Nos acompanhe

Paraíba

Mataraca: governador evita falar em golpe em interesse de chineses em construir “cidade do futuro”

Publicado

em

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), evitou denominar como “golpe” o projeto que foi anunciado na última segunda-feira (11/12), pela Prefeitura de Mataraca e por um grupo de empresários chineses que prometem investir R$ 9 trilhões na região para construção da chamada “Cidade Internacional” e um porto de águas profundas.

O megaprojeto virou alvo de polêmicas por suspeita de plágio e apropriação intelectual, além de ter repercutido nacionalmente pelas falhas na apresentação do projeto e ser passível de golpe.

Leia mais: Mataraca: apresentação de mega projeto vira alvo de suspeita de plágio e apropriação intelectual

Leia mais: Cheiro de golpe: “polêmica” ‘Cidade do Futuro’ em Mataraca repercute na imprensa nacional

Em entrevista concedida nesta quinta-feira (14/12), João Azevêdo afirmou que após colher informações de que não se tratava de uma missão oficial do governo chinês, decidiu não fazer parte do projeto.

“O Governo do Estado não procurou. Houve a prefeitura lá que fez esse anúncio, nós ficamos coletando informações e tivemos informações de que não era uma missão oficial do governo chinês, então não tem porque a gente dar prosseguimento a uma coisa que não está consolidada, eu não trabalho assim”, disse.

Ao @portaldacapital, o governador evitou avaliar o projeto como “golpe” e anunciou uma missão chinesa para o dia 21 no Estado.

“Eu não vou fazer uma avaliação dessa, eu nem conheço as pessoas. Só que da mesma forma que pra ir na China eu fiz um ofício ao Consulado para que pudéssemos chegar na China. Da mesma forma que eu vou receber no dia 21 aqui uma missão chinesa e que nós temos que fazer oficialmente um convite ao governo chinês para autorizarem sua chegada. Essa é a relação oficial que tem que ser mantida, nesse caso desse projeto, eu não conheço e não sei o que é e não teve essa relação. Não cabe ao governo participar de uma coisa que sequer foi notificado”, concluiu.

Ouça:

 

 

Continue Lendo

Paraíba

“Cada instituição de ensino tem que explicar o aumento”, diz secretário do Procon-JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Às vésperas do período de matrículas e rematrículas nas escolas de ensino privado, o secretário do Procon João Pessoa, Rougger Guerra, fez um alerta às instituições sobre a necessidade de detalhamento no aumento das mensalidades.

A medida tem por objetivo coibir e inibir possíveis reajustes abusivos.

Durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM desta quarta-feira (23/10), Rougger explicou que as escolas precisam comprovar, por meio de planilha no ato da matrícula, os itens que justifiquem para os pais o aumento dos valores.

“Portanto, que se diga que não há um percentual específico a ser adotado quando do aumento dessas mensalidades. Cada escola individualmente, cada instituição de ensino, tem que comprovar, por meio de uma planilha colocada em local visível no ato da matrícula, seja no local da matrícula, explicando cada aumento”, detalhou.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

Resultado do 2º turno na Paraíba será divulgado até às 19h do domingo, prevê TRE-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) revelou que a divulgação do resultado do segundo turno em João Pessoa e Campina Grande, que ocorrerá no próximo domingo (27/10), deverá ser anunciado até às 19h da mesma data.

Com menos números a serem apurados, trabalha-se com a possibilidade de uma redução de até uma hora em relação a divulgação do resultado do primeiro turno, que aconteceu por volta das 19h30.

A Corte alerta, no entanto, que a celeridade da apuração depende muito do comportamento do eleitor. Isso porque caso o cidadão vote cedo, como ocorreu no primeiro turno, o resultado pode sair antes mesmo das 18h.

Vale ressaltar que assim como no último dia 6 de outubro, o horário da votação do próximo domingo será unificado, com os locais de votação operando das 8h até as 17h.

 

Continue Lendo

Paraíba

Levantamento confirma aumento dos números de candidaturas femininas e de eleitas na Paraíba em 2024

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça Eleitoral confirma aumento dos números de candidaturas femininas e de eleitas na Paraíba em 2024. O dado faz parte de um levantamento realizado pelo departamento de Consultoria-Geral da Câmara dos Deputados, em Brasília, que fez uma triagem detalhada sobre os números do pleito deste ano.

De acordo com o levantamento, um total de 3.464 candidaturas femininas nas Eleições 2024 foram devidamente registrada na Paraíba e um total de 564 mulheres foram eleitas em território paraibano para cargos de prefeita, vice ou vereadora.

O estudo também fez uma comparação entre os pleitos de 2020 e 2024 e identificou que no processo eleitoral mais recente o número de candidaturas femininas foi menor que o anterior, porém, a quantidade de eleitas foi maior.

Confira os números:

Candidaturas femininas:

2020 = 3769;
2024 = 3464.

Mulheres eleitas:

2020 = 449;
2024 = 564.

Os números ainda estão distribuídos da seguinte forma:

Candidatas a prefeita:

2020 = 105;
2024 = 115.

Candidatas eleitas a prefeita:

2020 = 37;
2024 = 54.

Candidatas a vice-prefeita:

2020 = 133;
2024 = 141.

Candidatas eleitas a vice-prefeita:

2020 = 52;
2024 = 58.

Candidatas a vereadora:

2020 = 3531;
2024 = 3208;

Candidatas eleitas a vereadora:

2020 = 360;
2024 = 452.

Continue Lendo