A campanha 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher terá início no próximo dia 25 de novembro. Em Campina Grande, a Coordenadoria da Mulher está definindo a programação da campanha, porém já anunciou a realização do Fórum Permanente como parte da programação
O dia 25 de novembro foi proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o Dia Internacional de Erradicação da Violência contra a Mulher e marca o início da Campanha 16 dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra Mulher. A Coordenadoria da Mulher da Prefeitura de Campina Grande está elaborando uma vasta programação que inclui o Fórum Permanente como parte das atividades.
O Fórum tem como objetivo a construção coletiva de políticas públicas para mulheres, com um trabalho em rede de órgãos internos da Prefeitura, órgãos externos, a participação da sociedade civil e universidades. A programação vai contar com uma palestra sobre feminicídio a ser ministrada pela Advogada Talita Lucena, coordenadora da Mulher em Campina e sobre a atuação da mulher na política pela vereadora Carol Gomes do partido União Brasil.
“O Fórum vem como um instrumento de transformação social, um trabalho coletivo com articulação em rede, em benefício das mulheres campinenses. Trabalhar em todas as temáticas de políticas públicas para mulheres, de forma plural, com participação ativa da sociedade civil, faz do Fórum Permanente da Mulher um projeto grandioso e de grande impacto social”, ressaltou a coordenadora Municipal da Mulher, Talita Lucena.
A direção do Fórum é da Coordenadoria da Mulher, com a participação de todas as secretarias, órgãos públicos como a Defensoria Pública, Ministério Público e Delegacia de Polícia.
Além do Fórum, a Coordenadoria vai realizar dentro da programação, a Campanha do Laço Branco. A ideia é distribuir milhares de laços brancos entre os homens campinenses em vários pontos da cidade, principalmente entre os dias 25 de novembro e 6 de dezembro, semana que concentra um conjunto de ações e de manifestações públicas em favor dos direitos das mulheres e pelo fim da violência.
Durante a campanha, também vão ser realizadas ações nos bairros para alertar sobre os casos de violência com um trabalho educativo para orientar a respeito das políticas públicas que são desenvolvidas pela Coordenadoria da Mulher. Entre os bairros beneficiados, estão o Centro de Campina Grande, bairro Santa Rosa e outros que vão receber nos Clubes de Mães palestras e rodas de conversa sobre a temática violência de gênero.
“É fundamental que estejamos atentos aos diversos tipos de violência praticados contra mulher para oferecer nossas políticas de atendimento que disponibilizam apoio às vítimas, pois a violência atinge filhos e família”, alertou a advogada Talita Lucena, coordenadora da Mulher da Prefeitura de Campina Grande.