Nos acompanhe

Paraíba

Abertura oficial do 9º Simbravisa será realizada às 19h no Centro de Convenções de João Pessoa

Publicado

em

Com a presença do secretário de Estado da Saúde, Jhony Weslley Bezerra Costa, do coordenador de Sistemas e Serviços de Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Júlio Pedroza, do presidente do Conselho Nacional da Saúde, Fernando Pigatto, da presidente da Abrasco, Rosana Onocko Campos, e de outras autoridades das áreas de interesse da saúde pública, será realizada nesta terça-feira (21), a partir das 19h, no Centro de Convenções de João Pessoa, a abertura do 9º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Simbravisa). Durante a cerimônia, haverá uma apresentação do grupo Prima – Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes.

O 9º Simbravisa está sendo realizado na Capital da Paraíba desde a manhã de segunda-feira (20), quando foram iniciadas as atividades pré-simpósio, que incluíram a realização da Oficina “Diretrizes para Revisão dos Códigos Sanitários dos Entes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS)”, ministrada pelo coordenador de Articulação Interfederativa do SNVS, Alex Sander Duarte da Matta, e pela consultora da Anvisa, advogada Lindinalva Helena Barbosa Teixeira; da Oficina sobre a *Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, promovida através do projeto IntegraVisa); do “Curso sobre Processo Administrativo Sanitário (PAS): aprimorando a atuação da Visa”, e de outras discussões de interesse da saúde no âmbito da Vigilância Sanitária.

Apoio e organização – Realizado no período de 20 a 24 deste mês de novembro, o evento conta com o apoio do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Saúde (SES/PB); a participação efetiva da Agência Estadual de Vigilância Sanitária; é organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), e corresponde a um dos mais importantes espaços de discussão da Vigilância Sanitária do País, segundo observou o diretor-geral da Agevisa/PB, Geraldo Moreira de Menezes.

Até a próxima sexta-feira (24), o 9º Simbravisa reunirá pesquisadores, professores, estudantes, gestores e trabalhadores da saúde e da Vigilância Sanitária (nacional, estadual e municipal), além de representantes de vários órgãos e entidades da sociedade civil. Os participantes terão a oportunidade de discutir, refletir e trocar experiências sobre a Vigilância Sanitária a partir de dois marcos históricos: a saúde como direito, no âmbito da Constituição Federal de1988, e a pandemia de Covid-19 como um exemplo vívido da relevância da Vigilância Sanitária para a proteção da saúde pública e para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com tema central versando sobre a “Vigilância Sanitária: direito à saúde e o fortalecimento do SUS”, o evento terá a pandemia da Covid-19 como tema transversal, e contemplará também a discussão e o acesso a novos conhecimentos relacionados aos eixos temáticos “Proteção da saúde como direito de todos e dever do Estado”, “Atuação da Vigilância Sanitária” e “Políticas Públicas e Gestão da Vigilância Sanitária”.

Objetivos – O objetivo do Simbravisa, segundo os organizadores, é incentivar profissionais da Vigilância Sanitária e das áreas científicas afins a sistematizarem conhecimentos para serem expostos à apreciação de colegas de todo o País, oportunizando, além de aprendizagem, troca de experiências em amplitude nacional.

Pretende-se também, por meio da realização de Oficinas, “aproximar o GTVisa de instituições e grupos que possuam interfaces com a finalidade de proteção da saúde, contribuindo para romper com o histórico isolamento da Vigilância Sanitária na saúde coletiva brasileira”.

Serviço

Abertura oficial do 9º Simbravisa
Data: 21/11/2023 – Terça-feira
Hora: 19h
Local: Centro de Convenções de João Pessoa

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba gera mais de 1,6 mil empregos com carteira assinada em outubro; JP teve melhor saldo geral

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Paraíba fechou o mês de outubro com a criação de 1.606 novos empregos com carteira assinada. Os dados do Novo Caged foram divulgados nesta quarta-feira, 27 de novembro, pelo Ministério do Trabalho e Emprego. No acumulado de janeiro a outubro de 2024, são 25,7 mil empregos formais gerados no estado, resultado de 196 mil admissões e 170,3 mil desligamentos.

Todos os cinco grandes grupamentos de atividades econômicas tiveram saldos positivos na Paraíba em outubro. O destaque ficou por conta do setor de Comércio, que registrou a abertura de 777 novas vagas. Na sequência aparecem a Agropecuária (296), Indústria (284), Serviços (153) e Construção (96).

A capital João Pessoa foi o município com melhor saldo no estado em outubro, tendo gerado 457 novos postos. A cidade tem hoje um estoque de 211.377 empregos formais. Na sequência dos municípios com melhores desempenhos no mês no estado aparecem Campina Grande (290), Guarabira (180), Santa Teresinha (149) e Santa Rita (145).

Confira infográfico:

Continue Lendo

Paraíba

Entrega de kit da corrida da Unimed JP será nesta sexta e sábado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os inscritos para a corrida da Unimed João Pessoa poderão retirar o kit de participação nesta sexta-feira (29) e no sábado (30). A entrega será realizada no Espaço Vida, localizado na Avenida Epitácio Pessoa. A corrida acontecerá no domingo, dia 1º de dezembro, no Largo da Gameleira, às 6h.

Para retirar o kit, basta apresentar um documento oficial com foto e comprovante de pagamento da inscrição ou do e-mail de confirmação da inscrição. Além disso, é preciso doar dois quilos de alimento não perecível. O atendimento ao público será das 10h às 19h, na sexta, e das 9h às 18h, no sábado.

O kit da corrida, tanto para adultos quanto para as crianças, será composto por uma ecobag, camisa, viseira e copo personalizados, número de peito e brindes de patrocinadores.

PROGRAMAÇÃO

Nos dois dias de entrega dos kits serão realizadas atividades gratuitas de promoção à saúde e bem-estar, como demonstração de treino funcional, prática de yoga, auriculoterapia, terapia manual e ventosaterapia. Além disso, haverá um Dj para animar o público e venda de produtos esportivos.

A CORRIDA

A largada e chegada da corrida da Unimed JP serão no Largo da Gameleira, na divisa entre as praias de Tambaú e Manaíra. A prova terá percursos de 5 e 10 quilômetros para o público em geral, com idades mínimas de 14 e 16 anos, respectivamente; 5 quilômetros para cadeirantes; e 1 quilômetro para crianças de 2 a 13 anos de idade, que deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis, também inscritos na corrida.

PREMIAÇÃO

Todos os participantes que completarem a prova dos 5 e 10 quilômetros receberão medalhas. Os cinco primeiros colocados (masculino e feminino) de cada um desses percursos ganharão um troféu.

No hotsite da corrida (https://unimedjp.com.br/corridasunimed/), estão disponíveis todos os detalhes. Na página, também é possível ter acesso ao regulamento completo.

Continue Lendo

Paraíba

Eduardo Carneiro revela diálogo entre Solidariedade, PSDB e mais três legendas para formar federação

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), revelou durante entrevista concedida ao Blog do Chico Soares nesta terça-feira (26/11) que há diálogos intensos para formação de uma federação entre partidos, incluindo o PSDB, Cidadania e mais outras duas legendas.

“O Solidariedade e outros partidos já estão em discussão, e os desdobramentos se darão até o final do ano. Foi isso que ficou decidido em reuniões que estamos participando. Já inclusive de maneira muito avançada com o partido do PSDB, que deverá, juntamente com o Cidadania, e mais duas legendas que estão aí em discussão, para poder formatar uma federação ampla. Porque esses partidos têm uma maior bancada”, afirmou.

Continue Lendo