A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), promoveu, nessa terça-feira (14), no Intermares Hall, a II Noite de Gala da Escola de Dança Municipal. A realização anual reuniu os segmentos infantil, juvenil e balé jovem e teve como objetivo promover a integração entre as diversas vertentes da dança, vivenciadas e estudadas na escola ao longo do ano.
O evento deu uma nova roupagem ao tradicional Festival de Dança, que acontece há mais de 30 anos no município, e foi dividido em três momentos: os festivais Infantil e Juvenil e a apresentação do Balé Jovem. Este ano, a Noite de Gala recebeu um público recorde de mais de 700 expectadores, que lotaram todas as cadeiras disponíveis no teatro.
A série de espetáculos envolveu, aproximadamente, 269 alunos/ bailarinos na faixa etária de 05 a 19 anos, sob a direção geral de Sanielle Cipriano e coreografias de Carolina Farias, Denilsa Martins, Gilberto Melo, Rafael Louis, Rita Spinelli e Sanielle Cipriano.
“Essa é a culminância das atividades da Escola de Dança de Cabedelo e as apresentações também têm a intenção de fazer as crianças e adolescentes entenderem o que é uma atuação artística e profissional da dança. Este ano foi o ano em que a Escola de Dança mais viajou, participando de festivais em outras cidades e estado, e foi uma grande oportunidade para que os alunos convivessem e dialogassem com outros profissionais. Como resultado, tivemos premiações em diversas categorias e muita dedicação de toda a equipe da Secult”, destacou o secretário de Cultura Igobergh Bernardo.
A noite de apresentações foi aberta pelo Festival Infantil, intitulado “A dança e seus encantos”, e contou com a participação de 227 crianças, orientadas pelos professores Carolina Farias, Denilsa Martins e Gilberto Melo. Com coreografias inspiradas no filme Encanto (Walt Disney, 2021), as crianças deram uma mostra do que foi aplicado, desenvolvido e trabalhado em sala de aula durante o ano letivo de 2023.
A segunda apresentação da noite, o Festival Juvenil intitulado “Em qualquer direção”, foi um convite a sentir a dança em seus diferentes estilos, passando pelo Balé Clássico, Neoclássico, Jazz e Contemporâneo, numa forma de levar os espectadores a refletir sobre os diversos caminhos que se escolhe ou que o ser humano é obrigado a seguir na vida, quer seja de paz, violência, fraquezas ou superações.
Composto por 15 bailarinas e dirigido por Carolina Farias e Rafael Louis, o Balé Jovem encerrou as apresentações da noite, com o espetáculo intitulado “Encontro das águas”. O nome que dá vida a essa mais nova produção remete à beleza natural que pode ser vislumbrada no Dique de Cabedelo, o encontro do rio Paraíba com o Oceano Atlântico. O espetáculo trouxe referências históricas e curiosidades da cidade e teve as vertentes da dança como Balé Clássico, Dança contemporânea, Jazz energy, afro e contemporâneo e alguns fragmentos de dança popular.
“Encontro das algumas” teve coreografia assinada por Gilberto Melo, Adriano Marcos, Carolina Farias e Rafa Louis, conta com direção Artística de Rafa Louis e Igobergh Bernardo, cenografia de Matheus Ravelly e customização de figurinos e caracterização por Heráclito Cardoso.
“Traduzimos tudo em muita emoção! Só temos que parabenizar a todos da Secult, às alunas e seus pais pelo trabalho que pudemos realizar durante o ano inteiro. Espero que o público de Cabedelo tenha apreciado o resultado do esforço e dedicação dos nossos bailarinos. Tudo que eles mostraram no palco foi o que elas aprenderam. Toda disciplina e técnica do ballet, da dança do jazz e contemporâneo. Essas crianças estão conquistando seu espaço enquanto artista”, afirmou Saniele Cipriano, diretora geral da Escola de Dança de Cabedelo.
Programa – O Programa Preparatório Escola de Dança de Cabedelo foi instituído pela Prefeitura Municipal através da Lei 2147/2021 e tem o objetivo de sistematizar e ampliar o ensino da arte da dança desenvolvido há mais de 30 anos no município, observando-a como uma conjunção de saberes e reconhecendo sua atuação nos aspectos históricos, sociais, políticos e contemporâneos. O Programa da Secretaria de Cultura atende atualmente a cerca de 250 bailarinos.
Maria Elis, com apenas 7 anos, pertence à turma do Pré Ballet e, na noite especial, participou da performance Encantos”. A bailarina também demonstrou que mesmo tão nova já se familiarizou com o palco. “Nós estamos prontas para brilhar. Eu gosto muito do balé e amo dançar. Dançar me deixa feliz e tranquila. As aulas, as professoras, são muito legais”, disse.
Já a adolescente Maria Vitória Amorim está na Escola de Dança há 15 anos e atualmente compõe a turma do Balé Jovem. Ela participou da performance “O Encontro das Águas”.
“Essa apresentação foi muito importante pra mim, porque o balé está na minha vida desde os 8 anos e é uma experiência única que a gente tem. Numa noite como essa, a gente entrega tudo que eles nos ensinam durante o ano todo. No palco, a experiência é incrível, é um momento mágico… É no balé que descarrego todas as minhas energias. No futuro, eu me vejo como uma bailarina profissional e também como professora, eu acho muito lindo o jeito que as professoras se dedicam e realizam sonhos. Também quero ajudar a realizar sonhos”, relatou Vitória.
Sobre a experiência de concorrer em festivais, a adolescente Cinthya Raquel, de 13 anos e da turma do Intermediário 1, comentou: “Na segunda vez que viajamos já foi pra competir e ainda conseguimos alcançar o excelente resultado de um segundo lugar no Festival de Arte e Criatividade (FAC) de Campina Grande com as meninas do contemporâneo que foi uma experiência muito enriquecedora “, finalizou.