Nos acompanhe

Paraíba

Gaeco e Polícia Civil cumprem mandado e prendem padre Egídio em Recife; veja vídeo

Publicado

em

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) e a Polícia Civil cumpriram o mandado de prisão expedido pela Justiça paraibana e prenderam o padre Egídio de Carvalho Neto, na cidade do Recife, em Pernambuco, na manhã desta sexta-feira (17/11).

O padre é ex-diretor do Hospital Padre Zé, unidade filantrópica de saúde instalada em João Pessoa, e apontado como líder de um esquema que teria desviado cerca de R$ 140 milhões para erguer fortuna em benefício próprio.

De acordo com as investigações, o religioso teria comprado, pelo menos 29 (vinte e nove) imóveis e fez gastos milionários com vinho e obras de arte com verbas que teriam sido destinadas ao hospital.

Padre Egídio de Carvalho Neto estava em Recife, terra onde mora a mãe e, assim que soube da determinação da Justiça decidiu se entregar.

Egídio de Carvalho passa por audiência de custódia de onde deve ser encaminhado para o Instituto de Polícia Científica (IPC) para realização de exame de corpo de delito e, na sequência, para um presídio da Capital paraibana.

A Justiça também decretou a prisão de Jannyne Dantas Miranda e Silva (ex-diretora administrativa) e de Amanda Duarte Silva Dantas (ex-tesoureira). Jannyne deve se entregar nos próximos dias, já Amanda por estar em fase de amamentação do filho de apenas 4 (quatro) meses de idade cumprirá prisão domiciliar, bem como todas as obrigações inerentes à essa condição, como: uso de tornozeleira eletrônica e proibição de manter contato com os demais investigados, testemunhas ligadas ao caso.

Leia também: Confira a íntegra do pedido de prisão do padre Egídio e de duas ex-diretoras do Hospital Padre Zé

Leia também: Padre teria desviado dinheiro de hospital para comprar decoração em empresa de ex-primeira-dama da PB

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

Levantamento confirma aumento dos números de candidaturas femininas e de eleitas na Paraíba em 2024

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça Eleitoral confirma aumento dos números de candidaturas femininas e de eleitas na Paraíba em 2024. O dado faz parte de um levantamento realizado pelo departamento de Consultoria-Geral da Câmara dos Deputados, em Brasília, que fez uma triagem detalhada sobre os números do pleito deste ano.

De acordo com o levantamento, um total de 3.464 candidaturas femininas nas Eleições 2024 foram devidamente registrada na Paraíba e um total de 564 mulheres foram eleitas em território paraibano para cargos de prefeita, vice ou vereadora.

O estudo também fez uma comparação entre os pleitos de 2020 e 2024 e identificou que no processo eleitoral mais recente o número de candidaturas femininas foi menor que o anterior, porém, a quantidade de eleitas foi maior.

Confira os números:

Candidaturas femininas:

2020 = 3769;
2024 = 3464.

Mulheres eleitas:

2020 = 449;
2024 = 564.

Os números ainda estão distribuídos da seguinte forma:

Candidatas a prefeita:

2020 = 105;
2024 = 115.

Candidatas eleitas a prefeita:

2020 = 37;
2024 = 54.

Candidatas a vice-prefeita:

2020 = 133;
2024 = 141.

Candidatas eleitas a vice-prefeita:

2020 = 52;
2024 = 58.

Candidatas a vereadora:

2020 = 3531;
2024 = 3208;

Candidatas eleitas a vereadora:

2020 = 360;
2024 = 452.

Continue Lendo

Paraíba

Pardal: acirramento político em Campina põe PB em 3º no ranking nacional de denúncias no 2º turno

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O acirramento político em Campina Grande colocou a Paraíba em 3º lugar no ranking nacional de denúncias no 2º turno. O dado está registrado no sistema Pardal, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já recebeu até o início da tarde desta quarta-feira (22/10) um total de 124 (cento e vinte e quatro) denúncias de propagandas eleitorais supostamente irregulares na Rainha da Borborema.

O número contrasta com o de registradas em relação ao Município de João Pessoa que, desde o sábado (19/10), permanece em 06 (seis) revelando, assim, um acirramento muito maior em território campinense neste 2º turno eleitoral de 2024.

As denúncias são encaminhadas inicialmente para a Ouvidoria Eleitoral paraibana que faz uma triagem inicial e direciona as supostas propagandas eleitorais irregulares ou proibidas para o cartório eleitoral do município para que o juiz Eleitoral julgue a procedência dos fatos.

Outras irregularidades são encaminhadas diretamente ao Ministério Público Eleitoral (MPE), como denúncias referentes à propaganda eleitoral veiculada em rádio, TV ou internet, e outras irregularidades eleitorais relacionadas às Eleições.

Em se tratando de país, o Brasil já registrou 826 (oitocentas e vinte e seis) denúncias. E, neste ranking, a Paraíba só perde para os Estados do Ceará, que está em segundo lugar nacional com 171 (cento e setenta e uma) denúncias e São Paulo, que lidera o ranking com 178 (cento e setenta e oito) denúncias neste segundo turno.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira o ranking:

Estado Total
SÃO PAULO 178
CEARÁ 171
PARAÍBA 130
RIO GRANDE DO SUL 73
RIO DE JANEIRO 48
GOIÁS 35
AMAZONAS 30
BAHIA 27
ESPÍRITO SANTO 22
MATO GROSSO DO SUL 20
PERNAMBUCO 17
RIO GRANDE DO NORTE 15
PARANÁ 14
MINAS GERAIS 13
RONDÔNIA 12
PARÁ 9
MATO GROSSO 5
SERGIPE 4
MARANHÃO 2
TOCANTINS 1

Continue Lendo

Paraíba

“Nosso projeto é de unidade”, diz João Azevêdo sobre PSB e aliados com vistas ao pleito de 2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador  do Estado da Paraíba, João Azevêdo (PSB), frisou nesta quarta-feira (23/10) que o projeto do PSB com vistas ao pleito de 2026 é pautado da unidade, uma vez que a eleição de 69 (sessenta e nove) prefeitos si representa uma força política muito grande, mas não significa que a legenda vá caminhar sozinha.

Política se faz com unidade, com união […] nosso projeto é de unidade“, frisou João Azevêdo.

Os comentários do gestor foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quarta-feira (23/10).

Confira o áudio:

Continue Lendo