou o secretário.

Dinho expressou sua gratidão pelo apoio dos colegas e reafirmou seu compromisso em continuar promovendo ações que beneficiem a população. “Juntos, podemos avançar ainda mais em projetos que melhorem a vida dos cidadãos de João Pessoa”, declarou o vereador.

O apoio do Republicanos é visto como um passo estratégico nas articulações políticas para as eleições da presidência da Câmara, que ocorrerão no início do próximo ano. Com uma base sólida e unida, Dinho se posiciona como um forte candidato à reeleição.

A expectativa é que essa aliança fortaleça não apenas a candidatura de Dinho, mas também a atuação do Republicanos na Câmara Municipal, contribuindo para um ambiente político mais colaborativo e voltado para as necessidades da população.

Continue Lendo

Paraíba

Victor Hugo é o novo presidente do PSOL-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após indicação da Tese da Primavera Socialista inscrita no VIII Congresso Estadual do PSOL-PB, Victor Hugo foi registrado pela Direção Nacional PSOL como novo presidente da legenda na Paraíba.

Além do novo presidente ainda foram registrados outros seis nomes para ocupar os cargos vagos desde abril de 2024: Ednaldo Mendes, Diego Nobre, Lúcio Flávio, Mônica Vilaça, Simone Elizabeth e Tárcio Teixeira.

Victor Hugo é ex-presidente do Sindifisco-PB, coordenou o Fórum dos Servidores da Paraíba e foi o candidato a prefeito de João Pessoa mais votado pelo PSOL, Victor entende que assume a Presidência do partido em um difícil momento da conjuntura política da Paraíba, mas afirma: “é um desafio que assumo por saber que é uma tarefa coletiva e que o PSOL tem um papel transformador importante para realidade local”.

Continue Lendo

Paraíba

Expectativa: deputados devem reconduzir Adriano Galdino à Presidência da ALPB em Sessão nesta 3ª

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) acontecerá nesta terça-feira (26/11). O pleito ocorre após a aprovação do projeto de resolução 303/2024, que modificou o Regimento Interno da Casa e instituiu uma nova eleição para a Mesa.

A medida acontece após a Procuradoria-Geral da República (PGR) acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a reeleição antecipada do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) como presidente da Casa Legislativa seja oficialmente anulada para o biênio 2025/2026. Segundo a PGR, a antecipação da dita eleição fere “os princípios da alternância do poder político e da temporalidade dos mandatos”.

O parlamentar acredita que não haverá surpresas na recondução da Presidência da Assembleia e expressou confiança em eleição por unanimidade.

A permanência dos membros também tem aprovação do governador João Azevêdo (PSB). De acordo com o gestor, existe tranquilidade em relação ao tema, uma vez que, em reunião com o presidente da ALPB, já havia exposto o desejo de que a composição da Mesa Diretora continuasse da mesma forma.

Além de Galdino são componentes da atual Mesa Diretora da ALPB os deputados: Felipe Leitão, Cida Ramos e Taciano Diniz, Fabio Ramalho, Tovar Correia Lima, Eduardo Carneiro, Anderson Monteiro, Jane Panta, Sargento Neto, Galego de Sousa, Eduardo Brito e Júnior Araújo.

Continue Lendo