Nos acompanhe

Paraíba

Bruno Cunha Lima e secretário de Cultura convidam populares para o ‘Natal Iluminado 2023’

Publicado

em

O Natal Iluminado 2023 já tem data de lançamento definida para a próxima terça-feira (21). Realizado pela Prefeitura de Campina Grande, através de ações intersetoriais que partem de todas as secretarias e autarquias da gestão municipal, o evento está na sua 10ª edição.

Assim como na edição 2022, a Secretaria de Cultura (Secult) abriu inscrições para todas as instituições educacionais, entidades religiosas e grupos artísticos que tiverem interesse em utilizar a estrutura do evento, como palco, som e equipe técnica, para apresentações das culminâncias de fim de ano.

“Os diversos segmentos que desenvolvem manifestações artísticas culturais podem se inscrever, por exemplo as igrejas que dispõe de corais, grupos musicais, dentre outros. Esse convite, que partiu também do prefeito Bruno Cunha Lima, do secretário de Cultura Ronaldo Cunha Lima Filho e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, se estende para distritos e zona rural”, explicou o secretário adjunto de Cultura, João Dantas.

O credenciamento está ocorrendo por meio de um formulário simples (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfdG_mg-aNi1uKeHOZWC5dFaAN-ojTRYD3bFPSAGcED5bdQwA/viewform), onde alguns dados devem ser apresentados. Esses dados são: nome do grupo/artista, quantidade de integrantes, nome do responsável, contato, e-mail, linguagem artística e datas sugeridas (nas sextas, sábados e domingos por todo o mês de dezembro e parte de janeiro).

Caso haja dúvida, os interessados também podem recorrer a inscrição presencial na sede da Secult, das 9h às 12h, de segunda a sexta-feira. Vale ressaltar que na edição 2022 cerca de dois mil artistas se apresentaram, desde trupe junina, até grandes espetáculos de música, dança e teatro.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

“Cada instituição de ensino tem que explicar o aumento”, diz secretário do Procon-JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Às vésperas do período de matrículas e rematrículas nas escolas de ensino privado, o secretário do Procon João Pessoa, Rougger Guerra, fez um alerta às instituições sobre a necessidade de detalhamento no aumento das mensalidades.

A medida tem por objetivo coibir e inibir possíveis reajustes abusivos.

Durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM desta quarta-feira (23/10), Rougger explicou que as escolas precisam comprovar, por meio de planilha no ato da matrícula, os itens que justifiquem para os pais o aumento dos valores.

“Portanto, que se diga que não há um percentual específico a ser adotado quando do aumento dessas mensalidades. Cada escola individualmente, cada instituição de ensino, tem que comprovar, por meio de uma planilha colocada em local visível no ato da matrícula, seja no local da matrícula, explicando cada aumento”, detalhou.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

Resultado do 2º turno na Paraíba será divulgado até às 19h do domingo, prevê TRE-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) revelou que a divulgação do resultado do segundo turno em João Pessoa e Campina Grande, que ocorrerá no próximo domingo (27/10), deverá ser anunciado até às 19h da mesma data.

Com menos números a serem apurados, trabalha-se com a possibilidade de uma redução de até uma hora em relação a divulgação do resultado do primeiro turno, que aconteceu por volta das 19h30.

A Corte alerta, no entanto, que a celeridade da apuração depende muito do comportamento do eleitor. Isso porque caso o cidadão vote cedo, como ocorreu no primeiro turno, o resultado pode sair antes mesmo das 18h.

Vale ressaltar que assim como no último dia 6 de outubro, o horário da votação do próximo domingo será unificado, com os locais de votação operando das 8h até as 17h.

 

Continue Lendo

Paraíba

Levantamento confirma aumento dos números de candidaturas femininas e de eleitas na Paraíba em 2024

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça Eleitoral confirma aumento dos números de candidaturas femininas e de eleitas na Paraíba em 2024. O dado faz parte de um levantamento realizado pelo departamento de Consultoria-Geral da Câmara dos Deputados, em Brasília, que fez uma triagem detalhada sobre os números do pleito deste ano.

De acordo com o levantamento, um total de 3.464 candidaturas femininas nas Eleições 2024 foram devidamente registrada na Paraíba e um total de 564 mulheres foram eleitas em território paraibano para cargos de prefeita, vice ou vereadora.

O estudo também fez uma comparação entre os pleitos de 2020 e 2024 e identificou que no processo eleitoral mais recente o número de candidaturas femininas foi menor que o anterior, porém, a quantidade de eleitas foi maior.

Confira os números:

Candidaturas femininas:

2020 = 3769;
2024 = 3464.

Mulheres eleitas:

2020 = 449;
2024 = 564.

Os números ainda estão distribuídos da seguinte forma:

Candidatas a prefeita:

2020 = 105;
2024 = 115.

Candidatas eleitas a prefeita:

2020 = 37;
2024 = 54.

Candidatas a vice-prefeita:

2020 = 133;
2024 = 141.

Candidatas eleitas a vice-prefeita:

2020 = 52;
2024 = 58.

Candidatas a vereadora:

2020 = 3531;
2024 = 3208;

Candidatas eleitas a vereadora:

2020 = 360;
2024 = 452.

Continue Lendo