O maior projeto de saúde voltado à população de Cabedelo já alcançou a marca de cerca de 5 mil atendimentos em três dias de realização.
O “Saúde é pra você, Cabedelo!” começou nessa terça-feira (19) e segue até o dia 29 de setembro, no Ginásio de Camalaú, com a oferta, de forma gratuita, de consultas médicas especializadas e serviços multiprofissionais.
A ação conta com a realização de exames laboratoriais, eletrocardiograma e ultrassonografias, com o objetivo de facilitar o acesso da população a vários tipos de atendimento de forma mais célere e zerar a fila de espera por esses procedimentos na cidade.
O mutirão está ocorrendo no Ginásio Poliesportivo Edmilson do Nascimento Trigueiro (Missinho), em Camalaú, das 08h às 17h, e tem uma estrutura preparada para oferecer cerca de 2 mil atendimentos por dia.
Dentre os atendimentos mais procurados, estão as consultas e procedimentos em Cardiologia, Neurologia, Angiologia, Psicologia, Proctologia, Cirurgia Geral, Reumatologia e Ortopedia.
Exames e especialidades disponíveis – Durante o mutirão, serão disponibilizados os seguintes serviços: Clínica Geral, Hepatologia, Endocrinologia, Dermatologia, Neurologia, Mastologista, Cardiologia, Psicologia, Otorrinolaringologia, Nutricionistas, Pneumologia, Assistente Social, Psiquiatria, Vacinas de adultos e crianças, Ortopedia, Fisioterapia, Oftalmologia, Acupunturista, Reumatologia, Testagem de COVID, Gastroenterologia, Testagem de HIV, Sífilis e Hepatites, Ginecologia, Ultrassonografia com Doppler, Ultrassonografia geral, Atendimento Odontológico e Exames laboratoriais.
A secretária de Saúde de Cabedelo, Irani Soares, reforçou a importância do mutirão e esclareceu sobre o procedimento no atendimento das demandas espontâneas.
“Esse já é o melhor projeto de saúde realizado na cidade e isso é inédito na nossa história. Todos que têm procurado os serviços oferecidos têm recebido atendimento de qualidade e de forma eficiente. Com isso vamos diminuindo a demanda reprimida que temos em algumas especialidades, com a meta de zerar essa fila. Trabalhamos nos últimos meses focados em receber a população que necessita de assistência. É importante lembrar que, no sábado (23), o projeto também funcionará, será das 8h às 12h, e terá o apoio de voluntários do Sindicato dos Médicos e da Associação dos Estudantes de Medicina, assim como durante todo o período do mutirão, quando contamos com a parceria da Faculdade de Ciências Médicas. É possível agendar a consulta da demanda espontânea e, se o profissional tiver disponível, o usuário já sai com a consulta e os exames realizados no mesmo dia. Assim como também temos as consultas no clínico geral, que podem fazer o encaminhamento para o especialista no mesmo dia”, explicou.