Nos acompanhe

Paraíba

João Pessoa comemora 50 anos do PNI e destaca a importância para o enfrentamento de várias doenças

Publicado

em

As ações de vacinação têm mostrado ser o meio mais efetivo e eficiente para o controle, erradicação e até a eliminação de doenças que assombravam a sociedade por séculos, antes do surgimento das vacinas. Nesta segunda-feira (18), o Programa Nacional de Imunização (PNI) completa 50 anos de criação, após uma determinação do Ministério da Saúde com base na experiência da vacinação contra a varíola na década de 60. A doença foi erradicada graças a imunização realizada em massa da população.

Foi diante desse cenário que a vacinação começou a ser incentivada e ampliada no Brasil por meio do incentivo e propostas do PNI, que resultou principalmente na eliminação de outras cinco doenças: poliomielite, síndrome da rubéola congênita, rubéola, tétano materno e tétano neonatal.

“No que diz respeito à prevenção, muito do que temos hoje é resultado do que foi construído e consolidado no passado, graças ao Programa Nacional de Imunização, que é referência no Brasil e no mundo. Os desafios de hoje estão associados ao alcance e dinâmica das desinformações, provocadas pelas fake news”, afirmou Fernando Virgolino, enfermeiro e chefe da Seção de Imunização de João Pessoa.

“Trabalhamos também para minimizar os ruídos impactados por um movimento antivacina que infelizmente pode prejudicar o trabalho assistencial e os chamamentos e convocações. Portanto, esse trabalho coletivo, de busca ativa e de divulgação tem auxiliado de forma exitosa para a ampla cobertura vacinal em João Pessoa”, completou o coordenador.

Um dos grandes destaques do Programa, além de ser caracterizada pela inclusão social, na medida em que assiste indiscriminadamente a toda população, em todos os recantos do País, sem distinção de qualquer natureza, foi a implementação e a instituição dos ‘Dias Nacionais da Vacinação’ como parte da estratégia para erradicar a poliomielite no Brasil, atrelado também com um amplo plano de comunicação, a criação do Zé Gotinha, apoio de diversas personalidades políticas e artísticas, auxiliando no avanço das coberturas vacinais.

“É importante lembrar e destacar que tudo isso é possível por conta de um sistema organizado, onde se trabalha por grupos, divisão por faixa etária, e tendo como documento oficial a caderneta ou cartão de vacinação, do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou Fernando Virgolino.

Em João Pessoa – Para garantir o cuidado de forma humanizada à população, a Prefeitura de João Pessoa conta com 203 equipes de saúde da família distribuídas em 92 unidades de saúde da família (USFs), que atuam como porta de entrada para os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), atuando com os programas estratégicos de Atenção Básica nos territórios com promoção e prevenção.

As vacinas também são ofertadas nas policlínicas municipais, no Centro Municipal de Imunização e nos dois pontos fixos, criados estrategicamente para atender a população em horário estendido, até às 21h, no Shopping Sul, nos Bancários, e no Home Center Ferreira Costa, às margens da BR-230,

Dados – Sobre a vacinação na Capital, em 2022 para abastecer o Central de Imunobiológico, que é quem gerencia, administra e distribui os imunizantes para todas as vacinas da rede municipal de saúde, a Prefeitura de João Pessoa recebeu da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e do Ministério da Saúde (MS) 2.097.430 doses dos diversos imunizantes que fazem parte do Programa Nacional de Imunização, que integram a prevenção de rotina, além das vacinas de campanhas, que protegem contra Influenza e Covid-19.

Em 2023, esses dados já totalizam o montante de 1.272.243 doses dos imunizantes. “Todas essas doses de vacinas que recebemos são destinadas à assistência preventiva da população, seja em bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos. Temos o cuidado de cuidar do controle, dos prazos, da temperatura, do gerenciamento, do transporte, da capacitação dos profissionais que estão nas salas de vacina e demais encaminhamentos de forma que mantenha a qualidade do serviço que é ofertado a cada usuário. É uma dedicação e compromisso que levamos a sério”, completou o coordenador da Central de Imunobiológico.

Saiba quais vacinas fazem parte do calendário nacional:

– BCG (Bacilo Calmette-Guerin) – previne as formas graves de tuberculose, principalmente miliar e meníngea;
– Hepatite B;
– Hepatite A;
– Pentavalente – previne difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite e infecções por HiB;
– Vacina Inativada Poliomielite (VIP) – previne poliomielite ou paralisia infantil;
– Vacina Oral Poliomielite (VOP) – previne poliomielite ou paralisia infantil;
– Pneumocócica 10 Valente – previne pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo Pneumococo;
– dTpa (Tríplice bacteriana acelular do tipo adulto) – previne difteria, tétano e coqueluche;
– DTP (Difteria, tétano e coqueluche)
– Rotavírus – previne diarreia por rotavírus;
– Meningocócica C – previne as meningites do soro tipo C;
– Febre Amarela (dose única) – previne a febre amarela;
– Tríplice viral – previne sarampo, caxumba e rubéola;
– Pneumocócica 23 Valente – previne pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo Pneumococo;
– Influenza – previne contra a gripe e suas complicações;
– Varicela atenuada – previne varicela/catapora;
– HPV – previne o papiloma, vírus humano que causa câncer e verrugas genitais;
– Dupla Adulto – previne difteria e tétano.
– Covid-19 – para crianças, adolescentes e adultos.

Continue Lendo

Paraíba

MP pede arquivamento de investigação contra Gusttavo Lima e casal de paraibanos no caso das Bets

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério Público de Pernambuco solicitou, nesta segunda-feira (25), o arquivamento da investigação contra o cantor Gusttavo Lima no âmbito da Operação Integration, que apura suposta lavagem de dinheiro por meio de jogos ilegais. A manifestação acontece em meio a atritos dos promotores com a juíza responsável pelo caso.

