Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitura de Campina intensifica manutenção e recuperação de praças, canteiros e parques da cidade

Publicado

em

Enquanto a Prefeitura de Campina Grande prepara o processo de licitação para a requalificação e construção de novas praças, por meio do Programa “ Praça da Gente”, a Secretaria de Serviços Urbanos Meio Ambiente (Sesuma), tem atuado permanentemente na manutenção recuperação de espaços públicos, como as praças e canteiros do centro ou bairros do Município. Só neste mês de janeiro, dez praças e canteiros passaram por reformulações, com limpeza, capinação, recuperação de equipamentos de academias, plantio de novas espécies de plantas, pintura e a troca de bancos, entre outros serviços.

Neste processo, destacam-se paisagismo e obras pontuais nas praças do Conjunto dos Professores, Jardim Continental, da Fiep, Tobias de Pace (no bairro do Catolé), a do contorno do Dinamérica com Floriano Peixoto, Malvinas, Alto de Campina (Conjunto Moura), Sandra Cavalcante, do bairro da Glória. Sobre a vegetação em alguns logradouros, é uma rotina fazer a limpeza utilizando o cronograma de áreas. São mais de uma centena de áreas de convivência no Município, além de terrenos públicos ou privados, que também recebem esta manutenção.

Também é realizada a manutenção permanente de parques, como da Criança, Liberdade e praças na área central da cidade, a exemplo das Praças da Bandeira, Coronel Antônio Pessoa e Clementino Procópio, possibilitando a inclusão de jovens, adultos e idosos.

“O objetivo é de que todos os espaços públicos sejam pontos de integração, oferecendo locais aconchegantes e alternativas de lazer”, disse o titular da Sesuma, Geraldo Nobre Cavalcante.

Geraldo Nobre salienta que, com este trabalho, as principais praças da cidade passaram por uma expressiva revitalização, receberam nova iluminação em led, contando com troca de grama, plantio de árvores, manutenção de bancos e, nos últimos anos, o Município tem sido contemplado com novos espaços de lazer, como as Academias ao Ar Livre e a instalação de novos brinquedos infantis.

Os Parques da Liberdade, da Criança, Dinamérica (primeira etapa) e Tambor, segundo o secretário Geraldo Nobre, são exemplos práticos do diferencial promovido na gestão do prefeito Bruno Cunha Lima. “O canteiro da avenida Dinamérica era um local que antes preocupava a todos por questões de segurança pública e lixões formados no local. Hoje, existe a revitalização do espaço e a ocupação do local com novas alternativas para sua melhor utilização. Temos hoje uma bela praça, segura e que recebe dezenas de famílias diariamente”, disse o secretário.

Parques

Só o Parque do Dinamérica, construído com recursos próprios e avaliado em R$ 20 milhões, ocupa uma área de 70 mil ², e os demais citados, somando-se a mais de 100 praças em todo o Município e Distritos. São  locais  para a integração da população campinense, num espaço físico que abriga brinquedos, campo de futebol, academia ao ar livre, espaços de área verde que têm sido bem aproveitados pela população, inclusive à noite, por conta do projeto Iluminar Campina. O bairro das Cidades também está sendo contemplado com um Parque Linear, cuja obra já foi iniciada.

O trabalho, porém, não consiste apenas na reforma e reformulação desses espaços, mas também em sua constante manutenção. Para tanto, a equipe da Sesuma segue trabalhando semanalmente em diferentes

O trabalho, porém, não consiste apenas na reforma e reformulação dos espaços. Há os serviços constantes de manutenção. Para tanto, a equipe da Sesuma trabalha semanalmente em diferentes pontos da cidade para garantir que canteiros, praças e outros locais públicos estejam limpos, com a grama cortada, plantas preservadas e vegetação plantada conforme adequação necessária.

O secretário Geraldo Nobre destaca o programa “ Praça da Gente”, anunciado pelo prefeito Bruno Cunha Lima, que vai revitalizar e construir oito praças em vários bairros neste primeiro trimestre, com projeção para mais 20 até o final deste ano. O processo de licitação será lançado em breve e a execução será pela Secretaria de Obras (Secob).

