Nos acompanhe

Paraíba

Bruno lança o programa ‘Escola em Tempo Integral’ em Campina Grande

Publicado

em

O prefeito Bruno Cunha Lima lançou nesta terça-feira, 7 de novembro, o programa Escola em Tempo Integral. O evento aconteceu na Escola Municipal Félix Araújo, no bairro do Catolé, que possui turmas do 1º ao 5º ano com ensino em tempo integral. Durante o evento, que oficializou o programa, o prefeito destacou a série de investimentos realizados na Educação.

“Campina é grande em todos os sentidos e eu falo com orgulho de Campina e de todos os seus feitos. E um dos fatores que me leva a ter orgulho de Campina é a Educação, é a nossa Rede. Seja através do ensino em tempo integral, dos óculos do Olhar Campina, dos aparelhos para audição, do fardamento novo – a mochila, a camisa, o estojo, o tênis, o caderno, o lápis de escrever, de colorir, o hidrocor, a régua, a calculadora – ou da internet de fibra, dos computadores que estão em 100% das nossas escolas. Seja através das reformas das nossas escolas. Tudo que está sendo feito tem o objetivo, o compromisso claro de diminuir a distância entre a educação pública e a privada”, afirmou Bruno.

Para o secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto, o lançamento do programa significa o compromisso em ofertar um ensino de qualidade.

“A educação em tempo integral é uma educação cidadã, que garante segurança alimentar, acesso à cultura, acesso ao esporte e aulas de reforço em disciplinas que as crianças tiveram mais dificuldade. Então é um acompanhamento mais individualizado e por isso gera tantos bons resultados. Em 2021, tínhamos uma escola em tempo integral. Hoje temos 11 e a nossa projeção é de que tenhamos 16 já no início do próximo ano letivo”, declarou Asfora Neto.

Nas escolas que compõem o programa Escola em Tempo Integral, os estudantes têm, além do ensino regular alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aulas de Educação Financeira, Inglês, Projeto de Vida, Música, Capoeira, Educação Física, Meio Ambiente, Pensamento Computacional, Xadrez, entre outras atividades.

Experiência na EMEF Félix Araújo

A gestora da EMEF Félix Araújo, Silvana Mercia da Silva, explica como o programa impacta na vida das crianças.

“Aqui começou com um sonho. O turno da manhã estava fechado e a escola estava vazia. Procuramos a secretaria, desenvolvemos o projeto com base no plano nacional. Montamos o projeto e a secretaria abraçou. Posso dizer com muita verdade que a escola em tempo integral funciona de forma muito verdadeira. Temos educação, temos acolhimento, ensino e amor. A escola em tempo integral muda a vida das crianças. Elas chegam às 8h e saem às 17h. Estão fora das telas e têm uma rotina com movimento, música, arte e esporte”, contou.

Tábata Menezes, mãe de Theo, compartilhou a experiência com o filho, que ainda não tinha vivenciado a escola em tempo integral e foi acolhido na escola, no meio do ano letivo após uma transferência.

“No meio do ano, precisamos trocar Theo de escola e foi uma surpresa bem diferente, porque não tínhamos experiência com ensino integral. Foi desafiador por ser no meio do ano, mas para nossa surpresa fomos muito bem acolhidos, tanto a nossa família, quanto o Theo. Ele ama essa escola e reclama quando precisamos buscá-lo mais cedo. Acho que a parceria entre escola e família é muito importante. E eu sou muito grata por esse trabalho desenvolvido aqui”, ressaltou.

Unidades incluídas no programa Escola em Tempo Integral – escolas

•EMEF Ceai Elpídio de Almeida – Ramadinha

•EMEF Manoel da Costa Cirne – Pedregal

•EMEF Lions Prata – Catolé

•EMEF Selma Agra Vilarim – Cruzeiro

•EMEF Félix Araújo – Catolé

•EMEF Estudante Leonardo Vitorino – Pedregal

•EMEF Luiz Joaquim Avelino – Araxá

•EMEF Petrônio Figueirêdo – Pedregal

•EMEF José Tavares – Santo Antônio

•EMEF Ceai João Pereira de Assis – Catolé

•EMEF Lúcia de Fátima Gayoso – Lauritzen

Dados importantes

Em 2021, a Rede Municipal de Campina Grande contava com apenas uma escola em tempo integral, a Leonardo Vitorino. Em 2023, Campina está com 700 estudantes atendidos de 11 escolas participantes com 24 turmas ativas.

Os estudantes das escolas em tempo integral contam com uma carga horária diária de pelo menos 7h, com três refeições diárias garantidas pela Secretaria Municipal de Educação.

