Nos acompanhe

Paraíba

Anfiteatro da Casa da Pólvora ganha painel com xilogravura que exalta o cordel e o Centro Histórico

Publicado

em

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) comemora o novo visual do anfiteatro da Casa da Pólvora, que ganhou uma nova roupagem neste domingo (22). O espaço está revestido por uma obra de arte urbana em xilogravura feita pelos integrantes do Coletivo Casulo numa alusão ao cordel. O painel, que mede 35 metros de extensão, foi feito em dois dias e concluído durante os shows dos DJs Vinny Santos e Iordz no projeto Circulador Cultural, passando a fazer parte do cenário do Centro Histórico de João Pessoa.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, ressalta que esse trabalho faz parte de um esforço da Prefeitura de restaurar um ambiente do Centro Histórico. Ele lembra que a Funjope tem feito isso com alguma regularidade em locais como a escadaria do Beco da Malagrida, Galeria Augusto dos Anjos e Hotel Globo. Agora, passada a temporada de chuva, a ação recomeça exatamente pela Casa da Pólvora.

“Ficou realmente um painel encantador, que vai valorizar muito aquele ambiente, o anfiteatro. Tenho certeza de que os moradores do bairro do Roger ganham um equipamento muito bonito, embelezado e valorizado. Então, só temos a agradecer aos artistas por essa experiência que fizeram conosco lá na Casa da Pólvora”, acrescenta.

O artista Gustavo Bezerra, que integra o Coletivo, conta que a ideia de fazer essa arte urbana surgiu da necessidade de revitalizar alguns pontos turísticos importantes da cidade. Ele explica que a obra é em preto e branco porque, inicialmente, essas eram as cores da essência da xilogravura.

“Já a razão de homenagear o cordel é porque é uma literatura considerada marginal, algo com que todo artista de rua se identifica, especialmente pela sua estética. A imagem também mostra a ligação da praia ao Rio Sanhauá, porque pensamos em uma arte que falasse um pouco da nossa história. Assim, a maior lição nesse neo-xilo é de respeitar as culturas e os conhecimentos históricos da cidade”, observa Gustavo Bezerra.

Ele conta que a interação com o público foi também muito positiva. “Foi uma reação de encantamento, visto que até as crianças foram influenciadas pela obra. Para nós, ter uma obra do Coletivo Casulo fazendo parte da paisagem do Centro Histórico é uma satisfação maravilhosa, aquela sensação de dever cumprido”, ressalta o artista.

O Coletivo Casulo é uma consequência de trabalhos paralelos, uma junção de três artistas – Gustavo Bezerra, Leandro Pereira da Silva e Jonatas dos Santos Silva – em um só gênero de arte. “Dessa forma, criamos um novo estilo dentro do próprio grafitte e xilo, e unimos forças para a resistência da cultura do cordel e xilogravura”, completa.

Continue Lendo

Paraíba

Justiça Eleitoral paraibana receberá representantes do TSE e todos os presidentes de TREs do país

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sediará a 86ª edição do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), entidade que congrega os dirigentes de todos os 27 TREs do país.

No encontro, que acontecerá nos dias 21 e 22 de novembro de 2024, serão debatidos temas de interesse da Justiça Eleitoral pelos presidentes dos TREs e representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A síntese das discussões estará na Carta de João Pessoa, documento que será divulgado ao final do evento.

A solenidade de abertura será comandada pelo presidente do Coptrel, desembargador Octávio Boccalini, presidente do TRE-MG; e pela presidente do TRE-PB, desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, e contará com as presenças dos presidentes de todos os Tribunais Regionais, diretores-gerais e demais autoridades convidadas para a solenidade.

Continue Lendo

Paraíba

“Se for necessária a mudança eu sou favorável”, diz Sargento Neto sobre comando do PL na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O secretário de Serviços Urbanos de Campina Grande, Sargento Neto (PL), durante entrevista à imprensa da Paraíba, nesta terça-feira (29/10), se disse favorável a uma possível alteração oficial no comando estadual do PL na Paraíba e comentou acerca da ausência do atual presidente estadual, Wellington Roberto, durante a campanha para as Eleições 2024.

Roberto, há alguns meses, foi personagem central de desentendimentos com parte de alguns dos principais representantes do partido em território paraibano e alguns filiados, a exemplo do deputado federal Cabo Gilberto Silva e do deputado estadual Wallber Virgolino e, durante ao período de campanha preferiu se manter um tanto quanto afastado.

O deputado federal e coordenador de campanha do PL, Cabo Gilberto Silva, chegou a afirmar, ainda no final do mês de setembro, que Wellington Roberto, estaria tentando sabotar o partido.

Leia também: “Sabota o próprio partido”, dispara Cabo Gilberto contra presidente do PL na Paraíba

Na ocasião, Gilberto afirmou que as candidatas ao cargo de vereadora pela legenda bolsonarista que anunciaram apoio ao nome de Cícero Lucena (PP) na disputa pela Prefeitura de João Pessoa teria sido indicação de Roberto.

Sargento Neto, durante a entrevista desta terça, afirmou esperar que o partido tenha uma liderança que faça jus ao tamanho do partido no Brasil e no Estado.

O comentário do sargento foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta terça-feira (29/10).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Louvor nas Varandas abre a Gabriel Gudes fecha Marcha Para Jesus no próximo sábado em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Marcha Para Jesus de João Pessoa acontece no próximo sábado, dia 2 de novembro, e, pelo terceiro ano, o grupo Louvor nas Varandas vai abrir o evento puxando o primeiro trio elétrico pela Avenida Epitácio Pessoa. O cantor Gabriel Guedes vai encerrar o evento no palco montado no Busto de Tamandaré.

A concentração da Marcha acontecerá a partir das 14 horas na Praça da Independência. Este ano, quatro trios elétricos serão usados no evento. Eles desceram a Epitácio Pessoa com o Louvor nas Varandas, Sara Music, Leomir do Ide e IBM Music. Todos eles também se apresentaram na Marcha de 2022 e 2023. Quem vai puxar o quarto trio este ano será a Banda do Betel.

Um comboio de motociclistas fará a escolta na frente da Marcha, seguido pelo grupo de tambores Rugido do Leão, do Recife. Quem também vai participar do evento será o cantor Alex Filho.

A concentração da Marcha Para Jesus acontecerá na Praça da Independência e seguirá até o Busto de Tamandaré. Os trios elétricos percorrerão a Epitácio Pessoas com as atrações locais e o show com Gabriel Guedes acontecerá na praia. Dezenas de igrejas evangélicas da cidade e de outros municípios já confirmaram participação no evento organizado pela Associação Marcha Para Jesus.

O Governo do Estado e a Prefeitura de João Pessoa apoiam a Marcha Para Jesus que também tem o apoio da Confederação dos Conselhos de Pastores do Brasil (Concepab) e do Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política (Fenasp), além das igrejas evangélicas da cidade.

Continue Lendo