A Justiça Federal na Paraíba recebeu denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra seis pessoas pelo crime de racismo, na modalidade xenofobia, por comentários em postagem na rede social Instagram contra indígenas da etnia Warao, oriundos da Venezuela. As interações foram feitas em vídeo e foto publicados no perfil @mofiparaiba, de responsabilidade de Emerson Machado.
Os denunciados podem ser condenados a penas que variam de 2 a 5 anos de reclusão e ao pagamento de multa e indenização pelos danos sociais causados à coletividade. Como foram acusados por crimes raciais, não pode ser oferecida aos réus a possibilidade de fazerem acordos de não persecução penal.
O crime ocorreu em 2020, por meio de comentários feitos em postagem do perfil @mofiparaiba de abordagem policial em uma casa habitada pelos indígenas, em João Pessoa. Por meio de um vídeo e uma foto, a publicação mostrava uma viatura da Polícia Militar em frente à casa, onde um agente interrogava um dos moradores, supostamente, por conta do excesso de barulho proveniente da residência.
Na esteira da postagem, os seis denunciados teceram comentários disseminando a intolerância, o preconceito e incitando o ódio contra os indígenas. A eles foram atribuídos os insultos de “preguiçosos”, “safados”, “vagabundos”, “imundos”, entre outros. Os comentários alegavam que os indígenas não sabiam viver em sociedade e não queriam trabalhar. Um deles chegou a insinuar que os indígenas venezuelanos deveriam ser mortos.
Para o procurador da República José Godoy Bezerra de Souza, que assina a denúncia, a disseminação de tais comentários não apenas prejudica as pessoas diretamente visadas, mas também enfraquece o tecido da sociedade como um todo, o que acaba por minar a coesão social.
Na denúncia, o procurador sustenta que não há diferenças biológicas entre os seres humanos, sendo a divisão em raças resultante de um processo meramente político-social. “Cientificamente, não existem distinções entre os homens, seja pela segmentação da pele, formato dos olhos, altura, pelos ou por quaisquer outras características físicas”, afirma.