A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) instalou, na noite desta quinta-feira (19), a Frente Parlamentar em Defesa do Ciclismo e Apoio ao Ciclista da Paraíba, em sessão especial realizada no Auditório do Serviço Social do Comércio (SESC), no bairro Cabo Branco, em João Pessoa. O evento foi proposto pelo deputado Michel Henrique.
Na oportunidade, foi entregue a comenda Talento Esportivo Desportista Genival Leal de Menezes ao Ciclista José Danrley Cavalcante dos Santos. Sobre a instalação da Frente, Michel Henrique declarou que ela é justificada “pela necessidade de buscar a garantia de meios de defesa para a prática segura de esporte na modalidade ciclismo, atendendo ao quesito do lazer e da saúde, visto que se trata de promoção à realização de atividade física”.
Lembrando que sempre foi um amante e praticante do Ciclismo, Michel disse elegeu a defesa do esporte como uma das prioridades do seu mandato. “Hoje, a gente vive esse caos no trânsito. Hoje o gargalo de toda a cidade é a mobilidade. Então, nós estamos criando essa Frente para discutir, especificamente, essas temáticas do ciclismo quanto à segurança, fazer campanhas educativas, estimular o uso da bicicleta como meio de transporte e, sobretudo, para que a gente possa desafogar o trânsito, mantendo uma rigidez na defesa do meio ambiente e contribuindo como um todo para essa economia verde”.
O deputado Wilson Filho ressaltou que o Ciclismo é uma modalidade esportiva que alcançou um crescimento expressivo durante a pandemia. O deputado Alexandre de Zezé destacou a importância da prática do esporte para a saúde mental da população. “É uma frente parlamentar de extrema importância, principalmente nos dias de hoje. O ciclismo, através da prática do esporte, é onde o pessoal está conseguindo fazer o refúgio. Então, essa é uma bandeira de extrema importância também”, disse.
O vereador de João Pessoa, Tarcísio Jardim, presidente da Frente Parlamentar de Incentivo ao Esporte na Câmara Municipal de João Pessoa, parabenizou a ALPB pela iniciativa. “Eu acho muito promissora. O ciclismo cresceu demais, principalmente com o advento da pandemia. Muitas pessoas optaram por fazer esporte ao ar livre e também optaram por sair do sedentarismo, tendo em vista o perigo que causava, principalmente na época da Covid-19. Então as pessoas começaram a praticar esporte, o fluxo aumentou demais, as vias não estão suportando. A gente precisa de uma educação muito forte da sociedade ainda, nos dois lados, não só o lado dos motoristas, mas também dos ciclistas. Então, qualquer evento que traga essa visibilidade, que traga esse acesso à informação, é essencial”, ressaltou o parlamentar.
A presidente da Federação Paraibana de Ciclismo, Marinez Sousa, disse que a entidade recebeu com felicidade a criação da Frente pelo deputado Michel Henrique que, como praticante do esporte, sabe dos diversos problemas que afligem o ciclista, tanto amador quanto profissional, no estado da Paraíba. “
O homenageado Danrley Cavalcante expressou sua satisfação e emoção de ver o Ciclismo ser reconhecido pelo Poder Público e, em seu caso particular, ser homenageado, também, fora das pistas de competição. “É um momento de muita honra e de felicidade. Assim como foram os meus títulos que se passaram. Isso mostra que a Assembleia, através do deputado Michel Henrique, também reconhece o que eu tenho feito dentro e fora das pistas”, afirmou.
Durante o evento foi feita uma homenagem especial ao ciclista João Henrique Paes Pires, que faleceu precocemente no dia 09 de agosto passado em João Pessoa. O deputado Michel Henrique apresentou à família o projeto de lei de sua autoria, aprovado pela Assembleia Legislativa, que dá o nome do atleta à Área de Proteção ao Ciclista de Competição (APCC) ao trecho da PB-008 sul, do km 0, entre a Estação Ciência de João Pessoa e o km 6, no Centro de Convenções de João Pessoa.
Também prestigiaram o evento os vereadores Zezinho Botafogo, Bosquinho e o Coronel Sobreira; o Capitão BM, Rodrigo Fábio Martins, representando o secretário de Segurança e Defesa Civil do Estado da Paraíba, Jean Nunes; o Coronel Walterlins Dutra, Coordenador Estadual de Fiscalização e Policiamento de Trânsito, representando o superintendente Estadual do Detran, Isaías Gualberto; o executivo José Neto, diretor de Planejamento da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP).
PERFIL DO HOMENAGEADO
José Danrley Cavalcante dos Santos tem 26 anos, é natural de Campina Grande/PB e filho de Telma Almeida Cavalcante dos Santos e Daniel Oliveira dos Santos. Deu seus primeiros passos na formação escolar em Olivedos (PB), sendo aluno do Grupo Escolar Francisco Lucindo Pereira e do Colégio Municipal Monsenhor Stanislaw. A partir de 2013 ingressou no Curso Superior de Zootecnia no Centro de Ciências Agrárias, Campus II, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde colou grau em 2018. Ainda neste ano iniciou o Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Zootecnia na mesma instituição, especificamente na área de concentração em Produção Animal com ênfase em Bioclimatologia, Etologia e Bem-estar Animal.
Após alcançar o título de Mestre, Danrley persistiu no caminho académico e obteve a aprovação na seleção para Doutorado, também na UFPB, em 2020. Atualmente desenvolve pesquisas com pequenos ruminantes, com foco no estudo da adaptação desses animais às condições do semiárido. Em paralelo à vida acadêmica, Danrley coleciona conquistas também no esporte, como atleta de Mountain Bike. Possui dois títulos brasileiros de Contrarrelógio Individual (CRI) e Ciclismo de Estrada. É bicampeão no Nordeste e soma dez títulos no Campeonato Paraibano.