A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente de Cabedelo (Semam), promoveu, na manhã desta quinta-feira (21), uma ação de educação ambiental alusiva ao Dia da Árvore – 21 de setembro.
No Brasil, essa data foi escolhida por estar próxima ao início da primavera e tem por objetivo principal a conscientização de todos os membros da sociedade a respeito da importância das árvores para o meio ambiente e para os seres humanos.
Em Cabedelo, o dia foi lembrado com uma ação no bairro de Intermares, onde um pit stop foi realizado na avenida Oceano Atlântico, com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da proteção ao meio ambiente terrestre e aquático em ações de sustentabilidade e responsabilidade social.
“Essas árvores proporcionam conforto criando microclimas locais e também trazem o conforto visual, e ainda conseguem abafar a dissipação da poluição, trazendo mais qualidade de vida para as pessoas nos ambientes urbanos. Por isso é importante cultivar e preservar as árvores tanto nas áreas públicas – a exemplo de praças, ruas e áreas verdes – como também nos interiores das residências, edifícios e condomínios”, destacou o secretário de Meio Ambiente de Cabedelo, Francisco Urtiga
Em Intermares, a ação contou com uma panfletagem sobre a coleta seletiva e a distribuição de lixocar do projeto Pescadores de Plástico, em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), além da distribuição de materiais informativos da campanha “Aqui é Cabedelo”, em parceria com a Secretaria de Turismo (Setur).
Para fomentar a arborização no meio urbano, foram doadas mais de 300 mudas de árvores nativas e ornamentais. Dentre elas as espécies Abacaxi Roxo, Alfavação, Angelim, Benedita, Cóleos, Coração Magoado, Dionela, Dracema, Espada, Lambari, Mamão, Pau Brasil, Palmeiras Real, Peperônia, Perpétua do Brasil, Pimenta, Planta Cesta, Plusia Rosa, Trombeta de anjo, Violeta Chinesa, Ypê e Ypê de Jardim.