Nos acompanhe

Paraíba

Eventos fortalecem turismo em João Pessoa e rede hoteleira deve atingir 70% de ocupação no feriadão

Publicado

em

Consolidada como um dos destinos turísticos mais procurados em todo o Brasil, João Pessoa tem mais um feriadão pela frente com expectativas positivas para o setor hoteleiro. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba (ABIH-PB) estimam que a rede hoteleira da capital paraibana alcance uma ocupação próxima de 70% entre os dias 02 e 05 de novembro. A ABIH-PB tem mais de 40 hotéis e pousadas associados.

O secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, disse que a rede hoteleira da capital paraibana tem registrado números históricos de ocupação, após o período mais severo da pandemia e que a tendência é trabalhar com os hotéis lotados durante todo o ano. “A Prefeitura de João Pessoa tem feito um excelente trabalho no processo de tornar a cidade mais atrativa para todos”, afirmou.

De acordo com ele, além dos feriados prolongados, a realização de eventos esportivos ao ar livre tem contribuído de forma decisiva para a vinda de mais turistas para a cidade. Em novembro, contando os dois feriados (Finados e Proclamação da República), João Pessoa sediará quatro eventos que a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) vai promover na segunda quinzena do mês: a etapa aberta do Circuito Brasileiro, o Top-12, o Sub-21 e o Mundial Elite, que conta com pontos para os atletas que almejam as Olimpíadas de 2024.

A Capital sediará, ainda, a Meia Maratona de João Pessoa, que será realizada na Orla Marítima no dia 19 de novembro, uma competição que atrai centenas de corredores de todo o Brasil, em especial de cidades próximas da Paraíba, a exemplo de pernambucanos e potiguares. De acordo com a ABIH-PB, uma competição desse porte contribui com 20% de acréscimo da ocupação média dos hotéis nos finais de semana quando é promovida.

Taxa de ocupação deve crescer – O percentual de 69% de ocupação da rede hoteleira é considerado um dado positivo pela ABIH-PB e segue a expectativa para o período. Mas, essa taxa ainda pode crescer. Segundo a diretora executiva da Associação, Lygia Tavares, os viajantes de última hora sempre chegam para elevar os números e fazer a economia girar ainda mais.

E para quem quer aproveitar um feriadão se hospedando em um dos hotéis ou pousadas de João Pessoa, essa pode ser a chance final deste ano, pois o Dia de Finados, 2 de novembro, é o último de uma série de três feriados prolongados no calendário comemorativo brasileiro. O primeiro foi o 7 de setembro e o segundo, 12 de outubro.

Atrativos – Os encantos de João Pessoa são muitos. Começando pelo Centro Histórico da cidade, responsável por revelar o início de toda a história da Capital com o seu marco zero e o pôr do sol do Hotel Globo. O prédio, que também fica localizado no Centro Histórico, tem vista privilegiada para o Rio Sanhauá – berço do nascimento da Paraíba. O Globo foi o primeiro hotel do Estado da Paraíba e guarda arquitetura da década de 1920.

Não muito longe do Centro Histórico está o Parque Solon de Lucena localizado bem no Centro da cidade. O espaço arborizado é perfeito para um passeio ao ar livres e até piqueniques. Uma ótima oportunidade de fazer uma programação diferente com a família. Além disso, o local é sede de muitos eventos e tem uma área de lazer perfeita para curtir a folga.

E não podemos esquecer o Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, que abrirá normalmente neste feriadão para que moradores e turistas tenham a oportunidade de fazer um mergulho na natureza e sair da rotina. O parque está localizado na Avenida Gouveia Nóbrega, s/n – Roger. O espaço está aberto para visitação de terça a domingo, das 8h às 17h (bilheteria até 16h). O ingresso custa R$ 3,00 por pessoa, sendo que crianças com até 7 anos e idosos não pagam.

