Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitura intensifica ações e parcerias visando atrair empreendimentos industriais para CG

Publicado

em

A Prefeitura de Campina Grande está atenta e empenhada em oferecer aos investidores de todo o Brasil novas e promissoras oportunidades de negócios na cidade. Esta meta foi alvo de reunião de trabalho realizada na manhã desta segunda-feira (6) entre a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDE), Tâmela Fama, e a presidente do Conselho Regional de Química da Paraíba, Raquel Lima. O encontro, acompanhado pela diretora de Operações da SEDE, Gabriela Fernandes, aconteceu na Fundação Parque Tecnológico da Paraíba.

Durante a reunião, Tâmela Fama expôs que o governo municipal atua no sentido de desenvolver ações que buscam beneficiar todos os setores e cadeias produtivas do Município. Para tanto, esclareceu que a gestão, sob a orientação do prefeito Bruno Cunha Lima, também oferece incentivos fiscais, além de criar outras condições favoráveis para que indústrias e empresas se instalem na cidade, gerando mais empregos e renda. Em sua visão, mais do que nunca, Campina Grande faz valer o seu slogan de “cidade boa para trabalhar e viver”.

Neste contexto, a secretária considera fundamental a formulação de parcerias com instituições, a exemplo do Conselho Regional de Química, cuja presidente também atua como consultora e dispõe de livre acesso a importantes empresas nacionais que podem ser instaladas em Campina Grande.

Por sua vez, a própria presidente do conselho, Raquel Lima, lembrou que já residiu em Campina Grande, onde estudou na UFCG e na UEPB. Por isso, pela sua afinidade e compromisso com a cidade, garantiu total empenho em contribuir por meio de contatos e articulações em favor da expansão empresarial campinense.

“Conheço a pujança econômica desta cidade, onde pude desfrutar de convívio estudantil e profissional. Daí assumi a condição de parceira da Prefeitura para a conquista de novos empreendimentos”, destacou Raquel Lima, presidente do Conselho Regional de Química, às vésperas de realizar viagem ao Paraná, para onde levará ao conhecimento de empresas como a Tigre o potencial de Campina Grande para receber novos investimentos. Conforme relatou, a cidade possui amplas condições para atrair importantes empreendimentos industriais, pois se destaca como notável centro de distribuição de diversos produtos no interior nordestino.

E como a missão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico é atrair investimentos para fortalecer a economia, gerar empregos e impulsionar o crescimento local, a secretária Tâmela Fama também anunciou que serão desenvolvidas ações estratégicas e planejadas para a concretização deste objetivo. Conforme explicou, serão realizados e atualizados levantamentos ou indicadores que mostram as potencialidades de Campina Grande para a obtenção de resultados empresariais positivos a curto, médio e a longo prazo.

“Apresentar esse potencial do Município a possíveis investidores tem sido o elemento central das ações da SEDE. O nosso trabalho de levantamento relatará o quanto Campina Grande é favorecida em termos de localização, linhas aéreas, presença de importantes centros de pesquisa e formação de qualificada mão-de-obra, fatores imprescindíveis para os investidores. Grandes empresários já vislumbram, como realidade, esse futuro promissor do Município e acreditam que este é o momento de investir”, afirmou, com otimismo, a secretária.

Por fim, Tâmela Fama destacou outras ações que buscam diversificar a economia local. Para tanto, a secretária lembra o projeto de instalação de empresas no Conjunto Aluízio Campos, onde existe uma área reservada para a implantação de empreendimentos. Ela também informou que existe a pretensão de se alocar empresas de base tecnológica em terreno de 30 hectares, num investimento com infraestrutura estimado em R$ 50 milhões. Estas e outras ações serão tratadas junto às lideranças políticas e empresariais dispostas a contribuir para o crescimento econômico local.

Continue Lendo

Paraíba

Chips da beleza: implantes hormonais proibidos pela Anvisa serão apreendidos na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) está orientando os seus inspetores sanitários e as Vigilâncias Sanitárias municipais a apreenderem implantes hormonais manipulados, conhecidos popularmente como “chips da beleza”, que estejam sendo comercializados em todo o território paraibano. A orientação de apreensão vale também para os produtos similares que tenham entrado ilegalmente no País e que, portanto, não constem da lista de produtos regulados pela Anvisa. A iniciativa, segundo o diretor-geral da Agevisa, Geraldo Moreira de Menezes, tem base no teor da Resolução-RE nº 3.915/2024, da Anvisa, disponível em http://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-re-n-3.915-de-18-de-outubro-de-2024-591127718 e publicada na edição de sexta-feira (18) do Diário Oficial da União, que proibiu a comercialização, manipulação, propaganda e uso do produto em todo o Brasil.

A proibição, pela Anvisa, conforme Geraldo Moreira, foi motivada por evidências, fornecidas pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, de complicações relacionadas à segurança dos implantes hormonais manipulados. “A medida, de caráter preventivo, se aplica a todas as farmácias de manipulação e está fundamentada no art. 7º da Lei Federal nº 6.360/1976, que autoriza o Ministério da Saúde a suspender, a qualquer momento, e como medida de segurança sanitária e a vista de razões fundamentadas do órgão competente, a fabricação e venda de produtos que, embora registrado, se tornem suspeitos de terem efeitos nocivos à saúde humana”, explicou o diretor da Agevisa/PB.

