Nos acompanhe

Paraíba

Leo Bezerra destaca gestão participativa em Audiência Pública com moradores das 4ª e 12ª Regiões

Publicado

em

A Secretaria Executiva da Participação Popular (SEPP), através do programa ‘Você Prefeito’, realizou, na noite desta segunda-feira (13), a Audiência Pública abrangendo moradores de bairros, comunidades e residenciais das 4ª e 12ª Regiões.

O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, abriu a Audiência Pública afirmando que os eventos são protagonizados pelos moradores da cidade. “Nosso parâmetro hoje não são os secretários, não sou eu, não é o prefeito. Nosso parâmetro são vocês que estão aqui. Estamos aqui para ouvir todos vocês, para abraçar as reivindicações do nosso povo e fazer essa gestão cada vez mais participativa”, afirmou.

O encontro, que reuniu representantes da Prefeitura de João Pessoa, aconteceu na Escola Municipal Dom Helder Câmara, no Valentina Figueiredo. As pessoas que não puderam ir ao evento acompanharam através do canal da Prefeitura no YouTube.

O secretário executivo da Participação Popular, Thiago Diniz, enfatizou a presença dos moradores que foram até a escola fazer com que a ferramenta tenha sua força. “Esse é o grande momento que, através deste microfone, os moradores vão nos ajudar a construir a cidade de forma coletiva. Portanto, esta é mais uma noite de muito diálogo, é a essência da população que vai nortear a gestão”, afirmou.

As Audiências Públicas fazem parte do calendário de atividade do programa ‘Você Prefeito’. São estes eventos que proporcionam a participação efetiva de moradores, em sua maioria, lideranças de seus bairros e comunidades.

A liderança Kelma Dias, da 12ª Região, representante do bairro Colinas do Sul, disse que são visíveis as mudanças na gestão atual. “Temos calçamentos, reformas nas escolas e melhorias nos PSFs. Há muita coisa que precisa melhorar, mas entendo tudo como um processo e construção e nós moradores estamos dentro desse processo”, falou.

Edvaldo Batista, representante da 4ª Região, é liderança em seu bairro e agradeceu a oportunidade de fazer a população ser ouvida e pontuou algumas políticas públicas que precisam ser melhoradas, como é o caso de algumas ruas que, em sua opinião, precisam receber calçamento. “Fomos atendidos em várias demandas, mas ainda faltam algumas ruas. Muitos moradores chegam até mim para falar dessa questão”, disse.

Na parte final do evento, representantes de diversas pastas deram encaminhamentos, tiraram dúvidas dos moradores e reafirmaram o compromisso de levar adiante as demandas apresentadas durante a Audiência Pública.

O secretário Thiago Diniz informou, ainda, que todas as demandas feitas pelos moradores foram registradas em ata e seguirão para que sejam devidamente atendidas.

Para saber mais sobre os bairros e comunidades que compõem as Regiões da Participação Popular, clique no link: Mapa das Regiões de Participação Popular de João Pessoa (joaopessoa.pb.gov.br)

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

JP: alunos da rede municipal de ensino terão direito a consultas clínicas anuais gratuitas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, nesta quinta-feira (14/11), a Política Pública de Saúde Escolar para a realização anual de consultas clínicas dos alunos da rede municipal de ensino. O Plenário aprovou sete Projetos de Lei Ordinária (PLO) e um Projeto de Decreto Legislativo (PDL). Ainda foram mantidos dois Vetos do Executivo Municipal.

Entre os projetos aprovados, um dos destaques foi o PLO 442/2021, de autoria do vereador Marcílio do HBE (Republicanos), que cria a Política Pública de Saúde Escolar para a realização anual de consultas clínicas oftalmológicas, fonoaudiológicas, ortodônticas e otorrinolaringológicas, com exames complementares, quando indicados pelos respectivos especialistas, para os alunos das escolas da rede pública municipal de João Pessoa.

De acordo com o documento, os alunos deverão ser encaminhados às unidades de saúde da rede pública municipal mais próximas das escolas para realizar as consultas anuais. Também fica determinado que os resultados das consultas, se necessário e a critério do responsável, deverão ser entregues antes do início do ano letivo na secretaria da escola em que o aluno estiver matriculado. Ainda fica especificado que a escola deverá levar em consideração o resultado das consultas para definir o posicionamento ideal do aluno no interior da sala de aula, a fim de que, na hipótese de eventual deficiência, o processo de aprendizagem e o rendimento escolar não sejam prejudicados. A Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Saúde deverão, conjuntamente, adotar as providências administrativas necessárias para a realização das consultas e possíveis exames complementares, sem qualquer ônus para os alunos e/ou responsáveis legais.