A projeção para 2024 é que a Secretaria de Educação supere a meta do Ministério da Educação, que prevê para o próximo ano 996 estudantes em tempo integral.

A projeção da Seduc é que já no início do ano letivo, 1.825 estudantes estejam matriculados no ensino integral em 16 escolas, sendo 60 turmas ativas.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Queiroga não atendeu pedido de 30 leitos de UTI para o Hospital Metropolitano quando era ministro

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O então ministro da Sáude, Marcelo Queiroga, hoje candidato a prefeito de João Pessoa, não atendeu, durante o período em que foi titular da pasta, a um pedido da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB-Saúde) para habilitação de 30 leitos de Terapia Intensiva Adulto no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, à época atendendo pacientes diagnosticados com a Covid-19.

O pedido, formalmente reiterado pela PB-Sáude em maio de 2022, foi originalmente feito em abril de 2021, quando Marcelo Queiroga participou de reunião no Palácio da Redenção com autoridades estaduais e municipais.

Durante aquele encontro, o governador João Azevedo, enumerou algumas das principais demandas na área da saúde, destacando a necessidade da “habilitação de leitos já abertos, de insumos, medicamentos e vacinas”.

Na ocasião, Marcelo Queiroga se comprometeu a analisar as demandas apresentadas e se disse honrado em ser recebido para “tratar de saúde pública”.

Ele até ensaiou um discurso de unidade entre as instancias de poder federal, estadual e municipal em razão da pandemia: “Nós vivemos um momento de emergência sanitária internacional e sabemos que a principal ferramenta que temos é o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, por isso trabalhamos com harmonia entre União, estados e municípios”, disse, conforme registros da imprensa, à época.

Mas, na prática, um simples pedido para habilitar 30 leitos do Hospital Metropolitano não foi atendido pelo então ministro Marcelo Queiroga., mesmo tendo sito reiterado pela PB-Saúde com o argumento de que a oferta de leitos de cuidados intensivos era necessária em razão do “aumento crescente de demanda”, conforme indicador da Taxa de Ocupação.

Em março deste ano de 2024, mediante portaria nº 3.431, a ministra Nísia Trindade, habilitou os leitos de UTI Coronariana solicitados, autorizando recursos da ordem de R$ 7,8 milhões, incorporados ao limite financeiro de Média e Alta Complexidade do Estado da Paraíba.

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba se destaca como o 3º estado do país com maior mobilização de estudantes para o Enem

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Paraíba está entre os três estados do país que mais mobilizam estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ficando atrás apenas do Ceará e Goiás. Segundo o Censo da Educação Superior 2023, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), 72,3% dos alunos do ensino médio da Paraíba se inscreveram para o exame. Na rede estadual, que representa 85% dos estudantes do ensino médio, o avanço no número de estudantes inscritos no Enem reflete o impacto de políticas públicas voltadas para a educação, implementadas pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB).

Entre as principais ações realizadas está o programa “Se Liga no Enem Paraíba”, que oferece um conjunto de recursos direcionados aos estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública estadual. Em 2024, o programa atraiu mais de 13.400 alunos em todas as 16 Gerências Regionais de Educação, consolidando-se como uma ferramenta essencial, não só de incentivo para os alunos se inscreverem no Enem como também de preparação para que esses estudantes obtenham sucesso ao ingressarem no ensino superior.

O secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, comemorou a conquista e destacou a importância de continuar avançando. “Estar no topo do ranking nacional de mobilização de estudantes é motivo de orgulho para todos nós. Isso demonstra o comprometimento do Governo da Paraíba e das nossas políticas públicas com o futuro dos nossos jovens. No entanto, nossa meta é ainda mais ambiciosa: queremos alcançar mais de 90% de participação nos próximos dois anos, garantindo que nossos alunos compreendam a importância do Enem para o ingresso no ensino superior e a construção de suas trajetórias profissionais”, afirmou o secretário.

Os dados mostram que em 2024, a Paraíba registrou 19.080 aprovados no Sisu, com 548 redações classificadas como excelentes, obtendo notas acima de 900 pontos. Desses, 56% dos estudantes participaram ativamente do programa Se Liga no Enem, demonstrando a relevância das iniciativas estaduais no fortalecimento do desempenho acadêmico. Outro dado relevante é que 81% dos aprovados no Sisu estavam matriculados em Escolas de Regime Integral de Ensino (ECI/ECITS), o que reforça o impacto dessas instituições no processo de formação dos estudantes.

