Nos acompanhe

Paraíba

Controladoria Geral do Município de João Pessoa é destaque em transparência na revista da CGU

Publicado

em

A Controladoria Geral do Município de João Pessoa (CGM-JP) é destaque em transparência pública na Revista da Controladoria Geral da União (CGU) lançada, nesta quinta-feira (28) em Lisboa (Portugal), durante a conferência ‘Administração pública no espaço lusófono: diálogos, desafios e oportunidades’. A publicação de nº 28 trouxe como tema especial a atividade de auditoria e controle nos países de língua portuguesa.

Nesta edição, a CGU abordou a experiência da Controladoria Geral do Município de João Pessoa no enfrentamento à Covid-19, com o artigo escrito por Regina Santos, Severino Queiroz e Adriana Vasconcelos. A revista tem como título ‘Dossiê especial Auditoria Interna Governamental – análise, discussão e perspectivas no espaço lusófono’, que traz uma entrevista do diretor da Inspeção-Geral de Finanças, Renato Felisberto Pinho Marques, que é a autoridade de auditoria em Portugal.

O controlador geral do Município de João Pessoa, Diego Fabrício Albuquerque, destacou a importância do reconhecimento dos órgãos externos de auditoria e controle.  “Ter o reconhecimento dos órgãos externos de controle é um indicativo das boas práticas do trabalho incansável dos servidores da Controladoria e Transparência em prol de uma gestão transparente e de enfrentamento à corrupção. O reflexo desse cenário é colhido pela sociedade”, destacou.

Albuquerque completou ainda ressaltando que o trabalho da CGM-JP é pautado no cuidado com o cidadão pessoense. “Trabalhamos em prol de uma efetiva administração pública em respeito aos contribuintes e os recursos arrecadados para a cidade, exercendo um papel de controle e auditoria educativa e fiscalizadora”, acrescentou.

O auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União na Paraíba, Severino Queiroz, destacou a evolução do trabalho da CGM-JP. “Falar sobre a criação, reestruturação, aprimoramento e consolidação das atividades de controle interno desenvolvidas pela Controladoria Geral de João Pessoa sempre foi e é uma enorme alegria, pois tudo foi fruto de um processo construído em parceria com o chefe do Poder Executivo municipal, com as secretarias-executivas integrantes da estrutura da CGM-JP, os servidores da carreira de auditoria e demais integrantes da equipe, bem como os secretários municipais”, disse.

Queiroz frisou que o artigo sobre a experiência da CGM-JP foi considerado importante para a comunidade científica e, por isso, publicado na revista. “Ao escrever esse artigo, em conjunto com Regina Santos e a Drª. Adriana Vasconcelos, a nossa contribuição foi gerar essa memória aos que fizeram e fazem parte desse grande projeto que é o Controle Interno Municipal de João Pessoa”, completou.

A professora Drª. Adriana Vasconcelos, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), destacou que a atividade de controle interno tem uma importância fundamental para a sociedade “Foi uma enorme satisfação poder contribuir na elaboração desse relato de experiência junto com Regina Santos e Severino Queiroz, cujas carreiras voltam-se para a melhoria e engrandecimento da atividade de controle interno, a qual tem uma importância fundamental para que a sociedade seja capaz de acompanhar, de forma clara e tempestiva, as ações da administração pública. Nesse sentido, a troca de experiências entre a prática profissional e a academia foi fundamental para poder informar à sociedade, por meio de uma publicação de âmbito internacional, os resultados alcançados pelo trabalho da CGM-JP”, explicou.

Regina Santos, auditora chefe do Hospital Universitário Júlio Bandeira, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), integrante da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), explicou o processo metodológico utilizado no artigo. “A adoção de metodologia, alinhada ao embasamento teórico e a respectiva práxis, corroboraram com os resultados, qualitativa e criticamente apresentados no relato, além de ratificar o papel da auditoria interna para as políticas públicas no âmbito municipal”, afirmou.

Continue Lendo

Paraíba

Pardal: Campina Grande segue liderando o ranking de denúncias eleitorais na Paraíba; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Município de Campina Grande segue liderando no ranking de denúncias eleitorais na Paraíba. A informação foi confirmada através do Sistema Pardal da Justiça Eleitoral.

De acordo com os dados, referentes ao período da tarde desta quarta-feira (18/09), Campina lidera o ranking com 71 (setenta e uma) denúncias, seguida por João Pessoa (65), Bayeux (31) e Santa Rita (28).

Em se tratando de Estado, a Paraíba segue em 17º lugar com 508 (quinhentas e oito) denúncias. A Justiça Eleitoral já recebeu até o momento da publicação desta matéria um total de 44170 (quarenta e quatro mil, cento e setenta) denúncias de todas as Regiões do Brasil.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira ranking:

Cidade Total
CAMPINA GRANDE 71
JOÃO PESSOA 65
BAYEUX 31
SANTA RITA 28
BARRA DE SANTA ROSA 15
MAMANGUAPE 15
MOGEIRO 14
CATOLÉ DO ROCHA 13
SERRA BRANCA 13
BORBOREMA 11
CABEDELO 9
BELÉM DO BREJO DO CRUZ 8
SOLEDADE 8

Continue Lendo

Paraíba

Incentivo à educação infantil e construção de novas creches é compromisso de Eduardo para Mamanguape

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato à Prefeitura de Mamanguape, Eduardo Brito (Solidariedade), utilizou as redes sociais nesta quarta-feira (18/09) para apresentar mais um compromisso de campanha à cidade.

O foco do prefeitável desta vez é o incentivo à educação infantil. O Plano de Governo conta com construção de novas creches com destaque para o Vale do Camaratuba e outros bairros da zona urbana, além de programas de capacitação para educadores e cuidadores infantis, apostando em práticas pedagógicas inovadoras que promovam o desenvolvimento integral das crianças.

“Tô pronto pra firmar um compromisso com a educação infantil e o futuro das nossas crianças. Queremos garantir que os pais possam trabalhar tranquilos, sabendo que seus filhos estão em boas mãos. Mamanguape merece mais oportunidades para crescer e se desenvolver, começando pela base: a educação!”, disse Eduardo.

Veja:

Continue Lendo

Paraíba

Doutora Paula parabeniza TRE por indeferimento da candidatura de Chico Mendes: “Ele tentou burlar a lei”

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A deputada estadual, Doutora Paula (PP), durante sessão desta terça-feira (17/09) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) parabenizou o Tribunal Regional da Paraíba (TRE-PB) que indeferiu a candidatura do deputado Chico Mendes a prefeito de Cajazeiras. De acordo com a deputada, Chico tentava burlar a lei para se beneficiar com um terceiro mandato de prefeito.

“O meu bom dia hoje é todo especial para o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. Hoje quero parabenizá-los, juízes, desembargadores, desembargadoras e a presidente, desembargadora Agamenilde Dias, por uma razão justa, correta; o indeferimento da candidatura do deputado Chico Mendes que tentou burlar a lei para conseguir um terceiro mandato. Foi uma decisão tomada por homens e mulheres que conhecem a lei, homens que conhecem o direito, que conhecem a justiça e a jurisprudência”, afirmou.

Para a parlamentar, com a decisão de indeferimento de candidatura, prevaleceu a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o terceiro mandato. “Chico Mendes tentava burlar a lei como de costume, por isso parabenizo o a corte do egrégio TRE-PB formado por conhecedores da lei e digno de respeito e admiração dos paraibanos”, concluiu.

Continue Lendo