Nos acompanhe

Brasil

Efraim emplaca mais de 20 emendas à reforma tributária aprovada na CCJ

Publicado

em

“Conseguimos! Depois de um exaustivo trabalho, aprovamos a reforma tributária, que vai deixar o sistema mais simples e menos burocrático. E com uma ‘trava’, que é um teto para impedir o aumento do imposto para o cidadão comum”, celebrou o líder do União Brasil, senador Efraim Filho (PB), ao término da votação do texto-base na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), no final da tarde desta terça-feira (7), depois de 8 horas de debate. O texto, que simplifica as regras de impostos, segue agora para votação no plenário do Senado, o que deve acontecer nessa quarta-feira (8).

No total, foram apresentadas 802 emendas ao texto que veio da Câmara. Mais de 250 foram acatadas pelo relator da matéria, senador Eduardo Braga (MDB-AM). Muitas delas foram sugestões do grupo de trabalho (GT) da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Coordenado por Efraim, o GT promoveu 7 audiências públicas e recebeu diversos representantes do setor produtivo nacional. Ao final, o relatório da CAE foi encaminhado para Braga, que acatou diversas emendas.

Novidades

Entre as mudanças aprovadas pelo relator Eduardo Braga está a inclusão de um “cashback” (dinheiro de volta) obrigatório — ou seja, a devolução do imposto pago pelo consumidor — para famílias de baixa renda na compra do gás de botijão e sobre a conta de luz.

Outra novidade é a criação do Imposto Seletivo sobre bens e serviços prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, como bebidas alcoólicas e cigarros, com o objetivo de desestimular o consumo desse tipo de produto.

Sem aumento de imposto

O líder Efraim Filho fez questão de pontuar que “o Congresso Nacional jamais aceitaria votar uma PEC que onere o cidadão por meio de mais impostos”. Ao longo deste ano, marcado profundamente pela discussão da reforma tributária, Efraim disse inúmeras vezes que a reforma precisava ser feita “sob o olhar de quem produz e de quem paga impostos”.

O parlamentar paraibano participou ativamente do processo de debate da reforma. Tanto que, no balanço geral, a Paraíba foi o estado que teve o maior número de emendas aprovadas: foram 29, sendo mais de 20 delas de autoria de Efraim Filho.

Volta à Câmara

Por se tratar de uma PEC (proposta de emenda à Constituição), a reforma terá que ser votada em dois turnos no plenário do Senado, com o apoio de ao menos 49 senadores. A previsão é de que a matéria seja apreciada amanhã (8) mesmo. E por ter sofrido diversas modificações no Senado, a PEC volta à Câmara dos Deputados. Mas o governo trabalha para que a reforma tributária possa ir à sanção ainda este ano.

Continue Lendo

Brasil

Pesquisa: 23% dos paraibanos diz que a própria situação econômica melhorou nos últimos 6 meses

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A 21ª edição da Pesquisa Panorama Político revela que 23% dos paraibanos diz que a própria situação econômica melhorou nos últimos seis meses. O dado se refere a uma população otimista estimada em 709.636 (setecentos e nove mil, seiscentos e trinta e seis) habitantes e insere a Paraíba em 3º lugar do ranking nacional do otimismo financeiro ao lado do Amazonas e Alagoas.

Ainda de acordo com o levantamento, em linha geral, 19% da população brasileira acredita na melhoria da própria situação econômica, o número corresponde a mais de 31 milhões de habitantes.

No topo do ranking dos otimistas está o Maranhão (29%) e, na lanterna, estão Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, todos com 14% de otimistas.

Confira o ranking geral logo abaixo:

  • Maranhão (29%)
  • Pará e Sergipe (25%)
  • Amazonas, Paraíba e Alagoas (23%)
  • Piauí, Pernambuco, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul (22%)
  • Amapá, Bahia, Santa Catarina e Mato Grosso (21%)
  • Rondônia, Tocantins, Ceará e Goiás (20%)
  • Acre, Roraima e Rio Grande do Norte (19%)
  • São Paulo (17%)
  • Paraná e Distrito Federal (16%)
  • Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul (14%)

Continue Lendo

Brasil

Paraíba e mais 3 Estados estão em 7º lugar no ranking nacional de registros de golpes cibernéticos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os Estados da Paraíba, Pernambuco, Santa Catarina e Goiás estão juntos na sétima colocação no ranking nacional de registros de golpes cibernéticos. Todos aparecem com 22% em registros de casos, de acordo com dados oficiais do levantamento realizado pelo DataSenado, em parceria com a Nexus — Pesquisa e Inteligência de Dados, da FSB Holding, divulgados na terça-feira (01/10).

O Estado de São Paulo encabeça a lista com 30% de registros e, com 17%, o Ceará conquistou a lanterna do ranking aparecendo como Estado com menos registros de vítimas deste tipo de golpe.

O levantamento foi realizado no último mês de junho, quando foram ouvidos um total de 21.808 (vinte e um mil, oitocentos e oito) cidadãos de todas as 27 (vinte e sete) unidades da federação. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro média é de 1,22 ponto porcentual.

Confira a íntegra do ranking:

  • São Paulo (30%);
  • Mato Grosso (28%);
  • Roraima e Distrito Federal (27%);
  • Espírito Santo e Rio Grande do Sul (26%);
  • Amazonas, Pará, Rio Grande do Norte e Minas Gerais (25%);
  • Amapá, Bahia, Rio de Janeiro, Paraná e Mato Grosso do Sul (23%);
  • Paraíba, Pernambuco, Santa Catarina e Goiás (22%);
  • Rondônia e Maranhão (21%);
  • Tocantins e Alagoas (20%);
  • Acre e Sergipe (19%);
  • Piauí (18%);
  • Ceará (17%).

Continue Lendo

Brasil

CEF paga nova parcela do Pé-de-Meia nesta quarta para estudantes nascidos nos meses de maio e junho

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A CAIXA paga, nesta quarta-feira, 02 de outubro, nova parcela do Programa Pé-de-Meia para os estudantes nascidos nos meses de maio e junho.

Com a ampliação do programa pelo Governo Federal, a partir deste mês cerca de 200 mil novos estudantes do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) passam a receber o incentivo financeiro.

O incentivo no valor de R$ 200, conforme lembra o Brasil 61, será creditado em conta Poupança CAIXA Tem e os valores podem ser movimentados pelo App CAIXA Tem.

O estudante pode fazer transferências, PIX e pagar contas, direto no aplicativo do celular.

Além disso, o aluno pode sacar o valor nos caixas eletrônicos, Lotéricas e Correspondentes CAIXA Aqui.

Continue Lendo