Nos acompanhe

Paraíba

Orçamento impositivo: sem maioria na Câmara, Bruno reúne vereadores e deve fazer concessões

Publicado

em

O rochedo tem grande resiliência no confronto com o mar, mas chega a hora em que essa resistência é quebrada. Esta é mais ou menos a realidade vivida pelo prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil). Ele bateu o pé e não aceitou a implantação das emendas impositivas no município e, como consequência, a Câmara Municipal ameaça não aprovar a Lei Orçamentária Anual (LOA). O tema foi colocado em pauta durante reunião nesta terça-feira (2), o primeiro dia útil do ano, mas terminou sem solução e um novo encontro foi marcado para a noite.

Conforme lembra esta matéria do blog do Suetoni, a proposta dos vereadores é que 1.2% da Receita Corrente Líquida (RCL) seja destinado às emendas impositivas. Ou seja, os vereadores vão dizer como querem que a prefeitura invista o dinheiro e o Executivo tem a obrigação de cumprir. Não é nada além do que já é válido no plano nacional, no governo da Paraíba e em João Pessoa. Acontece que o Legislativo campinense, tradicionalmente governista, nunca colocou o pé no bucho do prefeito, já que ele tinha maioria na Casa, realidade mudada recentemente. E aí, com essa configuração, resta negociar.

O prefeito até pode comprar briga com o Legislativo, levar o caso para a Justiça e executar o orçamento com base no do ano passado, administrando um doze avos no mês, mas não há certeza de sucesso. Os vereadores saíram da reunião da manhã com a esperança de avanço nas negociações. Um novo encontro deve ocorrer à noite e o melhor caminho será a busca do entendimento. Talvez buscando um ponto de convergência nas propostas. Quem partir para o tudo o nada, sairá perdendo.

Continue Lendo

Paraíba

Tarcísio Jardim pode assumir Secretaria de Segurança de João Pessoa na gestão de Cícero em 2025

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador reeleito em João Pessoa, Tarcísio Jardim (PP), durante entrevista ao @portaldacapital nesta segunda-feira (25/11), que o seu nome já estaria aparecendo nos bastidores como cotado para assumir o comando da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) na gestão do prefeito reeleito, Cícero Lucena (PP), em 2025.

Segundo Jardim, ele mesmo já colocou o próprio nome à disposição e colegas vereadores já estariam comentando que ele seria um bom nome técnico para assumir a Pasta.

É uma pasta muito técnica que tem que ter uma pessoa técnica“, frisou o parlamentar.

Em se confirmando a ascensão de Jardim para o comando da Secretaria Municipal, o suplente Mô Lima, assumiria a vaga de Tarcísio na Câmara Municipal de João Pessoa (PMJP).

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

Ministro Haddad assegura reforço no orçamento para retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba deve acontecer nos próximos dias e será solucionada através de uma suplementação orçamentária. O deputado federal Ruy Carneio revelou que está em contato permanente com o senador Veneziano Vital e a questão está sendo tratada diretamente com os ministros Waldez Góes, da Integração Nacional, e Fernando Haddad, da Fazenda.

“A água é um bem fundamental, principalmente para a nossa população sertaneja. O que aconteceu com a Operação Carro-Pipa foi um problema orçamentário e não uma questão de falta de recursos. Estou em contato com o senador Veneziano, que conversou diretamente com o ministro Haddad. Ele recebeu a garantia de que será feita uma suplementação para o ministério da Integração Nacional ainda essa semana, assegurando a continuidade do abastecimento”, revelou Ruy.

O deputado lembra que o cenário é semelhante ao que ocorreu em 2022 e reforça o compromisso com o povo paraibano. “Essa questão é muito parecida com o que ocorreu há cerca de dois anos, mas acredito que dessa vez a solução será ainda mais rápida. A nossa luta para regularidade do abastecimento é contínua e seguirei trabalhando até que tudo seja normalizado”, acrescentou.

A Operação Carro-Pipa é realizada através de uma cooperação técnica entre o Ministério do Desenvolvimento Regional e da Defesa, por meio do Exército Brasileiro. Atualmente, o programa atende mais de 270 mil habitantes em cerca de 90 municípios paraibanos.

Continue Lendo

Paraíba

Vice-prefeito Leo Bezerra assume comando da Prefeitura de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), assumiu a chefia da gestão municipal nesta segunda-feira (25/11) após o prefeito Cícero Lucena (PP) entrar de licença para cumprir viagens à Brasília e São Paulo, além de tirar alguns dias de descanso.

Durante entrevista ao @portaldacapital, Leo enfatizou que seguirá cumprindo o ritmo de trabalho e celebrou a confiança de Cícero ao passar o comando da Prefeitura.

“Satisfação muito grande todas as vezes que o prefeito viaja, ter a confiança dele e poder tocar e seguir as obras e ações da Prefeitura. Já me sinto pronto, já me sinto preparado”, afirmou.

Confira:

Continue Lendo