O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, que integra a rede de saúde do Governo da Paraíba, registrou 263 atendimentos no final de semana (27 a 29). Entre a noite da última sexta-feira (27) e a meia-noite deste domingo (29), foram atendidas 146 pessoas no ambulatório médico e 117 na Urgência e Emergência, totalizando 263 atendimentos no período. Dois pacientes precisaram ficar internados para cuidados posteriores, um por causa de uma ferida infectada e outro por causa de infecção no trato urinário.
Todas as consultas clínicas no ambulatório da unidade são feitas por chamada eletrônica, via sistema informatizado, o que facilita o fluxo e organiza melhor o atendimento. “Desde que implantamos esse sistema, em agosto, que mostra o nome do paciente e já indica o local que ele será atendido, temos percebido que o fluxo melhorou muito e que os pacientes são atendidos de forma mais ágil. Eles mesmos nos dão esse retorno afirmando que depois desta chamada eletrônica tudo ficou ainda mais organizado”, afirma a diretora geral do hospital, Josielma Oliveira.
A maior demanda de atendimento na urgência foi de pessoas com queixas de dores diversas com 31 ocorrências, seguida de casos de síndrome gripal, com 27 atendimentos. Mas o hospital também atendeu pacientes por causa de reação alérgica, quedas, com amigdalite, cefaleia, convulsão, crise nervosa, diarreia, retenção urinária, edema, febre, crise hipertensiva, intoxicação, mal-estar. Houve ainda o atendimento a duas vítimas de sinistros de trânsito com moto. O plantão com maior número de atendimentos foi o do domingo, com 49 pacientes. Na sexta (27) e no sábado (28), foram atendidos 34 pacientes em cada dia, totalizando 68 atendimentos.
Dos 146 atendimentos ambulatoriais, 44 foram realizados na sexta-feira (27), outros 44 no sábado (28) e mais 58 no domingo (29).