Nos acompanhe

Paraíba

Novos dirigentes do MP de Contas tomam posse de seus novos cargos em sessão extraordinária do TCE

Publicado

em

O Tribunal de Contas da Paraíba, em sessão extraordinária ocorrida na manhã desta quarta-feira (1/11), sob presidência do conselheiro Nominando Diniz, deu posse ao novo Procurador Geral de Contas Marcílio Toscano Franca Filho. Com ele, também assumiram seus novos cargos os Subprocuradores Luciano Andrade Farias e Manoel Antonio dos Santos Neto para atuação (nessa ordem) nas 1ª e 2ª Câmaras do TCE.

“O procurador Marcílio Franca tem envergadura moral, intelectual, pessoal e tem ciclo de amizade suficiente para escolher o tipo de posse que desejasse ter. Esta cerimônia poderia ter sido no Centro Cultural Ariano Suassuna (espaço amplo pertencente ao Tribunal), ou no Centro de Convenções de João Pessoa, mas ele escolheu o calor humano da sua família e dos seus amigos, aqui mesmo, neste Plenário, seu ambiente de trabalho e luta”, comentou o presidente da Corte.

No transcurso da solenidade, o ex-Procurador Geral Bradson Tibério Luna Camelo foi agraciado com a Medalha Cunha Pedrosa, a mais elevada honraria da Corte a ele entregue pelo conselheiro André Carlo Torres Pontes, em razão dos bons serviços que tem prestado ao Tribunal e à Paraíba.

Encarregada da saudação ao novo comando do Ministério Público de Contas, a procuradora Elvira Samara Pereira de Oliveira descreveu a posse dos colegas como “o momento de fechamento e abertura de ciclos e, assim, da renovação benfazeja”. Observou que as sucessões propiciam a contribuição de todos ao aperfeiçoamento da Instituição e ao crescimento pessoal de cada um dos seus membros.

Depois de traçar o perfil do novo Procurador Geral de Contas, ela acentuou “a inquietude intelectual” que o fez enveredar, também, para o estudo e a propagação do Direito da Arte, ramo do qual se tornaria grande entusiasta. Desejou que tais atributos, em meio aos quais a harmonia e o poder transformador, permeiem a nova gestão do Ministério Público junto ao TCE.

“Ressalto a harmonia, porque traz a leveza, o equilíbrio e a serenidade tão caros ao exercício da função de administrar”, disse. E, por fim, expressou o desejo de que a nova gestão alcance o propósito da atuação firme, eficiente, profícua e benéfica à sociedade.

Saudação da Procuradoria Geral da República

O representante da Procuradoria Geral da República na Paraíba, José Guilherme Ferraz da Costa, observou que, embora simples, a solenidade tinha um tom festivo: o da celebração à competência e à capacidade de realização do procurador Marcílio Franca e daqueles que então com ele ocupavam as novas funções.

Defendeu a ação conjunta do MP, em todas as suas instâncias, para a proteção dos cofres públicos e o bem-estar social. E lembrou que na Paraíba, pioneiramente, isso já acontecia. Foi quando enumerou a realização de ações conjuntas para a preservação do patrimônio histórico e cultural dos paraibanos, o seminário nacional que trouxe ao Auditório do TCE representações ministeriais de todo o País e, ainda, a senadora Daniella Ribeiro, presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, para o debate urgente das questões relacionadas às chamadas Emendas Pix, “que tanto preocupam a Nação”.

“Marcílio é um homem agregador. E isso tem a ver com a integração e união de esforços que defendemos. Ele é um homem múltiplo, um estudioso das ciências jurídicas e um amante das artes”, disse.

A procuradora federal Janaína Andrade de Sousa, a próxima a falar, também tratou do novo procurador geral do MP de Contas como “um homem multidisciplinar. Seu talento é extramuros, é além-mar. Faz uma apresentação em Xangai, emite, no dia seguinte, parecer no Tribunal onde atua e, à noite, ministra aulas na sua Universidade. Eu estaria, aqui, agora, até sem convite”, brincou. A exemplo do colega José Guilherme Ferraz, ela também teve como bons auspícios a posse de Marcílio Franca no Dia de Todos os Santos.

Coube à advogada Nevita Franca Luna a saudação da família. Emocionada, ela mencionou a trajetória acadêmica, as conquistas notáveis e as contribuições do irmão no campo do Direito e das artes. “Somos afortunados por ter alguém como ele. Celebramos não apenas uma nomeação, mas a vida, a carreira e o trajeto de um homem com exemplos a serem seguidos”, afirmou. Marcílio Franca teve a cerimônia também acompanhada pela mãe (Dona Nevita), Alessandra (esposa), David e Theo (filhos).

O ex-Procurador Geral Bradson Tibério Luna Camelo falou da honra de ter Marcílio como sucessor e enumerou realizações do próprio período de gestão, em meio a elas o lançamento do Regimento Interno, o Planejamento Estratégico do MP e ações colaborativas das quais resultaram a proteção do meio ambiente, a reabertura do Hospital Santa Isabel e o retorno às aulas presenciais ao cabo da pandemia.

