A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta sexta-feira e sábado, dias 10 e 11, mais uma série de atividades da temporada 2023 da Caravana Interatos. A próxima parada é no município de Baraúna, que vai receber oficina e espetáculo de dança. As inscrições são feitas junto à Secretaria de Cultura do município (parceira da Funesc neste evento).
O espetáculo ‘Passo da Saudade’, do Coletivo Frevoada (de João Pessoa) será apresentado no sábado, a partir das 19h, na Praça de Eventos Petrônio Amaro Pires, no Centro de Baraúna. Com uma hora de duração, o espetáculo tem entrada gratuita e classificação indicativa livre. Em cena, Renata Lima, Lua Camboatá e Amáury como passistas.
A música ao vivo é feita por Rodrigo Melo (Bateria/Percussão), Tarcísio Pereira (Trompete) e Amáury (voz, piano, poesia, dramaturgia e direção geral). A direção artística fica por conta de Valéria Vicente. Já a direção musical é de Victor Figueirêdo (responsável também pela produção, ao lado de Renata Lima). Coreografia é assinada por Renata Lima e Lua Camboatá.
‘Passo da Saudade’ é um show-espetáculo de dança, música e poesia. Brinca com o frevo canção e o seu passo cheio de capoeira, síncopes e afetações; se entrega ao frevo de bloco em um espetáculo interativo atraindo a plateia, como nos carnavais de rua. Tudo em uma troca de energias, passos e poesia.
Frevoada é um grupo artístico de João Pessoa (PB), que brinca com o frevo através da música, dança e poesia. Formado em 2022, a partir da união de artistas de diversas linguagens, o grupo já se apresentou na Paraíba e em Pernambuco. Foi a atração artística na comemoração do primeiro Dia do Passista de Frevo, no Paço do Frevo (Recife-PE).
Já a oficina ‘O Corpo Poético da Rua’ será com Erik Breno (do Coletivo Tanz), nesta sexta-feira, dia 10, no Auditório Luiz Gonzaga de Azevedo, na Secretaria de Educação de Baraúna, das 9h às 12h e das 14h às 17h. São 20 vagas para pessoas a partir de 16 anos de idade. A oficina aborda o processo de ‘Dança Pessoal’ e uma base pedagógica que aponta para o ‘corpo de rua’.
O oficineiro é Erik Breno, que atua como ator, performer, diretor, bailarino e coreógrafo. Ele tem Bacharelado em Arte e Mídia pela UFCG e é Especialista em Representação Teatral pela UFPB. Também é graduando em Licenciatura em Teatro na UFPB, em João Pessoa, onde integra o Coletivo Tanz. Foi bailarino da Cia. do Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande (PB). Um de seus espetáculos – ‘Terreiro envergado’ – circulou pela Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco.
Caravana Interatos – Por meio de edital, foram selecionadas propostas de espetáculos e oficinas nas áreas de teatro, dança e circo para compor a Caravana Interatos 2023. A programação, que começou em junho, no município de Areia, se estende até o mês de novembro, passando pelas cidades de Esperança, Alagoa Nova, Esperança, Taperoá, Mogeiro, Cuité, Monte Horebe, Pocinhos, Riacho de Santo Antônio, Solânea, Baraúna e Assunção.
O objetivo da Caravana é promover o intercâmbio entre grupos culturais de diferentes regiões da Paraíba. Assim como no ano passado, a Caravana Interatos vem sendo desenvolvida no sentido de aprofundar a presença da Funesc no interior da Paraíba.
A ideia também é promover o diálogo entre os grupos participantes do projeto e a produção cultural local, tanto através das oficinas, quanto dos bate-papos ao final de cada espetáculo. A escolha destas cidades contempladas com a programação se deu através de credenciamento realizado por meio de edital. Em cada local por onde passa, o projeto tem parceria com as prefeituras dos municípios envolvidos.
Serviço:
Oficina: “O Corpo Poético da Rua”, com Erik Breno – Coletivo Tanz
Data: 10/11
Horário: 9h às 12h – 14h às 17h
Local: Auditório Luiz Gonzaga de Azevedo – Secretaria de Educação – Baraúna/PB
Público: Jovens e adultos a partir de 16 anos
Limite de Vagas: 20 participantes
Inscrições: Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Baraúna.
Espetáculo: “Passo da Saudade” – Coletivo Frevoada
Data: 11/11
Horário: 19h
Local: Praça de Eventos Petrônio Amaro Pires – Centro – Baraúna (PB)
Classificação: Livre
Duração: 1 hora
Entrada gratuita