O Município de Campina Grande foi destaque nacional mais uma vez pelo seu trabalho de imunização da população. A Busca Ativa Vacinal (BAV), desenvolvida na cidade, foi apresentada na 25ª Jornada Nacional de Imunizações, evento que aconteceu entre os dias 20 e 23 de setembro em Florianópolis (Santa Catarina).
A experiência de Campina Grande foi apresentada na mesa sobre Estratégias de Vacinação, junto com experiências desenvolvidas em Guiné Bissau, nas fronteiras brasileiras, entre outras do próprio Ministério da Saúde. O Município paraibano é um dos cinco no Brasil a participar da BAV, uma estratégia desenvolvida com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), para levar proteção a crianças.
“Todos ficaram surpresos com as ações de Campina Grande e o nosso modelo vai servir de base para outros municípios”, comentou a coordenadora municipal de imunização, Samira Luna.
Busca Ativa Vacinal
A BAV é um dos pré-requisitos do Selo UNICEF. A Busca Ativa Vacinal aumentou a cobertura vacinal infantil em 85% na cidade, em 2022. No primeiro semestre do ano passado foram aplicadas 25.725 doses de vacinas de rotina. No segundo semestre, quando as ações foram desenvolvidas, foram aplicadas 47.820 doses. Entre julho e dezembro de 2022, a BAV foi realizada em 11 CRAS, 23 escolas e 42 creches.
Campanha de Multivacinação
A partir do próximo sábado, 30, a Secretaria de Saúde de Campina Grande tem um novo desafio que é o de promover a Campanha de Multivacinação. “Teremos 15 dias de campanha em todo o país e o desafio é atualizar a caderneta vacinal de todas as crianças e os adolescentes. Convocamos os pais e responsáveis para buscarem a imunização dos seus filhos neste período”, destacou Samira.
Prêmio Nacional
Em julho deste ano, o trabalho de vacinação de Campina Grande foi eleito como a melhor experiência de imunização da Paraíba na Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS. A premiação aconteceu durante o XXXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), em Goiás.
Campina Grande também passou a fazer parte, no mês passado, das ações de Microplanejamento das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ), do Ministério da Saúde.
O Programa Municipal de Imunização tem vários eixos de estruturação para atingir os objetivos da vacinação, como a capacitação dos profissionais, Agentes Comunitários de Saúde, a comunicação sobre o processo de imunização e a qualificação da estrutura da rede.
O trabalho compreende várias ações desenvolvidas pelo Município como a Busca Ativa Vacinal, “O Carro da Vacina”, a imunização em domicílio, a vacinação nas creches, escolas, parques e outras ações. Este ano também foram adquiridas 30 câmaras frias para as salas de vacina da cidade.