Já em 2024 as políticas educacionais da Paraíba ganharam ainda mais força com a criação da Gerência Executiva de Desenvolvimento e Protagonismo Estudantil (GEDPE), que centraliza e otimiza as ações voltadas ao desenvolvimento do protagonismo estudantil. Essa reestruturação está permitindo uma comunicação mais eficiente entre as Gerências Regionais e os programas educacionais, o que reflete diretamente no engajamento e no sucesso de iniciativas como o Se Liga no Enem.

Izabelly Dutra, coordenadora do programa, ressaltou que o resultado obtido no Censo do MEC não foi uma surpresa para a equipe da SEE-PB. “Ver a Paraíba na 3ª posição no número de inscritos no Enem, à frente de estados bem maiores, nos envaidece, mas é fruto de um trabalho intenso. As políticas públicas que promovemos focam no protagonismo estudantil e na conscientização sobre a importância do Enem para os projetos de vida de nossos alunos”, afirmou. Dutra destacou também que 70% dos estudantes aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2024 participaram das atividades promovidas pelo programa, como os festivais interdisciplinares.

Além das atividades pedagógicas regulares, o programa Se Liga no Enem também promove revisões de conteúdo online, disponíveis no canal do YouTube do programa. A partir do dia 28 de outubro, por exemplo, será iniciado um ciclo de revisão final para o Enem, com lives semanais abordando temas como Filosofia, Sociologia, Geografia, História, Literatura e Redação, entre outros. O cronograma completo pode ser acessado nas plataformas digitais da Secretaria de Educação, e as escolas da rede pública já estão orientando seus alunos quanto à importância de participar dessas atividades.

Em complemento às políticas estaduais, em janeiro de 2024 o Governo Federal implementou o programa Pé-de-Meia, que entre os incentivos como matrícula e presença, também estimula os estudantes a participarem do Enem. Os estudantes que comparecerem aos dois dias de prova vão receber R$ 200, que deve ser depositado na poupança entre 23 de dezembro de 2024 e 3 de janeiro de 2025. Na Paraíba, 96,5 mil estudantes são beneficiados pelo programa, ou seja 79.85% dos 120.838 estudantes do Ensino Médio.

João Pedro Silva é aluno da 3ª série na Escola Cidadã Integral Dorgival Silveira (10° GRE) e vai prestar o Enem este ano. O estudante comenta sobre o impacto das políticas de incentivo na sua preparação. “Antes, eu não via o Enem como algo tão essencial, mas com os programas da SEE-PB, como o Se Liga no Enem, comecei a entender a importância desse exame e estou me preparando para o meu futuro como estudante de Ciências da Computação, que é o meu sonho. As revisões, simulados e oficinas me ajudaram a me sentir mais preparado e a perceber que o Enem é a chave para alcançar a faculdade e realizar meus sonhos. Hoje, me sinto confiante e pronto para essa etapa”, afirmou o estudante.

Continue Lendo

Paraíba

João Pessoa manterá ônibus gratuito e todas as linhas em circulação no próximo domingo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Assim como aconteceu no primeiro turno das eleições 2024, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), com base em resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), manterá todas as linhas de ônibus em circulação com embarque gratuito, no próximo domingo (27), quando ocorrerá o segundo turno do pleito eleitoral.

De acordo com Expedito Leite Filho, superintendente de Mobilidade Urbana da Capital, a medida é observada pela gestão municipal com naturalidade, tendo em vista que já vem sendo adotada nos últimos pleitos eleitorais na capital paraibana. “Não há dúvidas de que ofertar todas as linhas de ônibus e gratuitamente à população, em um dia tão importante como esse, demonstra o compromisso com a participação popular neste processo democrático essencial para todos”, destacou.

Para embarcar nos ônibus garantindo a gratuidade da tarifa é necessário estar portando o Passe Legal e o título de eleitor, no período entre 6h e 20h, tempo considerado suficiente para seguir viagem ao colégio eleitoral e retornar para casa, tendo em vista que o processo eleitoral tem início às 8h e finaliza às 17h. Para conferir todas as linhas, horários e itinerários, a recomendação da Semob-JP é que os usuários do transporte público acessem os detalhes no site: portal.semojp.pb.gov.br.

No dia do pleito, agentes de mobilidade também estarão fiscalizando a operacionalidade dos ônibus e, caso seja observada qualquer necessidade de intervenção, as empresas de transporte serão acionadas. Em caso de urgência, os passageiros também podem acionar o Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT/SemobJP), enviando mensagens no WhatsApp: (83) 98760-2134.

Continue Lendo