Nos dois primeiros domingos deste mês de novembro (último dia 5 e próximo dia 12), cerca de 3,9 milhões de estudantes brasileiros estão fazendo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), prova que serve como porta de entrada para diversas universidades públicas em todo o país. No dia 5, os vestibulandos responderam a questões de Linguagens e Ciências Humanas, além de escreverem uma redação; já no dia 12, as provas serão de Matemática e Ciências da Natureza.
Dentre os 1.750 municípios brasileiros onde o Enem está sendo aplicado, há dezenas de cidades em que já existe uma operação da Maxim, aplicativo de viagens e entregas que vem se expandindo pelo Brasil. A plataforma oferece um serviço viável para aqueles estudantes que não desejam se arriscar a chegaram atrasados no dia da prova, utilizando transporte público, por exemplo.
Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), 28,1% dos candidatos inscritos não compareceram ao primeiro dia de provas por motivos diversos. Todos os anos, é comum vermos imagens e vídeos de estudantes que, devido à falta de planejamento, chegam atrasados e acabam contribuindo para a estatística de abstenção do Enem. Os portões dos locais de prova fecham, pontualmente, às 13h, horário de Brasília.
O aplicativo da Maxim tem diversas funcionalidades que podem ajudar o candidato a se programar, como a opção de precificar o valor da viagem de acordo com o modelo de leilão. Por meio desta funcionalidade, o passageiro pode definir seu próprio preço e, em caso de aumento do tempo de espera, é possível tornar o pedido mais atraente para os motoristas, aumentando o valor da viagem por conta própria. O aplicativo também possibilita agendar viagens para dia e horário específicos, facilitando o planejamento para o dia da prova.
Ademais, a plataforma traz inúmeros benefícios, tendo em vista que o valor de uma viagem é calculado automaticamente, de acordo com a relação custo-benefício das viagens, a demanda por serviços e o número de motoristas ativos em cada bairro da cidade. Vale ressaltar que, além dos milhões de estudantes que prestarão a prova, o app da Maxim também pode ser uma solução prática de transporte para os mais de 400 mil profissionais que trabalham no processo de aplicação dos exames.
O aplicativo já está disponível para download nas lojas App Store, Google Play e App Gallery.
Referência
O serviço Maxim opera no Brasil desde 2021 e está disponível em mais de 50 cidades. Os usuários podem pedir viagens de carro, minivan ou moto, bem como entregas de moto, carro, bicicleta e a pé.
A empresa Maxim vem criando tecnologias inovadoras para pedidos de transporte e outros serviços que os tornam mais modernos, acessíveis e seguros. O Serviço desenvolveu um sistema de hardware e software que permite a conexão de um número ilimitado de clientes e prestadores de serviços e o processamento de milhões de pedidos. O aplicativo de pedido de serviços Maxim e o aplicativo de atendimento de pedidos Taxsee Driver estão entre os aplicativos mais populares, com diversos usuários satisfeitos.