Alerta – Anteriormente à publicação da Resolução-RE nº 3.915/2024, a Anvisa divulgou o Alerta nº 42024/2024, destacando a ciência do uso indiscriminado, pela população e para variadas indicações, de implantes hormonais manipulados em farmácias. A Agência também afirmou que “a falta de garantia da qualidade, eficácia e segurança desses produtos pode gerar efeitos indesejáveis, e até eventos graves”.

Segundo a Anvisa, os implantes hormonais manipulados em farmácias têm sido utilizados para fins estéticos, tratamento de fadiga ou cansaço e sintomas de menopausa. Entre os hormônios utilizados estão principalmente a gestrinona, a testosterona e a oxandrolona, que fazem parte da lista C5 (anabolizantes) da Portaria/SVS 344/1998, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre o Regulamento Técnico sobre Substâncias e Medicamentos sujeitos ao Controle Especial.

No Alerta, a Anvisa explicou que, entre as principais complicações observadas em pacientes que fazem uso dos implantes manipulados, estão a elevação de colesterol e triglicerídeos no sangue (dislipidemia), a hipertensão arterial, o acidente vascular cerebral e a arritmia cardíaca. “Além disso, também pode ocorrer crescimento excessivo de pelos em mulheres (hirsutismo), queda de cabelo (alopecia), acnes, alteração na voz (disfonia) insônia e agitação”, acrescentou.

Outro agravante relacionado aos chips da beleza, conforme a Anvisa, é que os mesmos não foram submetidos à avaliação da Agência e não existem produtos semelhantes devidamente registrados para fins estéticos, tratamento de fadiga ou cansaço e sintomas de menopausa.

Chips da beleza – Conforme matéria jornalística publicada pela  agenciabrasil.ebc.com.br, os “chips da beleza” são implantes largamente usados como estratégia para emagrecimento, tratamento da menopausa, antienvelhecimento, redução da gordura corporal, e também aumento da libido e da massa muscular, e podem conter inúmeras substâncias, embora normalmente sejam compostos por testosterona ou por gestrinona, um progestágeno com efeito androgênico. Combinações contendo estradiol, oxandrolona, metformina, ocitocina, outros hormônios e NADH também são produzidas.

Saiba mais:

  • Ø Segundo a Anvisa, o uso de hormônios só é seguro quando são utilizados produtos devidamente regularizados e que possuem estudos que comprovem qualidade, segurança e eficácia para os fins a que se destinam.
  • Ø As autoridades de saúde orientam as pessoas a não colocarem a saúde em risco e a buscarem orientação médica antes de iniciar qualquer tratamento hormonal.
  • Ø A ocorrência de eventos adversos a medicamentos deve ser notificada no sistema VigMed.
  • Ø O VigMed é disponibilizado pela Anvisa para que cidadãos, profissionais de saúde, detentores de registro de medicamentos e patrocinadores de estudos possam reportar suspeitas de eventos adversos relacionados a medicamentos e vacinas.

Continue Lendo

Paraíba

Corte eleitoral nega pedido de Queiroga para retirada de vídeo onde é lembrado como “genocida”

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça Eleitoral paraibana indeferiu um pedido apresentado por representantes legais do candidato a prefeito de João Pessoa, Marcelo Queiroga (PL), para que o prefeito e candidato a reeleição Cícero Lucena (PL) retirasse de publicações feitas através de redes sociais a divulgação de que Queiroga, por sua atuação enquanto ministro da Saúde, havia sido tratado como “genocida” pela CPI da Covid-19 realizada pelo Senado durante o período da pandemia provocada pelo vírus da Covid-19 que também atingiu o país.

De acordo com a decisão do juiz Adilson Fabrício Gomes Filho, da 1ª Zona Eleitoral de João Pessoa, o indeferimento também se deu porque Queiroga estaria naturalmente sujeito à manifestações críticas por sua condição de agente público.

Na decisão o juiz cita que “No caso sob exame, não se verifica que a referida postagem questionada tenha ultrapassado os limites da crítica, ainda que ácida e incômoda, pelo seu teor satírico, a que todo agente público está sujeito, pela sua peculiar condição de ocupante de cargo público gerencial, para resvalar para a prática de propaganda ofensiva da sua honra e imagem. Diante do exposto, INDEFIRO a liminar requerida”.

A Corte Eleitoral paraibana também indeferiu o pedido de Queiroga para que Cícero parasse de  citar seu filho, Antônio Cristovão Neto, conhecido como Queiroguinha, como suposto protagonista de episódios de lobby junto ao Ministério da Saúde enquanto o pai era ministro da Pasta.

 

Continue Lendo

Paraíba

TSE julga nesta quinta recursos apresentados por gestores paraibanos condenados no pleito de 2020

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal Superior Eeitoral (TSE) julga nesta quinta-feira (24/10) recursos apresentados por gestores paraibanos que tentam reverter a condenação recebida por conduta vedada ainda nas Eleições 2020.

A prefeita e o vice do Município de Alagoinha, respectivamente, Maria Rodrigues de Almeida Farias e Alírio Claudino de Pontes Filho, foram reeleitos em 2020, mas foram condenados pela Justiça Eleitoral ao pagamento de multa por extrapolarem gastos com publicidade institucional em período vedado pela legislação naquele pleito municipal.

O relator do processo é o ministro Antonio Carlos Ferreira e, ao todo, o Plenário do TSE deve julgar, nesta quinta, a partir das 10h, um total de 38 (trinta e oito) processos.

Continue Lendo