O Governo da Paraíba, por meio da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) e Projeto Amar, realiza a partir desta quarta-feira (18) o I Congresso de Atenção Primária à Saúde da Paraíba (I CPAPS), que representa um importante passo na busca do aprimoramento dos serviços de saúde e promoção da qualidade de vida da população paraibana.
Com um formato inovador, o I CPAPS se propõe a não ser apenas um evento acadêmico, mas sim um espaço de diálogo entre gestores, profissionais de saúde, pesquisadores e a comunidade. O objetivo é debater desafios, soluções e boas práticas para a Atenção Primária à Saúde (APS), visando aperfeiçoar o sistema de saúde do estado.
O evento se estenderá até a quinta-feira (19) e acontecerá no Intermares Hall, no município de Cabedelo. A programação é ampla e diversificada, incluindo mesas-redondas, palestras, oficinas, apresentação de trabalhos científicos, além de atividades culturais.
Cerimônia de Abertura – O primeiro dia do I CPAPS será marcado por uma cerimônia de abertura solene que contará com a presença de diversas autoridades. Nesse dia, também haverá a assinatura de dois importantes projetos: o AIDPI (Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância) e o ReapQuali (Rede de Apoio Institucional para Qualificação e Matriciamento Gerencial de Trabalhadores e Gestores do SUS com Foco na Rede de Atenção à Saúde).
O evento marcará a entrega de cinco certificados de conclusão do Curso de Especialização e Qualificação em Saúde da Família, proporcionando um momento de reconhecimento e valorização dos estudantes.
O I CPAPS contemplará com a Menção Honrosa para Autoridades que se destacaram por suas contribuições à saúde pública, incluindo o secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, e a secretária executiva de Saúde, Renata Valéria Nóbrega.
Além disso, o congresso contará com a Mostra dos Cursos ofertados pela ESP-PB, a Mostra das Pós-graduações em Saúde Coletiva da Paraíba e quatro cursos de qualificação.
Conhecimento e Integração – No segundo dia, os participantes do I CPAPS poderão desfrutar de uma palestra magna com um dos maiores especialistas em saúde do Brasil, o médico Eugênio Vilaça Mendes, que abordará o tema “Redes de Atenção à Saúde no SUS”. A palestra promete trazer insights valiosos para a evolução do sistema de saúde brasileiro.
Serão realizadas várias mesas-redondas, entre elas uma sobre ações intersetoriais para a implementação da política da primeira infância, com a participação de autoridades da saúde, educação e desenvolvimento humano.
Além disso, o evento contará com o Jardim das Doulas, um espaço de cuidado e conexão com o ser feminino. O espaço ofertará práticas integrativas na saúde, como massoterapia, auricoloterapia e aromaterapia.
O último dia do I CPAPS será marcado pela premiação dos melhores trabalhos científicos, incluindo banners, projetos de intervenção e resumos expandidos. Essa é uma oportunidade de valorizar o esforço e a dedicação dos profissionais e estudantes que contribuíram com suas pesquisas.
Após a premiação, o evento se encerrará com um coffee-break e apresentação cultural, proporcionando um momento de integração e celebração.
Para mais informações sobre o I CPAPS, acesse o link https://esp.pb.gov.br/eventos-da-esp/i-cpaps ou siga as redes sociais da Escola de Saúde Pública da Paraíba.