Marcílio Franca: “Volto para seguir adiante”

“Um viajante”, assim se definiu Marcílio Franca, em seu discurso: “Recomeço, hoje, mais uma viagem, voltando ao lugar de Procurador Geral por onde já passei um dia, entre 2009 e 2011. Refazer essa trajetória não é somente olhar para trás e retomar caminhos anteriores, já percorridos por mim. Martin Heidegger dizia que os caminhos do pensamento guardam consigo o mistério de podermos caminhá-los para frente e para trás. E trazem até mesmo o estigma de o caminho para trás nos levar para frente”, disse. E prosseguiu:

“Volto para seguir adiante. Fazendo um novo caminho na estrada que apenas parece a mesma. O Procurador Geral de 2009 a 2011 não é o de hoje. O Ministério Público de ontem não é o de hoje e o Tribunal de ontem também não é o de agora. Ente eles há um labirinto de tempos e espaços que se entrecruzam. Entre eles estão, em especial, as dolorosas experiências da pandemia, do negacionismo científico e do risco ao Estado de Direito”.

Acerca da ocasião, comentou: “Preocupado com a boa governança e fiel ao essencial, este Ministério Público decidiu-se por esta posse sem maiores formalidades no Dia de Todos os Santos. Em lugar de uma cerimônia solene, optou-se por sobriedade e comedimento. O exercício de discrição, autocontrole, simplicidade e sobriedade não são, per si, governar bem, mas têm papel essencial para evitar o desgoverno”.

Revelou-se “feliz por voltar à Procuradoria Geral”, satisfeito com a confiança unânime dos colegas e honrado com a escolha do seu nome pelo governador João Azevedo. “Mas a minha maior alegria, sem dúvida, é saber que, nessa viagem de volta, não viajo sozinho. Comigo, nesta jornada, estão os doutores e doutoras Isabella, Elvira, Sheyla, Luciano, Manoel e Bradson, a quem tenho a honra de suceder. Todos realizaram um trabalho e reconhecido na Procuradoria Geral. E um novo ciclo recomeça hoje”. Disse que, agora, também conta com a solidariedade e o apoio indispensável dos servidores públicos competentes da Casa. A Mesa dos trabalhos teve no advogado Johnson Abrantes o representante da Seção Paraibana da Ordem dos Advogados do Brasil.

PERFIL  – O novo Procurador Geral de Contas junto ao TCE, Marcílio Toscano Franca Filho, é uma referência internacional nos campos do Direito, do estudo e do ensino acadêmico. Pode ser encontrado na lista de professores visitantes das Faculdades de Direito das Universidades de Pisa e Turim (ambas na Itália) e do Instituto de História do Direito de Ghent (Bélgica).

É, ainda, membro do Conselho Executivo da International Law Association (a Ila, com sede em Londres), árbitro suplente do Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul, árbitro, ainda, da Court of Arbitration for Ar (a CAfA, de Rotterdam) e da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (a WIPO, de Genebra). A missão da ONU em Timor Leste o teve como consultor jurídico.

Continue Lendo

Paraíba

Leo Bezerra autoriza pavimentação em Paratibe e Muçumagro e destaca avanço do programa em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito em exercício de João Pessoa, Leo Bezerra, autorizou, nesta terça-feira (26), o início das obras de pavimentação em oito ruas do bairro de Paratibe e uma em Muçumagro e garantiu que o maior programa de pavimentação da história da cidade vai seguir avançando por todos os bairros até que a cidade fique totalmente pavimentada. Só em Paratibe, são 70 vias incluídas, sendo nove já inauguradas, 54 contratadas e outras sete em projeto.

“Nós não prometemos isso na eleição passada e estamos pavimentando 1.508 ruas este ano. Agora, a gente firmou um compromisso, porque quem calçou 1.500 tem credibilidade de dizer que vai calçar 100% de João Pessoa. Com o calçamento de ruas, com o piso tátil, com a calçada, com acessibilidade, e basta ver nos sorrisos, nos depoimentos das pessoas que nos procuram, e as pessoas que estão acreditando na nossa gestão”, afirmou Leo Bezerra.

Investimento em Infraestrutura – De acordo com o secretário de Infraestrutura, Rubens Falcão, já são 1.740 ordens de serviço assinadas para obras em todas as áreas, entre já inauguradas, contratadas e com serviços em andamento. “Esse dado representa R$ 1,2 bilhão”, detalhou o secretário. “Aqui, na Rua Chateaubriand Brasil Neto, as obras de pavimentação seguem o mesmo padrão de todos os bairros da cidade, com infraestrutura completa e acessibilidade para as pessoas com necessidades, porque essa é a marca da nossa gestão”, concluiu.

