O escritor mineiro Marcílio Godoi lança em João Pessoa seu primeiro livro de contos, nesta quinta-feira (7), às 18h30. Como escovar os dentes num incêndio, da Editora Patuá, terá evento de lançamento na Livraria A União, localizada no térreo do Espaço Cultural José Lins do Rego, no bairro de Tambauzinho.
O livro é estruturado como uma costura de breves narrativas sob um delicado fio condutor, equilibrando sua ficção poética sobre a psicologia de personagens invariavelmente tomados por um espanto: seu obscuro e irreversível lado humano. São 43 nomes numa galeria de tipos que possuem em comum o fato de carregarem em si o outro como condição incontornável.
Há uma dupla chave de significação no título, podendo ser tanto um manual sobre a capacidade de sobreviver ao horror quanto uma metáfora para a alienação e a fuga do real, ambos absurdos, assim como seria escovar os dentes num incêndio. Entre essas duas urgências, o autor estabelece uma criativa trama de caracterização de personagens. São vozes múltiplas, nos mais diversos focos narrativos, com leitura envolvente, compondo em seu todo um painel diverso, original e bastante reflexivo sobre o inabitável mundo em que vivemos.
Marcílio Godoi nasceu em Araguari (MG), é graduado em Arquitetura e Jornalismo, doutor em Letras pela USP e mestre em Crítica Literária pela PUCSP. É autor, entre outros títulos, de São Paulo, Cidade Invisível (Grande Prêmio Cásper Líbero, Bom Texto), A inacreditável história do diminuto senhor minúsculo (Prêmio Barco a Vapor, SM), Frágil Recompensa (Crônicas, Sagüi), Estados úmidos da matéria (Poemas, Patuá) e Etelvina (Prêmio Candango de Literatura 2022, categoria Romance, Patuá).
O autor conta que sempre quis fazer um lançamento no Nordeste, e que depois do prêmio com o romance Etelvina vieram alguns convites. “Então pensei, João Pessoa hoje é um polo cultural que tem repercussão no Brasil inteiro e muito por isso acabei fazendo muitas amizades com músicos, poetas, e muitos autores paraibanos. Então, vai ser uma alegria, não só pelo lançamento, como por rever os amigos e conhecer muita gente cujo contato se dava só virtualmente”.
Marcílio revela que está muito animado para o evento. “Após o lançamento em Parati, agora, em primeira mão, antes mesmo de São Paulo, vou aí para a minha querida Paraíba”.