Cuidar da saúde dos seus servidores é um dos objetivos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que montou, em sua sede, o Espaço de Cuidados Integrativos em Saúde (ECIS) Portal do Sol, que atende, por meio de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), exclusivamente os trabalhadores da instituição.
O espaço começou a funcionar em maio deste ano e já realizou mais de dois mil atendimentos. Atualmente 225 servidores estão cadastrados no serviço e realizam acompanhamento rotineiramente. O ECIS funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
“O Ecis Portal do Sol é um Centro de Práticas Integrativas focado no cuidado com a saúde dos servidores, considerando a singularidade de cada pessoa. Por funcionar dentro da SMS, o espaço é uma facilidade ao cuidado contínuo, que contribui com a melhoria da qualidade de vida, física, espiritual, mental e emocional, promovendo a proteção da saúde dos trabalhadores e a redução das doenças crônicas decorrente dos modelos de desenvolvimento e dos processos produtivos”, explica Carminha Amorim, gestora do Espaço Portal do Sol.
O espaço conta com uma equipe multiprofissional composta por terapeutas holísticos, acupunturista, naturóloga, fisioterapeutas, biomédico, nutricionista e enfermeira e, oferta atendimentos de PICS como acupuntura sistêmica, auriculoterapia, osteopatia, biomagnetismo, calatonia, shiatsu, reiki, floral, cromoterapia, radiestesia, terapia energética, reflexologia podal, cone hindu, alinhamento de chacras, naturologia. Além de atendimentos em nutrição, enfermagem e biomedicina.
Ana Cecília trabalha na tesouraria da SMS e sempre usufrui do serviço. Para ela, o espaço é uma facilidade para o cuidado contínuo. “Ter esse atendimento aqui dentro da secretaria, onde posso ser atendida de uma forma fácil e sempre que necessário é muito bom. Toda segunda-feira sou atendida, faço acompanhamento rotineiro com acupuntura, ventosa e aurículo e minha semana começa bem demais. Eu gosto demais das práticas integrativas, acredito e me identifico com esse tipo de tratamento, que me faz tão bem. Desde que comecei o acompanhamento as minhas dores praticamente sumiram, a minha dor lombar, no ombro já não me atrapalham como antes”, comenta a servidora.
Para ser atendido, o servidor precisa trabalhar na sede da secretaria e basta ir ao espaço para agendar atendimento. Na primeira consulta, o servidor passará por uma escuta qualificada e avaliação que irá determinar o tipo de assistência e se o atendimento será pontual ou contínuo.
Além de cuidar da saúde dos trabalhadores, o Espaço Portal do Sol também funciona como campo de estágio da rede escola do município de João Pessoa, recebendo alunos dos cursos da área de saúde das faculdades que tem parceria com a SMS.