Nos acompanhe

Paraíba

Instituto Cândida Vargas recebe projeto de oficina sobre o trabalho de assistentes sociais

Publicado

em

Em uma parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Instituto Cândida Vargas (ICV) realizou, na tarde desta terça-feira (7), uma oficina sobre ‘Rede intersetorial e o trabalho de assistentes sociais: articulando SUS e SUAS’. A atividade aconteceu no auditório da maternidade e reuniu professores, assistentes sociais e profissionais da unidade de saúde.

A oficina teve como objetivo evidenciar a importância da intersetorialidade como mecanismo de gestão para contemplar a totalidade dos indivíduos. Nesse sentido, foram apresentados serviços e formas de encaminhamentos (referência e contrarreferência) da rede de saúde e assistência social.

Liane Guerra, coordenadora do serviço social do ICV, destacou a importância da atividade na instituição. “A escolha do tema foi bem oportuna, porque nós, assistentes sociais, trabalhamos em rede intersetorial, uma vez que o objetivo é viabilizar o acesso de nossas usuárias, em situação de vulnerabilidade social, aos serviços e benefícios garantidos por lei e oferecidos pelo município e outras esferas de poder”, afirmou.

Segundo a diretora multiprofissional do ICV, Ana Giovana, o momento foi importante, pois houve uma troca de saberes e o fortalecimento da intersetorialidade. “Esse momento é muito importante no campo da assistência social, considerando a diversidade de mulheres que atendemos aqui, seja nível social, econômico, psicológico. Então, é muito importante fortalecer os nossos profissionais para que as pacientes venham ser atendidas ainda mais de forma plena”, disse.

Para o universitário Ítalo Torres, o estágio supervisionado é a prática pedagógica que une o teórico e o prático na vida acadêmica. “Nesse sentido, ter o campo de estágio como o Instituto Cândida Vargas foi primordial para minha formação, tendo em vista que é um campo dinâmico, complexo e que tem suas potencialidades. As assistentes sociais do ICV me ensinaram muito a ter um olhar humanizado sobre as pacientes, além de serem resolutivas quando os casos sociais emergem na instituição”, enfatizou.

Projeto – A oficina faz parte de um projeto realizado pelo aluno Ítalo de Paula, do curso de serviço social da Universidade Federal da Paraíba. Participaram da roda de conversa Nívia Pereira, assistente social e professora doutora da UFPB; Jailma Batista, assistente social e especialista em Saúde Materno-infantil (UFRN); e Jéssica Juliana, assistente social e especialista em gestão de políticas públicas e mestra em Serviço Social pela UFPB.

“O projeto de intervenção é fruto de uma experiência de estágio, sendo fundamental para a formação dos discentes, mas também para toda a equipe profissional das atividades realizadas pelo projeto. Isso só fortalece entre o campo de estágio e a universidade”, disse a professora Nívia Pereira.

Continue Lendo

Paraíba

“Cada instituição de ensino tem que explicar o aumento”, diz secretário do Procon-JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Às vésperas do período de matrículas e rematrículas nas escolas de ensino privado, o secretário do Procon João Pessoa, Rougger Guerra, fez um alerta às instituições sobre a necessidade de detalhamento no aumento das mensalidades.

A medida tem por objetivo coibir e inibir possíveis reajustes abusivos.

Durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM desta quarta-feira (23/10), Rougger explicou que as escolas precisam comprovar, por meio de planilha no ato da matrícula, os itens que justifiquem para os pais o aumento dos valores.

“Portanto, que se diga que não há um percentual específico a ser adotado quando do aumento dessas mensalidades. Cada escola individualmente, cada instituição de ensino, tem que comprovar, por meio de uma planilha colocada em local visível no ato da matrícula, seja no local da matrícula, explicando cada aumento”, detalhou.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

Resultado do 2º turno na Paraíba será divulgado até às 19h do domingo, prevê TRE-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) revelou que a divulgação do resultado do segundo turno em João Pessoa e Campina Grande, que ocorrerá no próximo domingo (27/10), deverá ser anunciado até às 19h da mesma data.

Com menos números a serem apurados, trabalha-se com a possibilidade de uma redução de até uma hora em relação a divulgação do resultado do primeiro turno, que aconteceu por volta das 19h30.

A Corte alerta, no entanto, que a celeridade da apuração depende muito do comportamento do eleitor. Isso porque caso o cidadão vote cedo, como ocorreu no primeiro turno, o resultado pode sair antes mesmo das 18h.

Vale ressaltar que assim como no último dia 6 de outubro, o horário da votação do próximo domingo será unificado, com os locais de votação operando das 8h até as 17h.

 

Continue Lendo

Paraíba

Levantamento confirma aumento dos números de candidaturas femininas e de eleitas na Paraíba em 2024

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça Eleitoral confirma aumento dos números de candidaturas femininas e de eleitas na Paraíba em 2024. O dado faz parte de um levantamento realizado pelo departamento de Consultoria-Geral da Câmara dos Deputados, em Brasília, que fez uma triagem detalhada sobre os números do pleito deste ano.

De acordo com o levantamento, um total de 3.464 candidaturas femininas nas Eleições 2024 foram devidamente registrada na Paraíba e um total de 564 mulheres foram eleitas em território paraibano para cargos de prefeita, vice ou vereadora.

O estudo também fez uma comparação entre os pleitos de 2020 e 2024 e identificou que no processo eleitoral mais recente o número de candidaturas femininas foi menor que o anterior, porém, a quantidade de eleitas foi maior.

Confira os números:

Candidaturas femininas:

2020 = 3769;
2024 = 3464.

Mulheres eleitas:

2020 = 449;
2024 = 564.

Os números ainda estão distribuídos da seguinte forma:

Candidatas a prefeita:

2020 = 105;
2024 = 115.

Candidatas eleitas a prefeita:

2020 = 37;
2024 = 54.

Candidatas a vice-prefeita:

2020 = 133;
2024 = 141.

Candidatas eleitas a vice-prefeita:

2020 = 52;
2024 = 58.

Candidatas a vereadora:

2020 = 3531;
2024 = 3208;

Candidatas eleitas a vereadora:

2020 = 360;
2024 = 452.

Continue Lendo