Dois projetos do vereador Zezinho Botafogo (PSB) também instituem políticas na Capital. O PLO 1917/2024 cria a Política Municipal de Informação e Orientação aos Idosos sobre Assistência Social em João Pessoa, com o objetivo de promover o acesso à informação e orientação adequada aos idosos, visando a garantia de seus direitos e o acesso aos serviços de assistência sociais disponíveis, sendo considerado idoso a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos, conforme estabelecido pelo Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003). O PLO 1979/2024 institui a Política Municipal de Combate e Prevenção ao Câncer de Pele, com o objetivo de promover ações educativas, preventivas e de conscientização sobre a importância da proteção solar e do diagnóstico precoce, a ser desenvolvida de forma integrada com os órgãos de saúde, educação e assistência social, visando à maximização dos recursos e a eficácia das ações. Também o Poder Executivo, por meio dos órgãos competentes, fica autorizado a firmar parcerias com entidades públicas e privadas para a realização de campanhas educativas, eventos de conscientização, distribuição de material informativo e realização de exames preventivos.

Ainda foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 293/2024, de autoria do vereador Renato Martins (Avante), outorgando o Título de Cidadão Pessoense ao Empresário Antônio Ferreira de Souza pelos relevantes serviços prestados à cidade de João Pessoa.

Continue Lendo

Paraíba

Governo da PB reforça fiscalizações para combater transporte turístico ilegal no litoral paraibano

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), intensificou as fiscalizações no litoral paraibano para combater o transporte turístico ilegal e irregular, bem como o exercício clandestino da atividade de guias de turismo. A ação faz parte do Programa de Fiscalizações Integradas, iniciativa conjunta com o Ministério do Turismo (MTur) e as prefeituras de João Pessoa, Cabedelo, Conde, Lucena e Pitimbu.

As fiscalizações, coordenadas pela PBTur, são realizadas de forma integrada, com a participação de diversos órgãos, como as secretarias de Mobilidade Urbana, Guardas Municipais, Batalhão de Polícia Turística (BepTur), Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PB),  Polícia Militar e o Detran-PB.

O presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, destaca que o principal objetivo da ação é garantir que os prestadores de serviços turísticos, como transportadoras e guias, operem dentro das normas do Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), assegurando um turismo seguro para os visitantes e para a população local. Para isso, as equipes de fiscalização verificam a documentação dos prestadores de serviço, as condições dos veículos e as credenciais dos guias, buscando combater práticas ilegais e garantir a qualidade do atendimento. “Essas ações são essenciais para proporcionar aos turistas uma experiência segura e de qualidade em nosso estado, além de promover um turismo responsável e legalizado”, afirmou Lucena.

A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, enfatiza que o Governo do Estado, em parceria com as autoridades municipais e estaduais, reforça o compromisso com o desenvolvimento do turismo seguro e de qualidade, seguindo a orientação de que a fiscalização integrada é uma das principais ferramentas para garantir que o turismo na Paraíba continue a crescer de forma ordenada. “Queremos garantir que os serviços oferecidos estejam em conformidade com as normas estabelecidas, evitando assim a concorrência desleal com os prestadores de serviço regulares e prevenindo riscos à segurança dos visitantes”, comentou.

As fiscalizações serão mantidas durante todo o período de alta temporada.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

“Coloca em risco milhares de empresas”, diz presidente da CDL-JP sobre PEC contra escala 6×1

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL-JP), Nivaldo Vilar, reiterou o posicionamento nacional da entidade e afirmou ser contrário à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) contra o fim da escala de trabalho 6×1.

Na justificativa, o dirigente declarou que o texto, caso seja aprovado pelo Congresso Nacional, pode colocar em risco a saúde financeira de várias pequenas empresas em todo o Brasil.

“Para a CDL, principal representante do setor de comércio e serviços do país, a proposta coloca em risco a manutenção de milhares de micro e pequenas empresas do país, uma vez que a redução da jornada de trabalho sem a redução dos salários impacta diretamente nos custos operacionais dos negócios”, frisou durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM desta quinta-feira (14/11).

Ouça:

 

Continue Lendo