Orla de João Pessoa – Chegando à Orla da Capital as belezas naturais continuam presenteando as pessoas que desejam um feriadão com diversão e ao mesmo tempo tranquilidade. A Orla tem 24 quilômetros de pura beleza, divididos entre as praias de Cabo Branco, Tambaú, Manaíra, Bessa, Seixas, Penha, Arraial, Sol, Gramame e Jacarapé.

E se é possível destacar algumas dessas praias, já que todas são belíssimas, o Caribessa, as Piscinas Naturais do Seixas e Picãozinho – localizado a cerca de 1.500 metros da Praia de Tambaú -, são grandes atrativos.

Um detalhe interessante de saber é como estará a previsão do tempo e a tábua de marés para poder curtir bem as praias e entrar no mar com mais tranquilidade.

Previsão do tempo – De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital paraibana terá um feriadão ensolarado e quente com a temperatura variando entre 25° e 32°. O sol estará brilhando e o céu com poucas nuvens.

Fique de olho na Tábua de Marés

2 de novembro

Marés         Altura

0:45  0,4 m

6:44  1,9 m

12:48 0,7 m

19:01 2,0 m

 

3 de novembro

Marés         Altura

1:37  0,6 m

7:33  1,7 m

13:37 0,9 m

19:59 1,9 m

 

4 de novembro

Marés         Altura

2:45  0,7 m

8:48  1,7 m

15:03 0,9 m

21:19 1,8 m

 

5 de novembro

Marés         Altura

2:45  0,7 m

8:48  1,7 m

15:03 0,9 m

21:19 1,8 m

Continue Lendo

Paraíba

Presidente da Fundac cumpre agenda em Brasília e presta contas de convênios junto ao MDHC

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), Flávio Moreira, cumpriu agenda em Brasília na última semana. Na ocasião, Flavio Moreira, realizou prestação de contas de convênios junto ao Ministério do Desenvolvimento Humano e da Cidadania (MDHC).

De acordo com Flávio, a prestação de contas trata-se de convênios que datam o ano 2009. “Isso mostra a importância dos gestores públicos serem responsáveis quanto a prestação de contas na época de suas gestões. Estamos em 2024 e mesmo assim, precisamos apresentar documentos para complementar a instrução da prestação de contas desses convênios”, disse.

Junto aos representantes técnicos e administrativos da Fundac, aproveitaram ainda a oportunidade para encaminhar novos acordos que estão sendo celebrados entre o governo do estado da Paraíba, por meio da Fundac, com o governo federal. “Nosso intuito é entregar em 2026 uma nova Socioeducação, fruto do trabalho incessante que o governador João Azevedo vem construindo junto com a nossa gestão à frente da Fundac”, acrescentou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Caged: saldo de empregos formais na PB nos últimos seis anos é 17 vezes maior que no período anterior

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho mostram que o Estado da Paraíba está vivendo nos últimos seis anos a maior expansão do emprego com carteira assinada. No período de 2019 até setembro de 2024, o saldo é 17 vezes maior que no período anterior (2013-2018), quando se refere à geração de emprego formal.

Com base nos dados do Caged, a Paraíba gerou no período de cinco anos e nove meses (2019 até setembro de 2024) um saldo de 109.546 postos de trabalho com carteira assinada contra apenas um saldo de 6.265 postos, no período anterior de seis anos (2013 a 2018), o que representa uma diferença de 17 vezes no saldo no emprego formal. Em termos percentuais, a diferença nos dois períodos de seis anos chegou a 1.648%. (Veja os dados do infográfico)

SEIS ANOS DE SALDO POSITIVO – No período de 2019 até setembro de 2024, todos os anos foram de saldos positivos na geração de emprego no Estado, inclusive no ano mais crítico da pandemia, que foi o de 2020 (+ 2.333 postos). Entretanto, o destaque deste período ficou para o ano 2021, quando o Estado teve o maior saldo de emprego (35.211), marcado pela retomada da economia com o avanço da vacinação contra a Covid-19. Com saldo de 109.545, a média anual dos seis anos, ainda incompletos, ficou em 18.257 postos/ano.

