A cidade de Campina Grande, referência em tecnologia e inovação, recebeu mais uma vez a carreta da Huawei, um veículo itinerante equipado com alta tecnologia, que oferece cursos e experimentos tecnológicos para a população gratuitamente. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), participou ativamente do lançamento dessa iniciativa na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), nesta quarta-feira (08).
A carreta da Huawei, que está localizada em frente a Caixa Econômica na UFCG, proporcionará uma programação especial durante os turnos da manhã e tarde até a próxima sexta-feira (10), oferecendo aos campinenses a oportunidade de explorar e aprender sobre as inovações tecnológicas. O evento é uma continuação da parceria bem-sucedida que teve início em 2022, quando a Huawei trouxe a carreta pela primeira vez para Campina Grande com o apoio da Prefeitura através da SECTI durante o Natal Iluminado.
O professor de Engenharia Elétrica da UFCG e responsável pela ação, Edmar Gurjão, enfatizou o impacto positivo da carreira da Huawei no ambiente acadêmico: ’Trazer pra cá, contou com todo o apoio da empresa que teve interesse em divulgar seus produtos, trabalhos e também em ampliar parcerias com a universidade. Com isso, conseguimos trazer algo diferente para os alunos de graduação e para Campina Grande que é ver a tecnologia sendo realizada’, destacou.
O diretor de Ecossistema de Talentos da Huawei, Victor Montenegro, que é natural de Campina Grande, expressou seu entusiasmo em contribuir para o desenvolvimento tecnológico da cidade: ’Como campinense, é uma prioridade para mim transformar Campina Grande em um polo de atração tecnológica para a Huawei. Estamos comprometidos em fortalecer a nossa cidade e proporcionar oportunidades de aprendizado e crescimento para todos’, afirmou.
A Secretária Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Laryssa Almeida, ressaltou a importância da volta da carreta da Huawei para Campina Grande: ’Este evento é mais uma evidência da relevância que a cidade tem no cenário tecnológico. É uma oportunidade para a comunidade local conhecer mais sobre empresas de tecnologia e o papel fundamental que a SECTI desempenha na prospecção de parcerias. A presença da carreta da Huawei na cidade é um sinal positivo de que se alinha com o trabalho contínuo que realizamos em prol do letramento digital nos últimos anos’, concluiu.
A carreta da Huawei representa mais um passo em direção a um futuro tecnológico brilhante para Campina Grande. O projeto itinerante, que já passou por várias cidades brasileiras, tem por objetivo capacitar interessados nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), Inteligência Artificial (IA) e Energia Solar, bem como mostrar os avanços das tecnologias digitais, como redes sem fio, armazenamento de dados e inteligência artificial, aplicadas à indústria. Confira a programação completa:
Quarta-feira, dia 8
9h – 10h: Internet das Coisas (IoT)
10h – 11h: Visitação
11h – 12h: Computação em nuvem (Cloud services)
Intervalo
13h – 14h: Visitação
14h – 15h: Internet das Coisas (IoT)
15h – 16h: Computação em nuvem (Cloud services)
17h – 18h: Visitação
Quinta-feira, dia 9
9h – 10h: Computação em nuvem (Cloud services)
10h – 11h: Inteligência Artificial (IA)
11h – 12h: Visitação
Intervalo
13h – 14h: Visitação
14h – 15h: Internet das Coisas (IoT)
15h – 16h: Inteligência Artificial (IA)
17h – 18h: Visitação