Continue Lendo

Paraíba

Em Brasília, governadores se reúnem com Lewandowisk e debatem sobre PEC da Segurança Pública

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo (PSB) participou, na quinta-feira (28/11), no Palácio do Buriti, em Brasília, do 10º Fórum Nacional de Governadores. O encontro contou com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, oportunidade em que foi debatida a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública.

Durante a reunião, o ministro afirmou que o governo federal está à disposição para receber propostas dos governadores à PEC e destacou a importância do intercâmbio de informações com os gestores estaduais.

Um novo encontro com os governadores foi marcado para o início de dezembro, com a apresentação de novas sugestões, com o objetivo de fortalecer o combate ao crime organizado no país.

Dentre os pontos previstos na PEC estão a constitucionalização do Fundo Nacional de Segurança Pública e da Política Penitenciária e a criação de um Conselho Nacional de Segurança Pública, com a presença de estados e municípios.

Continue Lendo

Paraíba

Projeto-piloto para promoção da paz nas escolas é implantado em Campina Grande

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Centro Judiciário de Justiça Restaurativa de Campina Grande (Cejure-CG) e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, se uniram para implantar um projeto-piloto que levará ações às escolas no sentido de promover a cultura da paz entre a comunidade escolar. O projeto deve ser iniciado em fevereiro de 2025 e será voltado aos alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I e do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II.

As definições aconteceram na segunda-feira (25), durante reunião entre a coordenadora do Cejure, juíza Ivna Mozart, o secretário de Educação de Campina Grande, Raimundo Asfora Neto, e a gerente de projetos da prefeitura, Fabíola Alessandra Gomes Gaudêncio, na sede do Centro. A magistrada informou que durante o encontro já foi iniciado o planejamento para logística da operacionalização das ações.

“A escola, como ambiência comunitária primeira de crianças e jovens, mostra-se como um terreno fértil para o desenvolvimento da cultura da não violência. Oferecer práticas restaurativas no ambiente escolar é, sobretudo, realizar um investimento no futuro e no presente. Investimento este que, certamente, impactará positivamente na redução de situações conflitivas remetidas para o Poder Judiciário”, ressaltou a juíza Ivna Mozart.

Durante a reunião, foi apresentado o Projeto: ‘Práticas Restaurativas nas escolas: um olhar coletivo em prol da promoção da cultura de paz e cidadania’, idealizado pelas mediadoras de conflitos, facilitadoras de círculos de construção de paz e advogadas, Joselma Lacerda, Lúcia Queiroz e Tatianne Lacerda. Elas também estavam presentes na reunião, com a servidora do Cejure, Giselda Vidal de Lima.

O projeto consiste na implementação de um programa de práticas restaurativas nas escolas por meio de diagnóstico preliminar do ambiente escolar, realizado através de visitas in loco para identificação dos gargalos mais conflituosos no aparelho educacional, realização de oficinas entre a comunidade escolar e aplicação de um Ciclo de Círculos de Construção de Paz com o intuito de prevenir e resolver conflitos, fortalecer as relações interpessoais e promover um ambiente de respeito mútuo e inclusão.

“Entendendo o conflito como uma condição inerente à condição humana e que precisa ser visto como forma de aprendizagem e transformação, e sendo o ambiente escolar um espaço de convivência social e formação cidadã, o presente projeto pretende, através das práticas restaurativas, promover um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor como forma de prevenção e redução das formas de violência”, ressaltou Joselma Lacerda.

Ela explicou, ainda, que, o projeto se coaduna com o que já estabelecem os incisos IX e X art. 12  da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96), quando apontam que os estabelecimentos de ensino devem promover ações destinadas à cultura de paz e medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência, em especial o bullying.

Continue Lendo

Paraíba

8ª edição do Fórum Paraibano de Gestão Pública debate governança digital e inovação no setor

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Conselho Regional de Administração da Paraíba (CRA-PB), promoveu, nesta quinta-feira (28/11), a 8ª edição do Fórum Paraibano de Gestão Pública que teve como tema “Governança Digital na Gestão Pública”.

O evento, reconhecido como o maior de gestão pública da Paraíba, reuniu especialistas e autoridades para trocar experiências e fortalecer as administrações municipais, promovendo inovação e eficiência.

Destacando os avanços e desafios da transformação digital no setor público, o secretário de Administração do Estado, Tibério Limeira, deu detalhes da implantação de novas tecnologias na administração pública que beneficia população e gestão.

Confira:

Continue Lendo