Já no período de 2013 a 2018, três dos seis anos foram de saldos negativos de empregos, como foram os casos de 2015, 2016, 2017, que somados acumularam uma queda de 30.496 postos. Apenas 2013, 2014 e 2018 foram positivos, que somados geraram 36.761, o que resultou no saldo de apenas 6.265 postos, o que representa uma média de pouco mais de mil postos por ano (1.044 postos/ano).

CENÁRIO OTIMISTA PARA PARAÍBA – Para o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, as projeções positivas do PIB, feitas pelo Banco do Brasil para a Paraíba em 2024, de 6,8%, a maior do País, bem como os desempenhos e resultados até setembro da Paraíba nos indicadores como crescimento das vendas do varejo, com taxas expressivas e em destaque no cenário nacional mês a mês, além do aumento do potencial de consumo das famílias paraibanas, que ultrapassará mais de R$ 102 bilhões este ano, manutenção de investimentos do Estado com recursos próprios em áreas estruturantes, gestão fiscal equilibrada e a geração de empregos em alta reforçam para esse cenário de otimismo que estamos vivenciando na economia nos últimos seis anos, tendo como grande parceiro na criação de postos de trabalho a iniciativa privada”, resumiu.

PROJEÇÃO POSITIVA DE 2024 – Como os dados disponíveis do Caged deste ano são até o mês de setembro, ou seja, faltam ainda três meses (outubro, novembro e dezembro), a tendência é de que a diferença do saldo de empregos neste último período aumente ainda mais em relação ao anterior (2013-2018). As projeções apontam que o ano de 2024 pode ser o melhor saldo de emprego formal dos últimos seis anos ou da história do Caged da Paraíba.

EXPANSÃO DO SALDO EM 2024 – Para se ter uma ideia, de janeiro a setembro deste ano, a Paraíba acumula um saldo de 23.961 mil postos com carteira assinada, o que representou uma expansão de 79,63% sobre o saldo dos nove meses acumulados do ano passado (13.339). Como faltam ainda os saldos de três meses, a tendência é o saldo superar o do ano de 2022 (35.211).

MAIS DE UM MILHÃO DE EMPREGOS CRIADOS – Desde o mês de agosto deste ano, a Paraíba havia ultrapassado a marca de mais 1 milhão de vagas criadas com carteira assinada entre 2019 e 2024. Essa marca subiu no mês de setembro para 1,021 milhão de empregos criados, gerando saldo de 109,546 mil postos, que é a diferença entre admissões (1.021.624) e desligamentos (912.078) entre 2019 até setembro de 2024.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Campina está entre as três cidades mais bem colocadas no índice de desafios das gestões municipais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em um estudo realizado pela Macroplan Analytics, Campina Grande apareceu como terceira melhor colocada, no Nordeste, considerando os desafios das gestões municipais. O levantamento considera as 100 maiores cidades do Brasil, que representam 38,6% da população do país.

Em 53° lugar, a cidade é superada, na região, apenas, por Fortaleza-CE, em 51°; e Petrolina-PE, em 49°. As estatísticas comparam dados dos últimos 10 anos. Nesse período, a Rainha da Borborema avançou 36 posições nos critérios relacionados à Segurança, 14 em Saúde, duas posições em Educação e regrediu oito em Saneamento e Sustentabilidade, embora seja o índice onde a cidade ocupa a melhor posição, sendo a trigésima colocada.

São 15 itens avaliados, divididos entre os quatro temas principais. De maneira geral, Campina Grande saltou seis posições na última década, tendo como principal destaque, a cobertura da Atenção Básica em Saúde. Neste quesito, a cidade está em 1° lugar, com 100% da população assistida.

O Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM), é uma ferramenta desenvolvida pela Macroplan Analytics, que usa dados e inteligência estratégica para auxiliar nas ações e decisões das gestões municipais.

Continue Lendo