Fim da espera – Na Rua Chateaubriand Brasil Neto, a comerciante Elisângela Silva Pereira comemorou o anúncio das obras que, segundo ela, irão acabar com problemas que duram 25 anos – tempo em que os moradores convivem com a dificuldade de locomoção, buracos, poeira e acúmulo de água no período chuvoso.

“Quem tem carro, é muito difícil até pra sair de casa com tanto buraco. Nós que temos moto, no caso eu e meu marido, não temos tanta dificuldade com isso, porque passamos em qualquer lugar. Diante de tantos problemas, nós até já fizemos, por conta própria, um nivelamento na rua, o que nem é suficiente para os transtornos. Mas, graças a Deus, agora acreditamos que a rua vai ser pavimentada, finalmente”, afirmou a moradora.

Presença – A solenidade para assinatura da ordem de serviço no bairro Paratibe também contou com as presenças do deputado estadual João Gonçalves, os vereadores Dinho Dowsley, Marmuthe Cavalcanti, Marcelo da Torre, além de suplentes e secretários da gestão municipal.

Confira a relação das ruas que serão pavimentadas, nesta ordem de serviço, com investimento de R$ 2,4 milhões:

Rua Santa Gorete – Muçumagro
Rua Chateaubrian Brasil Neto – Paratibe
Rua Antônio Da Cunha Filho – Paratibe
Rua Aposentado Luiz Leonardo Da Silva – Paratibe
Rua Custódia Nóbrega – Paratibe
Rua Funcionário Alcides Severino Dos Santos – Paratibe
Rua Heleno Francisco Pereira – Paratibe
Rua João Gonçalves Ribeiro – Paratibe
Rua Tenente Berto Luiz Gomes – Paratibe

Continue Lendo

Paraíba

R$ 38 mi: Governo Federal descentraliza verba para retomada imediata da Operação Carro-Pipa na PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) informa que descentralizou nesta terça-feira (26/11) o valor de R$ 38.096.775,00 para o Exército Brasileiro, para realização dos pagamentos da Operação Carro-Pipa, que leva água potável para municípios localizados na região semiárida do Nordeste.

Com isso, o programa poderá ser retomado imediatamente.

Criada em setembro de 2012, no primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff, a Operação Carro Pipa atende atualmente 344 municípios na região do semiárido nordestino em situação de emergência ou calamidade pública com reconhecimento da Defesa Civil Nacional.

Com um papel crucial na vida de milhões de brasileiros que vivem na região do semiárido, a OCP é uma ação emergencial coordenada pelo MIDR e pelo Exército com o objetivo de garantir o acesso à água potável em municípios que sofrem com a escassez hídrica, um problema recorrente nessa região do País.

De 2023 a 2024, mais de 500 municípios foram atendidos. Atualmente, a operação abastece cerca de 34 mil cisternas coletivas, proporcionando acesso à água potável mensalmente para mais de 1,5 milhão de pessoas.

De janeiro a agosto deste ano, o Governo Federal investiu aproximadamente R$ 500 milhões para garantir a execução da OCP. No mesmo período, foram transportados 12 milhões de litros de água para essas comunidades, reforçando o papel da operação na mitigação dos efeitos da seca.

Continue Lendo

Paraíba

Por aclamação: Adriano Galdino é reeleito presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) foi reeleito, por aclamação, para o cargo de presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), na manhã desta terça-feira (26/11), e irá comandar a Casa Legislativa durante o biênio 2025-2026.

A nova eleição ocorreu após a aprovação do projeto de resolução 303/2024, que modificou o Regimento Interno da Casa.

A mudança do Regimento aconteceu depois que a Procuradoria-Geral da República (PGR) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a reeleição antecipada de Galdino como presidente da Casa Legislativa fosse oficialmente anulada para o biênio 2025/2026. Segundo a PGR, à época, a antecipação da dita eleição feriu “os princípios da alternância do poder político e da temporalidade dos mandatos”.

Na nova votação realizada nesta terça-feira, o único parlamentar ausente por motivos pessoais foi o deputado Wallber Virgolino (PL). Os outros 35 se fizeram presentes e votaram na reeleição de Galdino.

Além de Galdino (presidente), são componentes da nova Mesa Diretora da ALPB os deputados: Felipe Leitão (1º vice-presidente), Cida Ramos (2ª vice-presidente) e Taciano Diniz (3º vice-presidente), Caio Roberto (4º vice-presidente), Tovar Correia Lima (1º secretário), Eduardo Carneiro (2º secretário), Anderson Monteiro (3º secretário), Jane Panta (4ª secretária), Sargento Neto (1º suplente), Galego de Sousa (2º suplente), Eduardo Brito (3º suplente) e Júnior Araújo (4º suplente), Wallber Virgolino (corregedor parlamentar), Branco Mendes (1º corregedor), Jutay Meneses (2º corregedor) e George Morais (4º corregedor).

Continue Lendo