A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão solene, na tarde desta quinta-feira (26), para outorga do Título de Cidadão Paraibano ao empresário Antônio Aldenor de Holanda, sócio fundador do Grupo Holanda de empreendimentos imobiliários, pelos relevantes serviços prestados ao estado da Paraíba. A homenagem, proposta pelo deputado Wallber Virgolino, reuniu agentes públicos, empresáriox, investidores do setor, corretores de imóveis, parentes e amigos do agraciado, que celebra aniversário nesta quinta.
Justificando a homenagem, o deputado Wallber Virgolino destacou que o empresário Antônio Aldenor Holanda é uma grande personalidade na área de empreendimentos imobiliários e hotelaria, e que reside há mais de 50 anos na Paraíba.
“Ele é autor de vários empreendimentos imobiliários, tanto na construção civil quanto agora no ramo de hotelaria, e de lojas. Emprega muita gente na Paraíba, coloca um prato de comida na casa de muitos cidadãos e cidadãs. É justamente esse o objetivo dessa sessão: tornar de direito quem já de fato se considera um cidadão paraibano. Quem já contribui para o enriquecimento do Estado, quem de fato e de direito contribui para melhoria da qualidade de vida do povo. E o trabalho dessa Casa é esse. Valorizar quem merece valorização; valorizar quem faz por onde, quem cumpre o seu papel, seu mister. Esta é a forma oficial do Poder Legislativo dizer ao cidadão que presta um grande serviço de relevância para a Paraíba que nós temos a honra e o orgulho de tê-lo como Cidadão Paraibano”, declarou.
O empresário Diógenes Paulino, que representou o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-PB), Ubirajara Marques, disse que a homenagem é das mais merecidas, porque o empresário Antônio Aldenor Holanda é um grande empreendedor na Paraíba. “Há muito tempo ele merecia honraria, inclusive numa Casa que eu faço muito orgulho de participar. Onde meu pai, Roberto Paulino, já esteve presente aqui: meu irmão, Raniery Paulino teve vários mandatos. Então, eu me sinto muito honrado em poder participar dessa solenidade e principalmente para homenagear um homem desse nível, desse porte”, disse.
Uma homenagem bastante merecida, observou o deputado federal Cabo Gilberto, que representou a Câmara Federal no evento. “Nosso querido amigo Holanda, pai também nosso querido Holanda, em todas essas décadas aqui no estado da Paraíba, vindo do Ceará, tem contribuído para o desenvolvimento do nosso estado. Todos aqui conhecem a construtora Holanda, que tem um trabalho fundamental de geração de emprego, geração de renda, e desenvolvimento da nossa querida capital do estado. Então, o título é merecidíssimo. Eu fiz questão de vir aqui para prestigiar esse feito, para obviamente apertar sua mão e agradecer por todos os serviços que ele fez e faz pela Paraíba. Imaginem se tivessem uns dez Holandas aqui no estado da Paraíba? Como seria bom para a geração de emprego e renda no nosso estado”, indagou.
O homenageado não conteve sua emoção. “Estou muito emocionado. Fico muito feliz. Estou aqui na Paraíba há 53 anos, porque decidi ficar aqui. Eu vim, inicialmente, para passar uns dois anos. Aqui eu construí família, eu ajudei a construir a cidade de João Pessoa. Então, esse reconhecimento é importante para mim, muito importante”, disse Antônio Aldenor Holanda.
Sobre a missão de gerar emprego e renda para os paraibanos, o empresário foi enfático: “Isso é uma coisa pela qual eu sempre brigo muito, corro atrás, porque emprego e renda é fundamental para o cidadão. Porque vem as pessoas de fora, com condições financeiras para morar, para comprar imóveis, e a gente tem que cuidar dos que são de casa. Tem que cuidar do paraibano, garantindo emprego e renda e melhores condições de vida. E eu fico muito feliz por poder proporcionar isso”, finalizou.
Também prestigiaram o evento o empresário e ex-senador da República, Roberto Cavalcanti, proprietário do Sistema Correio de Comunicação; o vereador Damásio Franca Neto, representando a Câmara Municipal de João Pessoa; o advogado Assis Almeida, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Paraíba; o procurador de justiça João Geraldo, do Ministério Público da Paraíba; o advogado Edísio Souto, representando a Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PB); o executivo Arthur Lira, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrase); e o jornalista e colunista social Abelardo Jurema Filho, representando a Academia Paraibana de Letras (APL).
PERFIL DO HOMENAGEADO
Antônio Aldenor de Holanda é natural de Quixadá (CE). É casado, tem quatro filhos e seis netos. Em sua vida acadêmica, formou-se em Química Industrial e Engenharia Química, além de ter concluído Mestrado em Engenharia de Produção. Em sua vida profissional foi funcionário público federal, gerente de uma grande companhia têxtil, professor em escolas de ensino médio, também lecionou como professor universitário e, em cursinhos preparatórios para vestibular. No ano de 1975, se juntou com a esposa e o irmão e fundaram a Holanda Imobiliária e Construtora Ltda., pioneira do atual Grupo Holanda, um dos maiores e mais antigos no ramo da construção civil da Paraíba, atuando como construtora, imobiliária e incorporadora, apresentando sempre empreendimentos de alto padrão de construção e qualidade.