Os cinco promotores responsáveis pelo caso afirmam, em parecer, que não há provas de práticas de crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa pelo cantor e pelo casal José André da Rocha Neto —dono da empresa VaideBet— e Aislla Rocha.

A Promotoria aponta “a inexistência de elementos que demonstrem que os valores das operações suspeitas indicadas são provenientes de infração penal”. A manifestação acontece após o término do prazo determinado pela juíza Andréa Calado da Cruz, da primeira instância do Tribunal de Justiça de Pernambuco, para o Ministério Público decidir se denunciaria ou não parte dos investigados.

Gusttavo Lima foi indiciado por supostas lavagem de dinheiro e organização criminosa pela Polícia Civil. A polícia diz que o cantor comercializou, por meio de uma empresa sua, um avião para a Esportes da Sorte, que posteriormente foi devolvido sob a justificativa de um defeito na turbina. A mesma aeronave foi vendida depois aos proprietários da VaideBet.

“A realização desses negócios, todos documentados e com as respectivas movimentações bancárias registradas, a toda evidência, não demonstram a prática de crimes de lavagem de dinheiro pelo investigado Nivaldo Batista Lima [nome do cantor]”, diz o parecer.

Ainda sobre o cantor, os promotores dizem que o pedido de arquivamento acontece “ante a ausência de elementos que demonstrem: ocultação ou dissimulação de valores e/ou bens; o dolo, consistente no prévio conhecimento de que os valores pagos pelo investigado Darwin Henrique da Silva Filho [CEO da Esportes da Sorte] para aquisição da aeronave eram provenientes da infração penal; e o especial fim de agir, qual seja, o propósito de ocultar ou dissimular a utilização dos ativos”.

O Ministério Público diz que o pedido de arquivamento também acontece “em razão da absoluta inexistência de correlação dessas movimentações com o investigado Darwin Henrique da Silva Filho , possível contraventor do jogo do bicho, e suas empresas”. O parecer também cita a legalização de apostas esportivas online e diz que os supostos crimes que têm os jogos promovidos pela Esportes da Sorte como antecedentes devem ser arquivados “por falta de justa causa”.

Os promotores também reafirmaram a posição de envio da parte da investigação sobre o casal Rocha e Gusttavo Lima para o Ministério Público da Paraíba, conforme a Promotoria já tinha sugerido em duas ocasiões anteriores. O pleito não foi acatado pela juíza Andréa Calado da Cruz.

Clique aqui e confira a íntegra da matéria com fotos na Folha.

 

Continue Lendo

Paraíba

Construção de novas creches e aquisição de ônibus escolares em Cabedelo são pleiteadas no FNDE, em Brasília

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito eleito de Cabedelo, André Coutinho (Avante), viajou à Brasília nesta segunda-feira (25/11) para pleitear ações e buscar investimentos à área da Educação da cidade portuária.

Por meio de articulação com o deputado federal Mersinho Lucena, participaram de reunião no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com o objetivo de viabilizar a construção da creche no bairro de Camboinha, além de uma escola de tempo integral no bairro de Camalaú, repasse para finalizar a construção da Creche Padrão Sthephane Palhano, e aquisição de novos ônibus escolares.

“Comprometido em continuar a transformação na nossa cidade, estarei lutando em busca de realizar os sonhos dos cabedelenses, levando sempre o nome de nossa cidade à Capital Federal, para ampliar as melhorias futuras”, destacou André em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Parente de vítima se revolta e oferece recompensa de US$ 1000 para quem localizar pediatra foragido

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O caso pediatra Fernando Cunha Lima, apontado como responsável por diversos abusos sexuais em consultório contra crianças que eram suas próprias pacientes e que está foragido há 20 (vinte) dias, ganhou um novo capítulo nesta semana.

A revolta do parente de uma das vítimas contra a impunidade ainda registrada junto ao maníaco sexual fez com que ele anunciasse o pagamento de uma recompensa  no valor de US$ 1.000,00 (mil dólares) para quem localizar o pediatra foragido.

O anúncio foi feito pelas redes sociais oficiais do professor universitário Felipe Pontes, um dos primeiros a tornar pública a identidade do pediatra abusador de menores.

Fernando Cunha Lima não pode passar o final do ano como se fosse um cidadão de bem. Ele precisa estar enjaulado, como o animal perigoso e desprovido de respeito que ele é!“, disse Felipe Pontes.

Segundo Felipe, o pagamento da recompensa deve ser um prêmio para uma ação eficaz que, realmente, colabore para a prisão do pediatra e, portanto, algumas regras precisam ser seguidas pela pessoa interessada, conforme mostra a lista a seguir:

“1) Identifique onde o criminoso está escondido.
2) Leve a polícia até o local e registre uma foto dele algemado dentro da viatura policial.
3) A recompensa será paga via PIX, convertida para R$ com base na cotação do dólar no dia da prisão, após a chegada do criminoso à delegacia.

Para garantir o pagamento
– Avise com antecedência para qual delegacia ele será encaminhado.
– Envie uma foto adicional comprovando a chegada dele na delegacia.
– Certifique-se de acompanhar até a delegacia para evitar fugas. Não confie em ninguém. Ele é ardiloso.
– O pagamento será feito somente após a confirmação prisão pela polícia.
– Recompensa válida para a primeira pessoa que conseguir cumprir com todos os requisitos e me informar aqui no Instagram por mensagem

Clique aqui e leia mais sobre o caso.

Confira postagem:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Felipe Pontes (@felipepontespb)

Continue Lendo